Tuesday, August 10, 2010

Ararê Novaes - Os F1 do Piquet" - de 1978 a 1991 (4)


Olá a todos.

Hoje volto a publicar mais uma série de desenhos do Ararê Novaes ,mais uma série que o desenhador Brasileiro está a fazer para homenagear o piloto Nelson Piquet, sob a forma desta colecção de imagens que representam todos os carros que o piloto tripulou ao longo da sua carreira, que durou desde 1978, o ano da sua estreia em Hockeinheim até 1991, até parece que foi ontem...

No último post relativo a este mesmo tema apresentei todos os modelos que forma conduzidos pelo campeão durante as temporadas de 1980 até 1982, alguns deles em testes privados, como foi ao caso do Brabham BT49T que no fim de contas era um híbrido BT49 com motor BMW Turbo, entre outros.

Hoje vou abordar o período compreendido entre 1982 e 1984, mais uma vez a bordo da equipe Brabham, onde beneficiou da inteligência do Sul-Africano Gordon Murray para escrever algumas das páginas mais bonitas desta categoria.

1982 / 1983


Ainda durante a temporada de 1982, a Brabham decidiu fazer a evolução natural do BT50 que não estava a corresponder ao desejado, tanto a nível de resultados como fiabilidade do propulsor BMW, nesta altura a marca Germânica trabalhava em grande cumplicidade com a Brabham e depois de terem feito algumas alterações no motor Gordon Murray decidiu também fazer um novo modelo que explorasse ao máximo o efeito de solo, iria ser o carro de sonho para Piquet.

Mas entretanto algo se passaria na Fórmula 1 que iria alterar para sempre a história deste modelo, durante o ano de 1982 aconteceram vários acidentes graves, um deles foi mortal pois Gilles Villeneuve morre em Zolder a 8 de Maio desse ano e mais tarde outros pilotos têm também pancadas bastante graves.

As culpas são quase de imediato atribuídas à falta de segurança que o efeito de solo provocava assim que os carros perdiam um pouco desse mesmo efeito pois ficavam praticamente incontroláveis e numa atitude que hoje se pode chamar de precipitada a FISA/FIA, decide então banir para sempre os carros com este artificio aerodinâmico.

Este Brabham BT51, totalmente preparado para o efeito de solo nunca viu assim a luz do dia em competição, andou só em testes em Paul Ricard durante o mês de Novembro de 1982, neste dia foram também testados pela primeira vez na Fórmula 1 os pneus Avon, depois disso o carro foi arrumado num armazém, depois foi destruído e nunca mais se ouviu falar do mesmo.

Gordon Murray ficou de tal forma transtornado que decidiu ele também deitar fora todos os desenhos deste projecto...

1983



Com a proibição do efeito solo a partir da temporada de 1983, Gordon Murray viu-se obrigado a criar um novo modelo para substituir o BT51.

Segundo a s novas regras surge então o Brabham BT52, de fundo plano e com o já habitual motor BMW Turbo, este modelo tornou-se bastante diferente dos anteriores visto não precisar de laterais tão grande para ajudarem a produzir o efeito de solo, assim este modelo ficou bastante conhecido por ter os radiadores colocados muito atrás e as laterais muito recuadas e que faziam um ângulo bastante pronunciado com o corpo principal do carro fazendo lembrar um seta ou flecha quando se olhava de cima para o modelo.

Outra caracteristica deste modelo era o reduzido tamanho do seu depósito de combustível pois Murray decide introduzir o reabastecimento na Fórmula 1, desta forma o carro poderia correr com muito menos combustível e utilizar pneus com compostos mais suaves e que não se degradariam tanto como quando o carro corria mais pesado.

A meio da temporada surge, durante o Grande Prémio de Inglaterra surge a nova versão deste modelo, o Brabham BT52B que incorporava algumas melhorias no desenho original, estas modificações não eram perceptíveis a olho nú estando todas no interior do carro, a única coisa que fazia este modelo se diferenciar da versão "A" era o esquema de cores que estava completamente invertido em relação ao seu antecessor, pois agora onde antigamente era branco surgia agora azul e vice-versa.

Com estes dois modelos Nelson Piquet sagra-se Campeão Mundial e torna-se no primeiro piloto a vencer um campeonato ao volante de um carro com motor turbo, começava assim a chamada "A era turbo"

1984


Para a temporada de 1984 o genial Gordon Murray desenha o Brabham BT53 que incorporava muitas melhorias em relação ao BT52, mas essas melhorias não vão ser suficientes para Piquetpole-positions durante o ano raramente consegue terminar uma corrida devido principalmente aos muitos problemas mecânicos que afectavam o modelo.
revalidar o titulo que tinha conquistado no ano anterior apesar de ter conquistado 9

Um desses problemas era o aquecimento excessivo do óleo do motor e para tentar contornar esse problema é então decidido montar um radiador de óleo mesmo no bico frontal do veículo, através dessa novidade o carro torna-se mais fiável e consegue mesmo vencer o Grande Prémio do Canadá tendo sido das poucas vezes nessa época que o vencedor de uma prova não foi um piloto da McLaren.

Assim termina mais uma série de desenhos desta série, em breve e à medida que o Ararê for desenhando mais modelos vou publicá-los aqui para assim dar continuidade ao belo trabalho que este amigo vem desenvolvendo ao longo destes últimos tempos, não deixem também de visitar o seu Blogue , apreciem todo o seu trabalho e deixem um comentário porque como já disse aqui mais que uma vez "o homem merece"


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

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