Olá a todos.
Agora sim! Já cheguei aquela fase que todo e qualquer modelista gosta, a parte em que os seus modelos começam a ganhar um pouco mais de vida, quando as peças já se assemelham aquilo que será o produto final: a pintura.
Nestes últimos tempos tinha-me dedicado quase exclusivamente à preparação das peças para depois receberem primário e por cima dessa cama de primário levarem então com as cores que constavam no manual de instruções, em relação às cores, este kit não é daqueles mais excêntricos a nível de pintura, não se utilizam muitas tintas e várias cores diferentes, , por enquanto, porque numa fase já mais avançada terei que pintar certos detalhes com outras referências diferentes destas que utilizei agora.
Nesta primeira fase optei por pintar as peças com as suas tonalidades base, ou seja, pintar com a cor que irá ser maioritariamente usada nessas peças, pois, como já disse anteriormente, no futuro algumas dessas peças irão receber outros detalhes, quase sempre através de retoques feitos a pincel.
Desta vez a arma principal para efectuar estas pinturas foi o spray, todas estas peças foram pintadas com sprays da Tamiya, utilizando para o efeito a gama muito variada de cores que este fabricante nos disponibiliza, desde a monocoque que recebeu a cor "Ligth Gun Metal" passando pelo fundo do carro que foi pintado com "Semi Gloss Black" até aos escapes que foram coloridos com o atractivo "Silver Leaf".
Demorei cerca de três dias para pintar todas estas peças tendo sempre o cuidado de fazer esta operação por grupos, tentando juntar todas as peças da mesma cor para as pintar sempre na mesma altura, desta forma consegue-se fazer um trabalho muito mais simplificado não tendo a necessidade de andarmos a saltar de cor em cor e de peça em peça.
O procedimento de pintura foi o mesmo que já expliquei aqui anteriormente, tanto na pintura de outros modelos como na própria pintura que tinha efectuado antes com o primário. Começa-se sempre por dar uns pequenos borrifos nas peças, uma coisa muito leve, esta primeira camada servirá de cama para as que virão a seguir que serão um pouco mais carregadas.
Depois de deixar secar a primeira camada cerca de meia hora passo então para a seguinte, esta já será muito mais carregada de modo a conseguir cobrir toda a peça com a cor desejada mas tentando sempre evitar a colocação excessiva de tinta nalguns pontos das peças e colocando menos em outros, tento assim dar uma cobertura bastante uniforme de tinta fazendo com a mesma chegue em igual quantidade a todos os pontos das pequenas peças.
A seguir aguardo mais trinta minutos e logo de seguida passo a dar a última camada de tinta, esta será a mais importante de todas pois é aquela que ficará visível no final, desta vez tento dar muito mais tinta em todas as peças fazendo com que o acabamento final se assemelhe a algo molhado, tentando que as peças pareçam que estiveram em contacto com água, nesta fase da pintura é crucial não cometermos nenhum excesso que arruíne todo o trabalho, pois como neste caso a camada de tinta será muito mais volumosa pode sempre acontecer que a mesma escorra e fique assim tudo estragado, por isso, muito cuidado nesta última demão de tinta, é sempre preferível dar-se mais uma camada do que tinta em excesso.
Quando tivermos as peças todas pintadas devemos então colocá-las a secar num espaço que esteja seco, sem nenhum tipo de humidade e também livre de luz directa pois assim vamos conseguir evitar que as peças possam ficar com manchas ou com diferentes tonalidades, no meu caso deixo sempre as peças dentro de um armário, bem fechadas para desta forma fazer um efeito muito semelhante à estufas de pintura, outra das vantagens deste procedimento é que se consegue também evitar a acumulação de pó nesta fase tão delicada deste processo.
E por hoje termina mais um capítulo, neste momento as peças já estão praticamente secas e por isso no futuro irei mostrar aqui algumas imagens individuais das mesmas tentando sempre dar uma pequena explicação de todo o trabalho que foi e será efectuado.
Bons modelismos!
Um abraço a todos.
Pedro Costa
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