Olá a todos.
Antes de me ausentar para umas merecidas férias não podia deixar de colocar aqui mais uma série de imagens com mais algumas peças já pintadas e também no caso de outras já com um certo avanço no detalhamento final pois talvez não tenha hipótese de o fazer nos próximos dias, vou-me ausentar durante uma semana para passear um pouco e apesar do local onde vou ficar alojado ter acesso à Internet não sei se no final de cada dia poderei actualizar mais alguma coisa, depois logo verei.
Hoje tenho para mostrar talvez o último "pack" de fotografias desta fase, em breve começarei outra série onde vou explicar todos os passos necessários para conseguir aproximar simples peças pintadas em algo bastante real à vista.
Vamos ao que interessa:
Os amortecedores traseiros:
À semelhança dos braços de suspensão dianteira também este conjunto formado pelos amortecedores e tirantes de ligação me pareceu logo de inicio muito frágil, basta olharmos para a zona onde a barra faz a sua ligação ao conjunto do amortecedor, nesta zona o plástico tinha cerca de 1,2mm e tive que ter muito cuidado para não danificar ou partir a peça durante a sua fase de limpeza, felizmente estas peças estavam quase perfeitas pelo que me limitei a limpar e rectificar as juntas que ficaram quando a peça foi moldada, seguidamente as peças levaram com o sempre útil primário cinzento e depois de mais uma inspecção foram pintadas com preto semi-brilhante da Motip.
Neste momento encontro-me a detalhar estas peças tendo começado por pintar as molas de azul, mais tarde ainda terei que pintar o resto do amortecedor de prateado e a zona de ligação ao tirante de dourado, quando estas operações estiverem concluídas passarei então ao envelhecimento, primeiro com a técnica do pincel seco e finalmente irei terminar com um "wash" muito diluído, mas isso vou mostrar mais tarde.
A luz traseira:
Nada de maior a assinalar, esta peça de formato quadrado estava toda ela muito perfeita, a única operação necessária foi a limpeza da ligação à árvore e, depois do primário a peça foi pintada com o preto fosco da Motip.
Agora que o preto já secou foi só pintar a zona do reflector de prateado para simular o fundo do farol e depois colorir a mesma zona de vermelho translúcido, transparente, desta forma consegue-se simular muito bem as duas zonas distintas de uma luz traseira, com o prateado em primeiro lugar e o vermelho em seguida obtém-se assim uma sensação de profundidade muito boa.
Os parafusos de aperto das rodas:
Os kits tamiya desta época traziam quase sempre estes parafusos para se fazer o aperto das rodas, não é igual ao sistema utilizado no veículo original mas dá para disfarçar muito bem, isto se nós quisermos deixar o carro com as rodas montadas porque se escolhermos a opção contrária aí a coisa já muda de figura e provavelmente é preferível pensarmos numa forma diferente de representarmos esta zona a descoberto.
Como a minha opção é a de fazer o carro com as rodas no lugar decidi utilizar estes parafusos, os quais têm que ser pintados na zona que simula as porcas de aperto de duas cores distintas, vermelho metalizado para as porcas do lado esquerdo, sejam elas frontais ou traseiras e azul metalizado para as porcas direitas, era desta forma que os mecânicos da Tyrrell distinguiam a qual roda pertencia cada porca, este sistema foi utilizado com muito sucesso em muitas categorias do desporto automóvel, desde os Rallies até aos Turismos.
Estas peças foram as primeiras deste kit que não receberam primário, se o fizesse iria aumentar o tamanho do topo do parafuso e mais tarde iria ser quase impossível de apertá-lo no cubo da roda com a pequena chave de caixa que a Tamiya forneceu juntamente com o modelo.
Assim estas peças foram simplesmente pintadas com as cores que nos eram pedidas no manual e para o efeito utilizei só um pincel com pouca tinta, mais tarde conto ainda dar um pouco de efeito de desgaste para imitar o uso repetido destas peças, com muitas montagens e desmontagens de pneus.
O banco:
Por incrível que parece esqueci-me de colocar esta fotografia no artigo que escrevi à uns dias sobre os componentes do cockpit, nem mostrei as fotos nem falei sobre ele, mas hoje ao dar uma vista de olhos por todas as fotografias reparei que me tinha esquecido e por isso esta peça é colocada hoje aqui, fora do seu contexto mas não faz mal, mais vale tarde do que nunca.
Como devem estar recordados à uns tempos atrás, ainda durante a fase de preparação das peças escrevi um artigo inteiro sobre o banco do Tyrrell, a principal razão era o facto da Tamiya ter decidido moldar os cintos em conjunto com esta peça, ora para quem se lembra o resultado final dessa ideia era muito pouco realista e dava ao modelo um aspecto de brinquedo se o modelista resolvesse optar por essa aproximação.
Depois de muito estudar as várias hipóteses decidi limpar todas as marcas dos cintos e respectivas fivelas, para isso utilizei uma "Dremel" com um disco de rebarbar e com muito cuidado fui desgastando o plástico dos cintos até o mesmo estar praticamente à face com o banco, claro que em alguns pontos passei um pouco do desejado e criei umas covas na peça, assim, a única hipótese que tinha para corrigir este estrago era betumar toda a zona e depois lixar tudo muito bem com lixa de água #1000.
Na altura abri também os orifícios para a passagem dos cintos visto a peça original só trazer uma pequena amostra dos furos, pois limitava-se a uma pequena depressão no plástico na zona onde deveriam estar estas passagens.
Foram cerca de dois dias a fazer esta operação, sempre com muito cuidado para evitar remover betume em excesso, quando achei que tudo estava bem ou quase bem lavei muito bem a peça e depois de bem seca apliquei duas camadas de primário cinzento.
Com o primário seco voltei a fazer mais uma inspecção e descobri alguns erros, nada que um pouco de lixa com água não resolvesse, depois dos defeitos corrigidos voltei a dar mais uma camada de primário, desta vez para cobrir as zonas que tinham ficado sem o mesmo devido à acção da lixa e depois pintei todo o banco de preto mate utilizando para isso o spray da Tamiya com a referência TS6.
Em breve conto detalhar ao máximo este conjunto e para o efeito vou utilizar um "set" de fotogravados e cintos da Studio27, já utilizei anteriormente este kit de cintos e estou muito contente com o resultado final.
Por hoje termina mais um artigo, agora vou uns dias de férias e quando voltar espero trazer muita vontade de continuar a fazer mais e melhor, vocês merecem.
Um grande abraço.
Pedro Costa
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