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Wednesday, January 6, 2010
Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (31)
Olá a todos!
Vamos acabar o Ferrari?
Já falta muito pouco, no ultimo post, falei do detalhamento do veículo, e, expliquei na altura que tinha deixado trabalho por fazer na zona frontal do kit.
Após detalhar toda a zona traseira, com principal incidência no motor, deixei bastante claro que o próximo passo seria a ligação de todos os principais sensores ao tablier, ou ao painel de controlo, assim foi, deixei ficar várias pontas de fios, todas elas soltas que no fim de contas e, depois de muita investigação teriam que ser ligadas à consola do Piloto.
O painel de instrumentos do CK tinha três mostradores, ao centro tínhamos o conta rotações, do lado direito um manómetro duplo que mostrava num só aparelho duas informações bastante distintas, a pressão de óleo e a temperatura da água e do lado esquerdo, uma novidade, algo completamente novo na F1, a pressão do turbo, medida em Bar´s.
Isto queria dizer que os Pilotos tinham que observar sempre esta pressão quer quisessem acelerar ou reduzir, tudo isto por causa de outra novidade da altura, o chamado "Turbo Lag", isto queria dizer que a tecnologia turbo ainda dava os seus primeiros passos, os turbos não reagiam logo, como deveria estar previsto, havia um atraso bastante longo desde que se premia o acelerador até obterem a resposta certa, demorava tempo, daí o manómetro de pressão.
Como se pode observar nas imagens acima, completei todas as ligações que eram necessárias, todos os manómetros e mostradores foram correctamente ligados aos pontos de origem, o conta-rotações foi ligado ao motor, e todos os outros sensores também seguiram a mesma ordem.
Na altura, e como prática comum, o cabo do acelerador era sempre de cor verde, e em poucos casos poderia ser também vermelho, por isso podem ver que neste caso, no Ferrari 126CK, até coloquei um cabo de acelerador, verde, que se estende desde o pedal do piloto até à bomba de injecção.
Todo este trabalho teve como fonte as muitas fotografias de referência da altura, perdi montes de tempo a pesquisar, à procura, contei também com a ajuda de muitos amigos, principalmente do Fórum Automodelista.
Este pessoal é e continuará a ser do melhor no que toca ao ajudar qualquer modelista incauto ou desprevenido e, no meu caso contei com a colaboração de montes de amigos que me facultaram centenas de fotografias de referência deste modelo, muitas delas têm sido publicadas aqui no blogue, todas as vezes que escrevo um artigo utilizo estas imagens, por isso, a todos aqueles que me ajudaram, e talvez possa pecar por tardia cá vai: UM GRANDE OBRIGADO PELA VOSSA AJUDA!!
Depois de ter feito toda a instalação no carro só faltavam dois ou três pequenos detalhes, tive que colar no cockpit dois acessórios, a manete do selector de velocidades e também o repartidor da travagem, este último tinha que ser também ele detalhado com um pouco de fio para simular o cabo de aço que ligava as várias bombas de travagem, as frontais e logo depois, também as traseiras.
Para concluir, foi só colar no lugar uma peça que simula a chapa de protecção do piloto, e também o extintor de incêndios do cockpit, foi bastante fácil, por isso, este passo está acabado, agora, no próximo temos a melhor parte: acabar o carro!
Já perceberam, né? O Ferrari já está acabado, agora faltam pequenos detalhes, muito pouca coisa, continuem a seguir, prometo-vos que o resultado final será espectacular!
Um grande abraço
Pedro Costa
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