Saturday, August 14, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (24)


Olá a todos.

Já se passaram muitos dias desde que apresentei aqui o último desenvolvimento na construção deste modelo, no último artigo mostrei-vos um apanhado geral das peças deste kit já depois de terem sido pintadas e já estarem à alguns dias a secar.

Hoje e depois de ter esperado algum tempo para ter a certeza que tudo já estava bem curado é chegada a vez de vos mostrar as mesmas peças divididas por grupos, quase sempre peças que fazem parte do mesmo estágio da construção ou que foram pintadas da mesma cor.

Por norma costumo deixar as minhas pinturas a secar cerca de três semanas mas desta vez nem foi preciso tanto pois contei com a preciosa ajuda do calor que se tem feito sentir em Portugal para me acelerar o processo de secagem das mesmas, assim, com estas temperaturas consegui baixar o tempo de espera em cerca de uma semana e poso dizer que todas as peças já estão bem secas, prontas para se continuar a trabalhar e a colocar os restantes detalhes.

Vamos então ver o primeiro conjunto de peças, todas elas bastante reconhecíveis pois fazem parte do conjunto da carroceria / carenagens.


Neste modelo todas as peças deste conjunto são pintadas da mesma cor, não existindo a necessidade de efectuar máscaras prévias ou posteriores para se fazer uma pintura policromática, por isso foi um trabalho muito fácil de executar mas tendo mesmo assim em conta todos os cuidados que se devem ter com as pinturas a spray.

As carenagens foram totalmente pintadas com o spray TS42 "Light Gun Metal" da Tamiya tendo sido aplicadas duas camadas muito suaves no começo, esperando entre cada uma delas cerca de uma hora, seguidas posteriormente de mais uma camada, esta já com alguma consistência.

Depois desta terceira camada esperei mais ou menos 24 horas e, dei finalmente a última de todas, esta última camada foi a mais forte das quatro tendo na altura da pintura deixado as peças com um aspecto bastante molhado não descurando ao mesmo tempo eventuais escorrimentos ou excessos de tinta que pudessem ocorrer.

Agora, depois de tudo seco já podemos ver todas as peças deste conjunto e os respectivos acabamentos, nas imagens que se seguem estão todas elas, a começar pela dianteira e continuando a caminho da traseira, vamos a isso:

O bico do carro com a sua asa dianteira bastante revolucionária

De notar todo o trabalho efectuado na ligação entre a asa e o próprio bico onde a mesma era bastante deficiente, depois de muito trabalho de betumagem e lixa foi este o resultado conseguido:




A monocoque ou chassis principal.

Neste caso é de assinalar todo o trabalho que foi efectuado na união das duas metades que compõem esta grande peça, também com recurso a betume ou Super-Cola 3 e lixa com os grãos #600 no começo e #1000 já no final da preparação




A carenagem do motor.

Não existe praticamente nada a assinalar nesta peça, só uma pequena nota para referir o trabalho que foi efectuado na união entre as saídas de ar laterais (que vinham à parte) e a peça mãe, à semelhança das anteriores...lixa e betume...



As pequenas carenagens traseiras.

Estas pequenas peças ficam colocadas junto da caixa de velocidades, mesmo na traseira do carro e são uma continuação da carenagem do motor. Neste caso, o único trabalho mais complicado que tive de fazer foi a remoção dos pinos em plástico que existiam nas peças e que tinham como função agarrá-la à caixa de velocidades, estas peças serão mais tarde substituídas por pequenos tirantes em metal, muito mais "à escala"



Vista geral de todo o conjunto já depois de pintado e completamente seco, brevemente irei começar a detalhar estas peças, primeiro com os decalques, depois serão envernizadas e finalmente quando o verniz estiver bem seco com mais alguns "gadjets", nomeadamente fotogravados e outras coisas....


Por hoje é tudo, espero que tenham gostado desta pequena explicação, nos próximos posts irei continuar a mostrar todas as peças deste modelo, entretanto as operações para detalhar algumas dessas peças já começaram, o resultado final irá também ser mostrado aqui no Blogue, por isso....

....continua


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

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