Sunday, August 15, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (25)


Olá a todos.


Ainda ontem publiquei as primeiras fotografias das peças do Tyrrell já completamente secas, comecei por mostrar as partes que compõem a carenagem e a monocoque, hoje volto de novo à carga com mais um conjunto de componentes, todos eles já estão secos e prontos para as fases seguintes, o detalhamento final ou noutros casos a pintura de pormenores mais pequenos que será sempre feita a pincel, sem recorrer a aerógrafos ou outros tipo de meios de pintura.

Vamos ao que interessa:

O fundo do carro.

Esta peça, por sinal bastante grande foi talvez aquela que me deu mais trabalho para preparar antes da pintura, vinha completamente empenada, tinha muitas marcas de injecção e de ejecção em todo o tipo de locais, quase todas em zonas que seriam visiveis no final da montagem.

Por isso tive que recorrer ao meu método de betumagem preferido, utilizei pequenas quantidades de Super-Cola 3 para preencher esses espaços e depois passei com lixa #600 para nivelar as superfícies, quando tudo ficou bem rectificado segui para a aplicação do primário cinza da Tamiya e uns dias depois pintei esta peça com três demãos de TS29 - "Semi Gloss Black", também em spray, o método de aplicação da tinta foi em tudo semelhante à pintura das carenagens, comecei com camadas leves e fui aumentando gradualmente a espessura das camadas tendo sempre o cuidado de deixar secar muito bem entre cada uma delas.

Note-se que as marcas de injecção que aparecem na terceira imagem não foram corrigidas pois as mesmas nunca ficarão visíveis depois de terminar o modelo, depois de estudar muito bem os encaixes finais resolvi poupar tempo neste passo pois não valia a pena estar a tapar algo que nunca ficaria visível no final...




As jantes.

Estas quatro peças não apresentaram nenhuma dificuldade de maior na sua preparação, limitei-me por isso a limpar unicamente as zonas de união às árvores e alguns detalhes muito básicos que provavelmente até passariam despercebidos, foram primeiramente pintadas com primário e depois receberam duas demão do mesmo TS29 com o qual pintei o fundo do carro, nada mais a acrescentar.



A suspensão dianteira / barra de direcção.

Estas foram talvez as peças mais frágeis com que tive de lidar, são basicamente tirantes muito finos que ainda se tornam mais estreitos na zona de união central. Todo o trabalho de preparação teve que ser feito com muito cuidado pois ao mínimo descuido ou distracção poderia partir estas peças tão finas, o trabalho seguiu a mesma ordem dos anteriores, limpeza de irregularidades, preenchimento de falhas, primário e no final pintura com o já habitual "Semi Gloss Black"

Os triângulos de suspensão dianteira, na parte superior da imagem encontram-se os braços superiores e em baixo os triângulos inferiores da suspensão.


Aqui temos a barra de torção frontal na parte superior e mais abaixo a barra de direcção.


Uma fotografia que nos mostra todo este conjunto que futuramente irá ser montado como se tratasse de uma só peça, não o fiz já porque estas peças terão que atravessar a monocoque de forma separada só podendo ser coladas no final.


Nesta última imagem pode-se já vislumbrar como ficarão os triângulos de suspensão no futuro quando já estiverem colados na sua posição final, só uma pequena nota para dizer que no meio da peça superior está uma zona que parece ter um defeito na pintura, não é verdade, é simplesmente o local que utilizei para segurar a mesma enquanto a pintava, esta zona também nunca ficará visível após montagem pois estará escondida no interior da monocoque.


 Hoje ficamos por aqui, amanhã vou tentar publicar mais uma série de fotografias das peças visto agora ser muito fácil pois já estão todas secas, só preciso de tirar as fotografias depois de escolher quais serão as felizes contempladas.

Entretanto já comecei a pintar alguns detalhes e em breve mostrar-vos-ei esses avanços.

Mais uma vez, nunca é demais repetir: se tiverem alguma dúvida relacionada com modelismo não hesitem em me contactar pois terei o maior prazer em vos ajudar no menor espaço de tempo possível.


Um grande abraço e uma boa semana para todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment