Olá a todos.
Já aqui mostrei por mais que uma vez os modelos que o Luiz Iritani produz no Brasil, este antigo empregado da Tamiya Brasil decidiu ao fim de alguns anos de trabalho na filial da marca Japonesa abrir a sua própria marca de kits automóveis, nasceu assim a Iritani Kits, uma marca bastante original cuja principal temática de produção são os modelos de Fórmula 1 fabricados em resina com uma grande incidência nos modelos da Copersucar-Fittipaldi de onde se destacam os modelos FD01, FD04, entre outros, estes modelos são vendidos em várias versões e decorações diferentes consoante a prova em que tomaram parte, no fim de contas esta empresa presta uma verdadeira homenagem à marca que os dois irmãos e pilotos fundaram e que até hoje se mantêm como a única equipe de F1 do hemisfério Sul.
Desta vez a Iritani volta a colocar no mercado uma reedição de um modelo que actualmente já estava fora de produção, no pasado aconteceu a mesma coisa com alguns dos seus produtos e desta vez o modelo contemplado é o FD04 na versão que disputou o Grande Prémio de Espanha de 1976 no Circuito de Jarama.
Este modelo difere dos outros FD04 principalmente devido à entrada de ar para o motor que foi colocada dos dois lados do arco de segurança, esta foi a solução encontrada por Ricardo Divilla, o projectista da Copersucar conseguiu desta forma contornar as novas leis que proibiam as "grandes" entradas de ar que eram utilizadas até aí e que costumavam ficar colocadas por cima do cabeça do piloto, em alguns casos eram de tal forma volumosas que os próprios carros perdiam velocidade de ponta tal era o arrasto provocado por estes apêndices.
Para além da resina este modelo utiliza também peças em plástico oriundas das grelhas do motor Ford Cosworth que eram produzidas pela Tamiya, neste caso estas peças servem para montarmos o motor completo e depois desta operação concluída teremos que utilizar as peças que representam as suspensões, radiadores, estas peças já são fabricadas pela Iritani e normalmente são feitas de metal branco, um material muito fácil de trabalhar.
Para além disso a marca brinda-nos também com algumas folhas de componentes em metal foto-gravado (imagem abaixo), nestas folhas podemos encontrar várias peças como por exemplo os topos laterais das asas, as fivelas do cinto de segurança. mostradores, um bom trabalho de precisão que contribuirá com toda a certeza para o resultado final.
O livro de instruções fornecido com o modelo tem a agradável surpresa de ser impresso em Português e em Inglês, a informação contida é muito precisa, bastante legível e muito fácil de entender por todos, mesmo por aqueles que têm pouca experiência na montagem de modelos, as cores indicadas para pintarmos este FD04 são as referências da Tamiya, sinal da antiga ligação do fabricante a esta marca Japonesa.
Para finalizarmos mostro as folhas de decalques, são três no total e, ao contrário da segunda imagem do post onde podemos ver o modelo finalizado mas sem os patrocínios principais, estas folhas possuem todos os decalques necessários para fazermos um modelo o mais fiel possível, os decalques são de muito boa qualidade e como ajuda ao modelista podemos dizer que o fabricante oferece-nos também alguns decalques em branco puro para serem colocados debaixo daqueles que farão a decoração, desta forma não corremos os risco da decoração ficar mal feita devido à passagem da cor base através das decalcomanias.
No geral podemos dizer que este kit é um bom modelo, exclusivo e ao mesmo tempo raro, muito bem moldado e construído e isso reflecte-se no preço de venda final, não é aconselhado a modelistas inexperientes pois a resina é um tipo de material que não permite muitos erros ou deslizes acidentais, para quem quiser possuir uma réplica bastante perfeita do modelo que Emerson Fittipaldi pilotou no GP de Espanha de 1976 pode encomendar directamente ao Luiz Iritani através do E-mail: irimodel@uol.com.br .
Eu vou encomendar um...
Um grande abraço.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment