Monday, March 21, 2011

XV Exposição de Modelismo de Almada



Olá a todos.

A Associação de Modelismo de Almada (AMA) acabou de divulgar o cartaz oficial da sua exposição anual que este ano celebra a sua 15ª edição, este evento vai decorrer entre os dias 14, 15 e 16 da Maio de 2011 e realizar-se-á como já vem sendo tradição na Oficina da Cultura da Câmara Municipal de Almada, bem no centro da Cidade e muito acessível a todos que a desejarem visitar durante os dias que estará patente ao público.

Tenho um carinho muito especial por esta Associação de Modelismo, sou sócio à alguns anos e sempre que o tempo me permite gosto de participar com os meus modelos, devido à minha vida profissional no ano passado não me foi possível estar presente pois estava na Alemanha e tive imensa pena de faltar aquela que posso chamar "a minha exposição", foi nela que pela primeira vez expus os meus modelos ao grande público, o carinho com que fui recebido, a forma como esta equipa trabalha em prol do modelismo justificam só por si a participação e a visita de todos que gostam deste hobbie.


Existe para além disso uma metodologia de trabalho que me faz gostar muito mais desta exposição em relação às outras que se realizam durante o ano em Portugal, esta é o único certame do género que não atribui prémios aos modelos, não é um concurso de vaidades, simplesmente faz jus ao nome Exposição, talvez seja por isso que por vezes não merece o reconhecimento que lhe é devido, muitos modelistas (os habituais papa-medalhas) preferem participar em mostras que lhes atribuam a medalhinha do costume e deixam de parte esta mostra que é tão só a mais antiga a realizar-se em Portugal.

Não compreendo esta mentalidade, esta forma de ver o modelismo como algo que serve para se ganhar prémios e não como um hobbie que nos deve proporcionar acima de tudo um grande prazer e calma interior, basta ver as discussões que costumam acontecer noutros certames quando alguns pseudo-modelistas fazem birrinhas por não receberem o prémiozinho que pensavam ser deles, assim não!

É por isto que Almada é melhor, é por causa disto que em Almada não se atribuem medalhas, é por isto que só vai a Almada quem gosta realmente de modelismo como hobbie!

Em Maio não se esqueçam, durante os dias 14 e 15 entre as 14:00 e as 22:00 e no dia 16 entre as 14:00 e as 19:00 visitem a XV Exposição de Modelismo de Almada, a entrada é gratuita!


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment