Olá a todos.
Hoje vou continuar a explicar a construção do Ferrari 126C2, servindo-me para o efeito das poucas fotografias que tirei na altura da construção deste modelo.
Já se passou mais de um ano desde que iniciei esta montagem, na altura estava tudo a correr conforme o previsto até que um dia tive um imprevisto que me fez parar a montagem até aos dias de hoje, mas isso vou contar mais tarde.
Mais ou menos por volta de Maio do ano passado já tinha este modelo praticamente terminado, faltava muito pouco.
Uma das coisas que me surpreenderam na altura foi a rapidez com que estava a conseguir levar este projecto a bom porto, sem nenhum tipo de dificuldades.
Este kit está muito bem moldado e por isso mesmo torna-se muito fácil de trabalhar não nos consumindo muitas horas na sempre chata fase da remoção de defeitos.
Por isso foi com bastante agrado e rapidez que estava a conseguir fazer este modelo, e na altura, já numa fase bastante adiantada da montagem é que me lembrei de tirar fotografias daquilo que ia fazendo, para colocar em fóruns da especialidade e mais tarde também aqui, quando me surgiu a ideia de fazer um blogue sobre modelismo.
Na altura as coisas estavam mais ou menos assim:
A monocoque
Já tinha a monocoque colada no chassis com a sempre fiel "Super Cola 3" já que esta colagem, juntamente com a montagem do motor também no chassis era uma das mais importantes de todo o kit devido á sua grande importância para todo o resultado final, tanto a nível de alinhamento como de rigidez.
A monocoque foi ela também muito bem colada e terminada depois de ter montado na mesma os braços superiores da suspensão dianteira e os tirantes da direcção.
Na altura foi também montado o painel de instrumentos que tinha sido previamente pintado com "Semi-Gloss Black" ou preto semi-brilho e depois de secar muito bem foi o mesmo detalhado com os decalques dos mostradores e também com uns pequenos retoques com tinta na zona dos interruptores e das luzes avisadoras.
Depois desse trabalho concluído, os decalques dos mostradores receberam uma camada de verniz enamel brilhante, aplicado a pincel para assim conseguir simular os vidros que cobrem os mesmos.
Gostei muito do resultado final, depois disso chegou a vez de colar o volante no seu lugar, uma tarefa muito fácil.
O volante tinha sido pintado de preto mate no aro exterior e depois disso o centro foi detalhado com preto semi brilho e também com um decalque com o símbolo da marca Italiana.
As Jantes
As jantes foram das peças que me deram mais prazer montar, tanto pela sua beleza, visto possuírem várias cores como também pelo resultado final que consegui alcançar, muito realista na minha opinião.
Depois de terem sido preparadas e terem recebido a sempre habitual camada de primário, foram pintadas na sua totalidade com "Bare Metal Silver" em spray da Tamiya, esta cor é um misto entre alumínio polido e cromado.
Como esta tinta demora cerca de duas semanas a secar, e para evitar danificar uma pintura tão bonita por causa das pressas, fui na altura continuando a fazer mais pequenas montagens que mostrarei futuramente.
Duas semanas depois, chegou a altura de detalhar as mesmas, comecei por pintar as porcas centrais de aperto com X-10 "Gun Metal", em tinta acrílica da Tamiya aplicada a pincel.
Depois disso foi a vez dos raios serem pintados com dourado X-12 também da mesma marca Japonesa.
O principal cuidado que tive na altura foi o de evitar que a tinta dourada não escorresse para o resto da jante nem para as porcas, e como podem ver o resultado final ficou muito bom mesmo.
Depois de tudo muito bem seco e inspeccionado para ver se existiriam eventuais erros na pintura foi a vez de detalhar tudo muito bem com as sempre úteis técnicas do "pincel seco" e também dos "washes".
Estas técnicas têm a vantagem de dar profundidade e contraste às peças que têm saliências e rebaixos.
Os ailerons
Os dois conjuntos das asas, dianteira e traseira não apresentaram dificuldades de maior, o conjunto traseiro é composto por três elementos, a asa própriamente dita e as duas laterais, aquilo que fiz foi colar estas três peças logo após terem sido corrigidas das suas imperfeições e antes de efectuar a pintura.
Depois foi só pintar com o já referido TS-30 e como a peça era toda ela da mesma cor foi colocada a secar durante as mesmas duas semanas das jantes, no fim de seca, estava completa, faltava só colocar os decalques.
Já o aileron dianteiro foi um bocadinho mais trabalhoso pois a peça, após ter sido pintada também com prateado e de secar muito, mas mesmo muito bem tinha que ser mascarada com fita para se conseguir pintar os seu topos laterais de preto semi-brilho.
Esta operação torna-se complexa porque temos que ter sempre em atenção que a tinta pode escorrer para debaixo da fita se a mesma não ficar bem aplicada e isolada.
Com a fita colocada foi só pintar com tinta enamel da Humbrol e depois de me certificar que a tinta já estava a secar mas ainda não estava mesmo seca, ou seja mais ou menos 8 horas depois, tinha que muito simplesmente retirar a mesma com o maior cuidado possível, sempre muito devagar e fazendo um ângulo de sensivelmente 45º com as arestas que tinham sido pintadas.
Esta operação serve acima de tudo para se conseguir retirar a fita sem que a mesma traga bocados de pintura agarrados que, no caso de acontecer arruinaria definitivamente um trabalho tão minucioso e tão cuidado.
No fim, o resultado compensou, fiquei com umas linhas muito bem delineadas e sem nenhum escorrido.
Por hoje é tudo, espero que esteja a gostar desta montagem, só é pena a mesma já ir bastante adiantada.
As únicas imagens que tenho do começo do trabalho são os conteúdos da caixa do Kit que vou mostrar brevemente.
Um grande abraço e um bom fim de semana para todos.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment