Olá a todos.
Já se passaram mais de trinta dias sobre a última publicação aqui no Blogue de um vídeo "onboard" através daqueles circuito de antigamente, aqueles que separavam os homens dos meninos.
Infelizmente hoje quase já não sobram exemplos de pistas que nos deixem estarrecidos pelas disputas que ali tiveram lugar, pelas ultrapassagens, por tudo, as corridas de hoje resumem-se verdadeiras procissões através das novas pistas, perdidas nos confins dos desertos e no meio d lado nenhum, mas enfim...
O vídeo de hoje é uma homenagem muito pessoal ao meu Autódromo de eleição, o único que em Portugal recebeu a Fórmula 1 e que ainda se mantém no activo, recebendo provas internacionais tais como a Moto GP e outras competições de bom nível.
Falo-vos do Autódromo do Estoril, mais uma pista que assistiu a momentos épicos da história da Fórmula 1 e que hoje se encontra completamente abandonada por esta mesma categoria, quase como um brinquedo que se usa e depois deitamos fora.
Foi aqui que Niki Lauda conquistou o seu tri-campeonato, foi aqui que Senna obteve a sua primeira vitória, foi aqui também que David Coulthard venceu o seu primeiro GP, não esqueçamos a primeira pole-position de Gerhard Berger, sim, poderia falar muito mais da história desta pista que até hoje ainda consegue resistir com quase todo o seu traçado original, apesar de à uns anos lhe terem querido fazer mal, muito mal.
Mas as histórias, principalmente as boas deveriam servir de exemplo para se repetir tudo o que de bom aprendemos com elas, agora as más são uma lição para nunca mais voltarmos a cometer os mesmos erros, mas parece-me que a FIA continua a seguir só os maus exemplos e nunca mais se vai recordar dos bons, pois pistas como o Estoril e outras mereciam mais, muito mais!!
Acompanhemos então Patrick Tambay a bordo de um Renault RE60 enquanto dá umas voltas pelo antigo traçado desta pista de tão boa memória:
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
No comments:
Post a Comment