Sunday, March 20, 2011

Modelismo - Lotus 97T (5)


Olá a todos.

Nestes últimos dias consegui preparar mais algumas peças deste modelo, desta vez a sorte calhou aos componentes do passo numero 4 e 5 das instruções que está sub-dividido num pequeno capítulo denominado "A" e "B", estas pequenas divisões no manual de instruções referem-se quase sempre a montagens que terão que ser efectuadas antes de completar o passo principal, neste caso devemos montar em primeiro lugar os dois conjuntos referentes aos discos de travão traseiros / cubos das rodas antes de os fixarmos no conjunto maior constituído pelo motor e caixa de velocidades.


Como já tinha explicado no artigo anterior, os triângulos inferiores da suspensão traseira que deveriam ser montados neste capitulo foram preparados e colados na caixa de velocidades no passo anterior, isto deveu-se acima de tudo à facilidade que teria em efectuar as devidas correcções na parte de baixo da caixa depois de fazer a colagem do mesmo.

Desta forma, ao adiantar ligeiramente o trabalho consegui terminar o conjunto do motor e caixa de velocidades, as uniões estão todas rectificadas assim como todos os defeitos que foram devidamente corrigidos, este conjunto está literalmente preparado para receber o primário.


Depois de ter terminado o capitulo anterior comecei então a fazer a preparação das peças deste 5º passo, na imagem abaixo podemos ver os dois veios de transmissão e também o conjunto dos amortecedores traseiros que incluem também as pequenas barras de torção.

A preparação destas peças não ofereceu dificuldades de maior, limitei-me a lixar as marcas e costuras resultantes da moldagem que no caso dos veios de transmissão eram bastante visíveis e corriam ao longo de toda a peça, demorei um pouco mas no final consegui remover todas as imperfeições que existiam.

No caso dos amortecedores o trabalho foi bastante simples, a peça tinha uma qualidade muito boa e após umas pequenas passagens com lixa estava tudo feito, o único cuidado que tive foi o de evitar partir os finos tirantes da barra estabilizadora, são mesmo muito finos e o mínimo deslize pode ser fatal, de resto tudo bem, nada a assinalar.


Por fim dediquei-me à preparação dos sub-capítulos "A" e "B", aqui temos que preparar os dois conjuntos dos travões traseiros, constituído pelos discos de travão, as pinças e também o cubo das rodas, as peças destes conjuntos estavam muito perfeitas, não apresentavam marcas de molde e bastou remover as pontes de ligação e lixar muito bem as peças para poder dar o trabalho como terminado, de salientar que neste modelo, ao contrário daquilo que a Fujimi costuma apresentar, os discos de travão são uma peça única enquanto noutros modelos do fabricante costumam ser constituídos por duas metades, duas bolachas que depois de serem coladas imitam na perfeição os discos ventilados que todos conhecemos.


E assim termina mais um pequeno passo explicativo sobre a preparação das peças do Lotus 97T, no próximo artigo vou voltar a mostrar a preparação para a pintura com o primário, pode parecer lento mas quando fazemos as coisas desta maneira podem ter a certeza que o resultado final será do nosso inteiro agrado, o modelismo é assim mesmo, lento mas gratificante!

Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment