Wednesday, August 18, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (27)



Olá a todos.

Mais um dia, mais um post para mostrar o resultado das pinturas que efectuei em todas as peças do Tyrrell 020, sempre dividido por capítulos, todos eles relacionados com uma zona especifica do modelo, já mostrei anteriormente outros conjuntos e hoje é chegada a vez de uma das zonas mais importantes destes modelos de Fórmula 1, o motor.

Esta é por norma a zona que irá chamar mais a atenção quando o modelo estiver terminado, isto se o modelo ficar com a opção de abrir a carenagem traseira pois muitos modelistas preferem fazer os seus modelos como sendo "curbsides", sem detalhes interiores focando-se exclusivamente numa excelente pintura e acabamento.

Neste kit decidi detalhar ao máximo esta zona, assim todos os detalhes terão que ser muito bem tratados para se conseguir fazer um modelo que fique o mais próximo do original.

Vamos começar:


Os escapes:


Como já tinha mostrado anteriormente, cada colector de escape era formado por duas peças distintas que teriam que ser coladas para se obter todo o conjunto, na altura mostrei também que as zonas de união destas duas peças eram muito deficientes, não se conseguindo disfarçar a união entre as mesmas sem recorrer a algum betume e muita lixa, assim foi, preenchi as falhas com Super Cola 3 e depois lixei a união com lixa #600 até não se notar nenhum vestígio ou costura nesta área, depois limpei o restante, aquelas marcas de injecção que todas as peças traziam, desta vez com lisa mais fina, de grão 1000.




Os passos seguintes foram os habituais e que já foram falados aqui por mais que uma vez, lavagem e pintura com o primário, apesar das instruções nos dizerem para pintarmos estas peças com uma mistura de prateado X-11 com dourado X-12, a pintura destas peças foi efectuada com o spray Tamiya TS30 "Silver Leaf", neste momento os escapes estão como as fotos documentam mas no futuro irei tentar pela primeira vez fazer o efeito de descoloração provocado pelo calor dos mesmos e vou utilizar também pela primeira vez o novo kit de "weathering" que a Tamiya lançou, neste caso o "Set D" que é especialmente indicado para fazer este tipo de efeitos em modelos de automóveis e motos, existem também outros tipos que são mais adequados para o modelismo de tanques, blindados, aviões e navios, depois conto mostrar aqui o trabalho final e dar também uma opinião sobre este kit de detalhamento.


Alguns componentes do motor e caixa de velocidades:

Nas próximas imagens vamos poder ver alguns dos componentes que fazem parte do conjunto motor/caixa de velocidades, todas estas peças serão montadas na mesma altura e formarão no final toda a mecânica deste modelo.


Rampa de injecção:

Esta peça bastante simples é a rampa de injecção de combustível, não ofereceu dificuldades de maior, estava muito perfeita e só necessitou de uma limpeza muita rápida para eliminar alguns defeitos muito básicos, foi pintada com o "Semi Gloss Black" da Motip e, depois de seca pintei unicamente dois pontos, um em cada topo de prateado, no futuro ainda será ligeiramente escurecida com um "wash" muito ligeiro e é tudo.


Radiadores:

Mais um conjunto de peças que foram muito fáceis de trabalhar, neste caso bastou uma limpeza muito rápida com lixa e também colar uma pequena peça que simula o tanque de expansão de água no radiador direito, de resto tudo igual, primário e pintura com TS30 "Silver Leaf", entretanto já comecei a pintar os pequenos topos dos tubos de ligação com azul mate para conseguir imitar da melhor maneira os tubos de borracha que faziam a ligação entre os radiadores o restante circuito de arrefecimento, mais tarde estas peças receberão ainda umas tiras de "Bare Metal" prateado para imitar as abraçadeiras de aperto.

Para terminar falta também fazer um "wash" com um pouco de tinta escura diluída e assim ficará completamente pronta para a montagem final.



Veios de transmissão:


Outro par de peças bastante simples e que não ofereceu nenhuma dificuldade de maior na sua conclusão, bastou lixar muito bem as zonas de costura que corriam ao longo de todo o veio e depois do habitual primário foram também elas pintadas com TS30, entretanto já sofreram um ligeiro "upgrade" no qual pintei as ligações à caixa de velocidades de "Titanium Gold" com a referência X-31 da Tamiya e também as ligações aos cubos das rodas, estas foram pintadas com tinta enamel preto mate, com o numero de referência 33, desta vez da marca Francesa Heller.

À semelhança de quase todas as peças deste post também os veios de transmissão terão que ser ainda tratados com um "wash" muito leve para dar assim uma sensação de profundidade.



Centralina e radiador de óleo:


Nada a assinalar, pintura com preto semi-brilhante e detalhamento da centralina com as cores "Silver" e "Titanium Gold" da Tamiya, posteriormente a esta mesma irá ser totalmente detalhada com várias cablagens e ligações eléctricas.
No caso do pequeno radiador de óleo da caixa de velocidades, após uma pequena correcção das marcas de injecção e pintura com o primário bastou dar duas pequenas demão de preto semi brilhante, futuramente esta pequena peça ainda terá que sofrer um pequeno "wash" com prateado bastante diluído para se conseguir desta forma realçar as aletas de refrigeração.



Cornetas de admissão:

Se até agora tinha mostrado algumas peças que deram pouco ou praticamente nenhum trabalho estas duas são um exemplo de algo que não deu mesmo nada que fazer, limitei-me a cortá-las das árvores de suporte, limpar os pontos de ligação e pouco mais, ainda fiz uma série de inspecções visuais para ver se detectava algum defeito mas não, estas duas peças estavam tão perfeitas que passaram logo para a fase de primário e pintura, foram totalmente pintadas com TS30 "Silver Leaf" e agora aguardam por um ligeiro retoque nas zonas interiores das mesmas para conseguir o tão desejado efeito de profundidade, ainda continuo na dúvida se farei este passo porque no final quando tudo já estiver montado não se conseguirá ver o interior das admissões pois as mesmas irão ficar cobertas com a tomada de ar de admissão, mas é como digo, ainda estou na dúvida porque poderei também deixar a tomada de ar amovível de forma a se poder todo o sistema de admissão e combustível.



O conjunto motor / caixa de velocidades:


Deixei para o final do post o principal elemento de todo este conjunto de hoje, o motor e caixa de velocidades.

Quem tem acompanhado a montagem deste modelo sabe que este conjunto é composto por muitas peças, cerca de doze que preferi preparar e colar antes de fazer qualquer tipo de pinturas, na altura mostrei aqui todas as peças já prontas para a colagem e disse também que preferia fazer a montagem desta forma para evitar a grande acumulação de uniões que ficariam visíveis se por acaso tivesse feito da forma tradicional, ou seja pintar peça a peça e só depois colar.

Para isso estudei muito bem as instruções de montagem e reparei que este conjunto era praticamente todo pintado de preto semi-brilhante, a única excepção era a caixa de velocidades que seria num tom diferente, um cinza muito escuro para o qual seria necessária a mistura de várias cores.

Neste momento tanto o motor como a caixa de velocidades já se encontram pintados nas suas cores finais, aproveitei também para pintar o filtro de óleo que se encontra no cimo da caixa e também as bombas de água e óleo situadas em cada lado do bloco de prateado, por enquanto ainda só comecei, mais tarde irei mostrara todo o tipo de detalhes que este conjunto irá receber e podem crer que não será pouco mas até lá ainda vou ter que pesquisar nas muitas fotos de referência que possuo por todos os pormenores que farão deste motor uma verdadeira bomba quase real.




Vista geral de todos os componentes:

Aqui, em jeito de despedida deixo-vos uma fotografia conjunta de quase todos os componentes que falei hoje ao qual se junta também a entrada de ar para o motor, vejam só a quantidade peças que são necessárias só para fazer esta parte do Tyrrell.



Tenho a ligeira impressão que hoje me excedi um pouco, foi um artigo muito longo e provavelmente muitos de vós até podem ter ficado um pouco enfadados de tanta explicação e tanta peça, se assim foi, se acharam que os meus artigos e descrições têm sido demasiado longos ou cheios de termos técnicos, avisem-me!

Basta deixarem um comentário ou então enviarem-me um E-Mail.

Hoje ficamos por aqui, até à próxima.

Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

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