Tuesday, March 15, 2011

Modelismo - Lotus 97T (4)



Olá a todos.

Vamos continuar com a montagem do Lotus 97T, hoje, dando continuidade aquilo que me propus fazer, seguir o mais possível à risca o manual de instruções, vou mostrar o segundo e terceiros passos da montagem ou melhor, a preparação das peças que estão incluídas nestes capítulos.


Se no primeiro passo mostrei algumas das peças que faziam parte do conjunto do motor e da caixa de velocidades, aqui vou dar continuidade ao mesmo mostrando-vos a todos os trabalho de limpeza que efectuei nestas mesmas peças.

Como podem ver na imagem acima, retirada do livro de instruções, nestes capítulos temos que continuar a montar o conjunto propulsor adicionando mais algumas peças ao trabalho que fizemos no artigo passado, assim desta vez continuei a limpar as várias peças que nos são pedidas e de onde destaco as tampas das válvulas, o topo traseiro da caixa de velocidades (que inclui o radiador de óleo) a zona frontal do motor (que nos mostra as diferentes engrenagens da distribuição), a tampa superior da caixa (que inclui os triângulos superiores da suspensão) e também uma pequena peça que servirá para segurar o deflector traseiro ao motor.


Nestes capítulos pouco há a destacar, as peças continuam muito bem moldadas, encaixam com uma perfeição assinalável e não oferecem grandes dificuldades na montagem, os dois únicos defeitos que encontrei foram fáceis de resolver, o primeiro prende-se com o desenho das tampas das válvulas que vem incluído no manual de instruções, ao compararmos as peças fornecidas com o mesmo notamos logo que algo não corresponde à verdade, as tampas fornecidas com o modelo são substancialmente diferentes e muito menos elaboradas.

Depois de pesquisar um pouco cheguei à conclusão que as tampas fornecidas são as correctas para o GP de Portugal e pertenciam a uma versão mais antiga do motor Renault, no desenho estão representadas as tampas que estavam montadas na versão mais evoluída do motor e que só começaram a ser utilizadas no GP de San Marino, resta dizer que a Fujimi já lançou mais uma versão deste modelo que utilizará o motor mais recente e representará o modelo que venceu a corrida Belga, à chuva com...Ayrton Senna pois claro!!

Portanto o erro está nas instruções que foram impressas como se as versões fossem completamente iguais não tendo em conta as diferenças que existiam entre ambos.


O segundo problema já se prende com um pequeno defeito em uma das peças, mais concretamente no radiador de óleo que vem incluído no topo traseiro da caixa de velocidades, esta peça tem um enorme buraco resultante da moldagem na zona que ficará virada para a frente do carro, é um defeito bastante notório e tinha que ser corrigido o quanto antes.

Assim, resolvi preencher esta falha com um pouco de plástico "Evergreen" e mais uma vez utilizei a minha "Putty" de eleição, a fiel Super Cola 3 para tapar os orifícios restantes, depois foi só lixar com muita calma para conseguir fazer a superfície ficar o mais plana possível e desta forma consegui algo com um aspecto minimamente decente, não só parece um radiador rectangular como também já não possui um buraco enorme numa zona que não deveria ter, futuramente irei completar esta face frontal da peça com um pouco de rede para simular as grelhas de arrefecimento.


Para finalizar resta-me dizer que colei praticamente as peças todas deste conjunto com a excepção das tampas que serão pintadas de uma cor diferente do bloco do motor e também o suporte do deflector traseiro, este pelo facto de ser uma peça muito frágil e correr o risco de partir algo no futuro, esta peça será por isso preparada e pintada à parte e só será colada no seu local numa altura bastante avançada da montagem.

Depois de estudar mais um pouco o manual de instruções vi que era preferível colar também os triângulos inferiores da suspensão na caixa de velocidades, assim, conseguirei pintar todo este conjunto das mesmas cores, na mesma altura e não terei dificuldades em montar as peças já depois da pintura, além disso o conjunto ficará muito mais rígido e sem folgas.

Por hoje terminamos por aqui, espero que estejam a entender as explicações que entretanto foram sendo dadas, se por acaso tiverem alguma dúvida já sabem, nunca é demais relembrar: escrevem-me ou então enviem-em um E-Mail, posso garantir que todas as questões serão respondidas no mais curto espaço de tempo, até breve!


Um grande abraço.

Pedro Costa

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