Saturday, August 7, 2010

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - McLaren MP4/2


Olá a todos.


Enquanto as peças do Tyrrell 020 estão a secar depois de terem sido pintadas vou ter que ocupar o espaço que habitualmente é ocupado pelo modelismo com outras temáticas, e esta que mostro hoje já começa a ser um "habitué" neste espaço, são os desenhos chamados de "Transparências ou Cutaways" que por acaso também são muito úteis no modelismo não só para se poder descobrir mais aquele pormenor que nos falta como também para servir de fundo a uma futura exposição onde iremos colocar os nossos modelos.

Hoje tenho um dos carros de Fórmula 1 mais vitoriosos de sempre, o McLaren MP4/2 de 1984 que foi desenhado por John Barnard como evolução natural do MP4/1 de 1983 que estreou o motor Tag-Porsche TTE PO1 V6 Turbo nas últimas provas da temporada de 83 para efeitos de teste e adaptação, no ano seguinte e à semelhança do seu antecessor o MP4/2 já teve este propulsor durante toda a época desportiva.



Este modelo já seguia também a tendência da época e era à semelhança dos seus contendores construído em fibra de carbono e foi pilotado por Alain Prost que tinha saído da Renault onde fora vice-campeão no ano anterior, ou melhor foi despedido depois de reclamar por ter perdido o titulo devido às falhas do modelo Francês.

O outro piloto da equipe era o austríaco Niki Lauda que tinha feito praticamente todo o desenvolvimento deste modelo depois de ter voltado à activa em 1982 após dois anos sabáticos, Lauda acabaria por ser Campeão Mundial em 1984 por 0,5 pontos de diferença para Alain Prost, talvez uma das diferenças menos curtas da história e que se deveu ao facto dos pontos atribuídos no GP do Mónaco desse ano terem sido dados só pela metade por causa da corrida ter sido interrompida quando ia a meio, tudo isto por causa da forte chuva que se fazia sentir, nessa prova, o vencedor Alain Prost só recebeu 4,5 pontos invés dos 9 regulamentares e perderia assim o titulo no final do ano.



Este modelo teve também um recorde muito importante para a época pois conseguiu vencer 12 das 16 provas desse ano, coisa rara para aqueles anos onde raramente uma equipe dominava de uma forma tão explicita tendo assim conquistado o campeonato de Construtores com 143,5 pontos, começava aqui uma década de domínio da McLaren na Fórmula 1...

Eis o desenho, reparem só na quantidade e qualidade dos pormenores....







Um abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment