Olá a todos.
Como muitos de vós devem saber eu costumo participar em alguns Fóruns de Modelismo automóvel existentes na vastidão da Internet, esses locais de encontro servem essencialmente para mostramos os nossos modelos depois de terminados mas não só, são locais onde compartilharmos as nossas experiências na construção dos kits, as técnicas que utilizamos para atingir certo e determinado efeito na pintura, etc, enfim, são locais onde impera o espírito de entreajuda, camaradagem e uma grande vontade de ensinar e ajudar o próximo, é claro que existem algumas excepções...locais que não vale a pena visitar nem pertencer pois o seu funcionamento é a antítese daquilo que acabei de escrever acima e onde na maioria das vezes o espírito reinante é o da inveja.
Um dos fóruns em costumo participar com muita regularidade é o Fórum Autoescala, este espaço foi criado por um grupo de amigos oriundos de um espaço que morreu enquanto local de partilha de conhecimentos e amizade, no Autoescala podem-se encontrar trabalhos de grande qualidade e os seus membros são provavelmente dos melhores modelistas auto de Portugal e não só.
Aceitei este desafio assim que ele foi criado mas faltava-me algo para poder participar, um kit, um modelo para construir nestes meses que irá durar esta iniciativa, e desta forma decidi comprar um novo kit que será exclusivamente dedicado à participação no "Group Build Autoescala", este kit será montado ao mesmo tempo do Lotus 97T que estou a fazer neste momento e à semelhança do modelo J.P.S. a montagem também será publicada aqui no Blog para todos poderem ver.
O modelo que escolhi para esta iniciativa foi o McLaren Mp4/5 da Fujimi na versão que venceu o Grande Prémio do Mónaco de 1989 com Ayrton Senna aos comandos, é um kit da marca Japonesa Fujimi, uma marca que se tem notabilizado nos últimos tempos pela sua grande oferta de novidades na temática da Fórmula 1, escolhi este modelo completamente ao acaso e quando chegou a minha casa mais uma vez pude comprovar a excelente qualidade de todo o conteúdo da caixa.
No total são 111 peças distribuídas por várias árvores de sustentação e fabricadas em plástico de várias cores, existem peças em plástico branco para as carenagens e asas, transparente para o ecrã e luz de presença traseira, preto para os componentes mecânicos, suspensões, monocoque, etc e também três grelhas em plástico com pintura cromada para as peças do motor, radiadores e escapes do motor, estas peças cromadas serão mais tarde decapadas com lixívia com o intuito de remover esta pintura que em alguns casos está errada, por exemplo: todas as peças que fazem parte do bloco do motor são apresentadas em plástico cromado mas o motor terá que ser totalmente pintado de preto semi-brilhante por isso não entendo a razão peça qual a Fujimi decidiu apresentar estes componente já pré pintados e ainda por cima com a cor errada, um pequeno contra a assinalar...
A qualidade da moldagem é idêntica à que já estamos habituados pela marca, não existem quase nenhumas marcas de moldagem em locais visíveis e aquelas que que existem são de fácil remoção ou disfarce, as peças estão muito bem organizadas nas grelhas de suporte e na maioria dos casos estão separadas por tipo e género dentro de sacos de plástico que têm a função de as proteger de impactos ou quebras que possam ocorrer decorrentes de um incorrecto manuseamento, arrumação ou transporte, tudo isto que acabei de escrever pode ser comprovado nas imagens que mostro a acompanhar este artigo.
A folha de decalques que é fornecida padece do mesmo mal que muitos dos modelos que possuíam publicidade a marcas de tabaco, nela não estão incluídos os decalques da Marlboro que era no fim de contas a imagem da McLaren nestes anos de glória, mais uma vez volto a perguntar porquê? O modelo original era patrocinado por uma tabaqueira, existiu assim e é desta forma que todos nós nos lembramos dele, então porque não podemos fazer uma verdadeira réplica à escala? Ao menos as marcas podiam fornecer os decalques mas não colocavam a publicidade "agora" proibida no desenho da caixa, com estas tendências modernas de proibir e apagar a história só falta mesmo proibir também o fabrico dos modelos ou impedir que até as marcas vermelhas que faziam parte da decoração deixem também de existir...mais uma vez vou ter que comprar uma folha de decalques alternativa onde constem todos os itens que fizeram destes modelos verdadeiros ícones do desporto motorizado.
A Fujimi fornece-nos também um conjunto de máscaras em fita de pintura já pré desenhadas, estas máscaras têm por função ajudar-nos na pintura das partes vermelhas da decoração sem cometermos erros de centragem ou alinhamento das cores, uma boa ideia que foi estreada no kit do McLaren Mp4/6 do mesmo fabricante.
Espero que tenham gostado desta pequena descrição da minha última aquisição, em breve começarei a mostrar os desenvolvimentos aqui no Blog e também no Fórum Autoescala, afinal foi para a participação no "GB" de aniversário que ele foi comprado, agora só falta vontade, tempo (tenho pouco agora desde que fui pai) e também uma dose de organização para conseguir fazer este e o Lotus 97T ao mesmo tempo...
Um grande abraço.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment