Friday, March 25, 2011

Modelismo - Lotus 97T (6)


Olá a todos.

Aproveitando um pequeno intervalo nas minhas obrigações de pai que agora me tomam grande parte do meu tempo livre que antigamente era gasto no modelismo, consegui hoje (enquanto o meu lindo bebé descansava) preparar mais umas pequenas peças, desta vez não me pude alongar muito porque as preocupações com o mais novo elemento da família não me deixam (e ainda bem) passar horas e horas a olhar para caixas de modelos ou para peças dos mesmos, assim, hoje temos um ligeiro "update" que engloba alguns componentes que são parte integrante dos passos 6 e 7 do manual de instruções.


Este pequeno trabalho resumiu-se à limpeza de algumas peças muito simples, todas elas fazendo parte do conjunto frontal do Lotus 97T, onde se englobam os braços de suspensão inferior, a barra de torção frontal, um pequeno suporte em formato de triângulo que servirá para apoiar dois deflectores de ar que ficarão colocados por detrás das rodas dianteiras e finalmente os dois conjuntos que serão parte integrante do aileron dianteiro.

Estas peças, à semelhança daquilo que tenho vindo a mostrar anteriormente estão muito perfeitas, não possuem grandes marcas de injecção ou defeitos de moldagem que requeiram uma grande dose de trabalho adicional para remover os estes defeitos.

Assim, todas as peças que mostro na imagem acima foram ligeiramente lixadas com lixa de grão #600, principalmente nas zonas de união dos moldes e após alguns minutos todos os principais defeitos estavam corrigidos, depois voltei a lixar de novo, desta vez com lixa #1000 e nesta fase do trabalho já dei uma passagem completa nas peças com o intuito de lixar um pouco todas as superfícies de modo a ficarem o mais iguais possível, esta operação vai no futuro permitir que o primário "agarre" muito melhor no plástico, e assim, e pouco tempo consegui terminar os componentes inferiores da suspensão dianteira.

A seguir foi a vez de fazer o mesmo às peças que compõem o aileron dianteiro e que é composto por dois conjuntos de asas, uma inferior de maiores dimensões e outra, mais pequena montada em posição superior.


No caso especifico da asa inferior, a mesma é composta por duas metades, uma inferior, um pouco mais pequena que tem de ser colada na metade superior, um pouco maior em dimensão, já tinha efectuado esta colagem à uns dias atrás (no dia anterior ao nascimento da minha filha) e na altura aproveitei também para colocar um pouco de Cianocrilato ou Super-Cola 3 nas zonas onde foi feita a união das duas peças com o principal intuito de disfarçar estas zonas e torná-las quase como se fossem uma única peça.

Assim, com a cola já seca à um bom par de dias bastou-me só lixar as zonas onde tinha sido colocada a referida cola até conseguir que as superfícies se apresentassem bastante uniformes e como se fossem um todo, uma só peça, uma asa completa.

A seguir e para terminar tive ainda tempo para fazer todas as rectificações necessárias na pequena asa superior, aqui, e á semelhança das restantes peças utilizei também as lixas de grão #600 e #1000 para remover todas os defeitos existentes e deixar a peça com um acabamento bastante perfeito, pronta para receber o primário e mais tarde a pintura preta.



Esta peça tinha algumas marcas de pinos de ejecção na sua zona inferior mas neste caso não foi necessário utilizar nenhum tipo de betume ou a fiel Super-Cola pois os mesmos estavam bastante acima da face da peça e para remover os mesmos bastou utilizar a lixa até conseguir ter a superfície totalmente nivelada, e assim terminou o trabalho que consegui desenvolver neste pouco tempo que tive disponível, a partir de agora pode ser que a construção abrande um pouco mas eu não me importo um pouco que seja, afinal agora a Família está e estará sempre em primeiro lugar.

Nota: Deste conjunto de peças que mostrei hoje e que fazem parte dos passos 6 e 7 falta ainda terminar a preparação do fundo do carro, esta peça tinha começado a ser trabalhada no fim de semana passado mas devido à sua complexidade, tamanho (é a maior peça de todo o kit) e tipo de trabalho que terei que efectuar na mesma não me foi para já possível mostrá-la já terminada, mas prometo que em breve será alvo de um próximo artigo exclusivamente dedicado à mesma.


Por hoje ficamos por aqui, espero que estejam a gostar do trabalho desenvolvido e também das explicações que foram dadas até agora, se houver alguma dúvida que tenha ficado no ar ou uma questão que gostassem de ver respondida não se acanhem, podem sempre perguntar que as resposta será rápida como tem sido até hoje.


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

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