Sunday, January 24, 2010

Modelismo - Ferrari 126C2 Fujimi 1/20 (1)


Olá a todos.

Como deixei prometido à uns posts atrás, por altura da finalização do Ferrari 126CK, e como muitos se devem recordar, disse que o meu próximo objectivo era terminar o Ferrari 126C2.

Quando iniciei este blogue estava na altura a construir este modelo e, foi ele mesmo a principal razão para o surgimento do "Mania dos Carrinhos", estava a gostar tanto de montar este modelo e também dos resultados que estava a obter que resolvi fazer um blogue para compartilhar com todos na Internet esta paixão, a de montar kits de modelismo.

Como na altura a construção já ia um pouco avançada não tenho fotografias dos passos anteriores por isso temos que começar por aqui, por meio da construção e por isso, peço-vos desde já desculpa.

Este modelo foi iniciado em Dezembro de 2008, já fez um ano, portanto, esteve parado durante este tempo todo devido a um azar que tive com o mesmo já na fase final da construção e que irei contar mais tarde, não foi nada de mais mas tive que esperar uns meses até poder voltar a pegar nesta maravilha.



Nas imagens de hoje mostro-vos, como disse anteriormente, o estado em que estava a construção do kit aquando da inauguração do blogue e a partir de hoje este vai ser o próximo modelo a ser acabado, apesar de já ter começado outro (surpresa!).

Voltar a postar aqui estas imagens faz-me recuar quase um ano e por isso é como se a "Mania" tivesse começado hoje mesmo, vou continuar aquilo que deixei por fazer faz agora quase um ano.



Este é um modelo muito completo, seguindo a boa tendência a que a Fujimi nos habituou nos últimos tempos, principalmente nestes modelos de Fórmula 1, uma verdadeira maravilha da engenharia modelística, com muitas peças (são 149 peças no total ), todas elas muito bem moldadas, com muitos poucos defeitos de construção.

Para aqueles que acompanharam a montagem do modelo anterior, o Ferrari 126CK, as fases de limpeza de irregularidades foram muito mais fáceis de efectuar neste kit, achei-o muito melhor moldado no geral que o seu sucessor de lançamento, parece estranho mas é verdade, este modelo deu muito menos trabalho.



Depois das habituais limpezas e reparação de pequenas irregularidades foi a vez de dar o primário, como sempre faço tive que lavar muito bem todas as peças com detergente para a loiça para retirar toda a sujidade e também a gordura que as nossas mãos deixam nas peças.

Depois de deixar secar as peças, apliquei o primário e procedi como é habitual, deixei secar muito bem, depois verifiquei se havia defeitos nas peças que me pudessem ter escapado e como tudo estava bem passei à fase seguinte, a pintura.



Como ainda não tinha as peças que compõem a carroceria preparadas, limitei-me a pintar todas as pequenas peças que fazem parte do conjunto mecânico e também do chassis, a saber: motor, caixa de velocidades, monocoque, o fundo do carro, os componentes das suspensões dianteiras e traseiras, os conjuntos de travagem e todo um grande conjunto de componentes periféricos que fazem parte da parte mecânica.



Quando tudo ficou bem seco, cerca de duas semanas depois, dei os efeitos de profundidade, ou seja, os "washes" e o "pincel seco", tudo isto são técnicas que foram explicadas durante a construção do último modelo, enfim, deveriam ter sido neste mas não...

Após todo este trabalho bastante gratificante foi a vez de colar algumas das peças e, são elas mesmo, essa montagem que mostro hoje, temos a monocoque e o motor já colados no fundo do C2, os intercoolers, e também mais algumas peças da parte eléctrica , bobine, distribuidor, etc.

Nos próximos capítulos vou tentar explicar mais alguns passos, recorrendo ás poucas fotografias que disponho, mas penso que todos vão entender, por isso já sabem, se tiverem quaisquer tipo de dúvidas não hesitem, escrevam-me ou comentem à vontade.

Mais uma vez peço desculpa por este modelo não poder ser todo ele explicado desde o seu inicio.


Um grande abraço

Pedro Costa

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