Friday, September 10, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (31)


Olá a todos.

Como devem ter reparado, nos ultimos artigos que tenho escrito relacionados com a montagem deste modelo, tenho-me dedicado a detalhar todas as peças, seja através de pequenos retoques com pintura ou então com técnicas mais avançadas que servem para dar um ar muito mais real a todos os componentes mecânicos e não só.

Tenho feito praticamente vários tipos de trabalho ao longo dos últimos dias, à tarde aproveito a luminosidade que o sol nos porporciona e aproveito para fazer pequenos retoques, evelhecimentos, etc.

Já à noite, quando tenho que trabalhar com luz artificial aproveito para fazer outro tipo de avanços que não requeiram muita visão apurada ou claridade, por isso, nestas últimas noites tenho aproveitado para colocar todos os decalques no carro.


Como expliquei á uns tempos atrás, a folha de decalques que era fornecida com este kit estava em muito mau estado, devido essencialmente à idade do modelo, que foi comprado no Ebay (baratinho..) e também a um defeito bastante crónico de algumas séries de folhas de decalques da Tamiya em que as partes vrancas amarelecem muito e algumas ficam quase castanhas, outro defeito que acontece nesta folha é o facto dos próprios brancos serem muito transparentes, quase translúcidos, isto vai-nos criar um grave problema quando chegar a altura da decoração, pois, ao colocarmos esses decalques por cima da pintura que é bastante escura os brancos praticamente ficam cinzentos claros...e isto não queremos que aconteça né?

Foi por isso que resolvi tomar a decisão de comprar uma folha de substituição e depois de pesquisar muito na Internet decidi-me por uma bastante boa e que é fabricada pela Studio27, tem muita qualidade, os brancos são mesmo brancos e têm a vantagem de se poderem fazer várias decorações.

Outra grande vantagem destes decalques é o facto de serem muito maleáveis e ao mesmo tempo reagirem muito bem com todos os solventes, casos dos Micro Sol e do Micro Set.

Vamos então ao trabalho:

O nariz e aileron dianteiro:


Vou começar por estas peças mas não quer dizer quer o trabalho tenha sido feito por esta ordem, aliás, se repararem bem na imagem da folha de decalques podem ver que as tiras brancas que correm ao longo do veículo vêm impressas como um todo, pra serem colocadas já depois do carro estar montado, coisa impossível porque algumas delas contêm furos para servirem de passagem aos braços da suspensão, logo aí, esta maneira de colocar os decalques têm que ser alterada.

Outro facto é que as mesmas tiras por serem tão compridas obrigam-nos a montar o nariz do carro na monocoque, segurá-lo com fita de pintura nas zonas onde não serem colocados decalques e só então se pode fazer a decoração com os mesmos.

É um trabalho bastante arriscado e que nos obriga a alinhar muito bem estas duas peças antes de colocar algo e ainda por cima têm que ficar assim até terminarmos de colocar todas as tiras brancas, as duas laterais e também a central, mais grossa.

Depois vem a parte mais complicada, para separarmos o nariz do resto temos que cortar os decalques na zona de união das duas peças, este trabalho vai-nos exigir muita paciência e cuidado pois um passo em falso ou melhor, uma precipitação pode deitar tudo a perder.

Para fazer esta operação tive que humedecer a zona de corte com um pouco de Micro Sol, não muito, só o bastante para tornar o decalque mole e depois fiz as incisões com muita calma e sem fazer força nenhuma, mas antes de começar a cortar ainda mudei a lâmina do X-Acto e coloque-lhe uma novinha em folha e muito bem afiada.


Demorei cerca de uma hora a completar esta operação mas acho que o resultado valeu por si, depois disso coloquei os restantes decalque do nariz e das laterais do aileron ( que já está sem tinta Light Gun Metal nos rebordos...) e finalmente colei as peças todas e assim já tenho uma peça quase terminada, sim quase pois ainda falta o mais importante, tenho ainda que corrigir um pequeno defeito que ficou num dos decalques, mesmo na ponta do nariz, se repararem o mesmo têm uma pequena rachadela que será corrigida com um pouco de tinta branca, depois disso todo este conjunto irá ser envernizado com o temido TS-13 da Tamiya, se correr bem eu mostro aqui, se correr mal.....mostro também

O mostrador/conta rotações:

Esta peça não ofereceu quase nenhuma dificuldade na colocação do pequeno decalque que simula o visor do painel de bordo, a única que se pode apontar é o facto de ser tão pequena que se torna bastante difícil manuseá-la para colocar a decoração, assim, preferi colá-la num pouco de massa Blu-Tack e depois fixei tudo na minha bancada, tornou-se pois muito mais fácil fazer esta operação.

Agora, para completar só falta dar uma pequena pintura com verniz brilhante por cima do decalque, só por cima mesmo, assim, desta forma vou conseguir simular o pequeno vidro que ficava por cima deste mostrador e já está.


A monocoque:

Aqui já quase está quase tudo explicado, como disse no ínicio, grande parte desta decoração foi colocada em simultâneo com o nariz do carro e depois de fazer a separação das peças só tive que completar o resto que e que era basicamente a colocação de decalques muito mais pequenos espalhos um pouco por toda a monocoque, foi um trabalho fácil, sem grandes complicações.


Mesmo assim a monocoque ainda não estava terminada, pois ainda faltava mais um pouco de sofrimento e trabalho de precisão...ainda faltava colocar os quatro decalques que ficavam mesmo no topo da peça (dois de cada lado), estes também eram divididos com o capot motor, ou seja mais do mesmo...


A carenagem traseira:


Se olharmos bem para esta peça e para a sua decoração até ficamos com a ideia que é muito fácil de fazer, basta colocar os decalques e já está, mas não, por incrível que pareça é mais uma dor de cabeça semelhante aquela que tive para fazer o nariz...

Aqui também tive que fixar esta peça à monocoque com muita fita, muita mesmo, a intenção era não deixar fugir esta peça de maneira nenhuma, depois disso tive que colocar as restantes tiras brancas, são duas que abraçam toda a zona superior da carenagem e vão-se encontrar na parte traseira da mesma.

O principal problema aqui é conseguirmos um alinhamento perfeito com a monocoque e com a união na parte traseira, temos também que ter muita atenção à inclinação das tiras que sobem ligeiramente, se deixarmos mais baixo de um dos lados as tiras ficam desalinhadas, quase não se encontram e temos que repetir tudo de novo...


A segunda parte da tortura foi a colocação dos decalques com os patrocínios da BRAUN e da PIAA, mais uma vez tinha que fazer um trabalho repartido por duas peças e depois de tudo bem alinhado, centrado e quase seco tina que fazer mais uns cortes para poder separar tudo.

Foi mais uma aventura de arrancar os cabelos agravada pelo facto de neste caso não ter só que fazer cortes completamente direitos, tinha que seguir com muito cuidado todo o formato da zona de união e não podia deixar descair o X-Acto para nenhum dos lados senão poderia correr o risco de cortar mais de um lado do que noutro, foi difícil, mas acabou!

Os outros decalques nem vale a pena dizer nada....

Agora só falta dar o envernizamento final, deixar secar e depois polir...falta muito pouco...

O aileron traseiro:


Aqui nada demais, bastou colocar os decalques segundo as instruções e ter muito cuidado para não ficarem levantados em nenhum local pois alguns têm que ficar por cima de zonas algo irregulares da asa, nomeadamente, rebites e o suporte central que fixa a asa superior na intermédia, foi fácil e deu um certo prazer, serviu para descomprimir dos trabalhos anteriores que me levaram quase ao desespero...


 E por hoje terminamos, agora só voltarei a falar destas peças quando as mesmas já estiverem com o verniz seco e polido, já perto da montagem final e mesmo essa...aproxima-se a passos bastante largos!!


Um grande abraço e bom fim de semana.

Pedro Costa

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