Olá a todos.
E assim, sem darmos por isso atingimos o 30º capítulo desta montagem, eu sei que já vai um pouco longa mas em breve poderei mostrar aqui o modelo terminado pois já falta muito pouco para o Tyrrell se juntar aos meus outros modelos terminados.
De qualquer maneira gosto sempre de deixar todos os passos da montagem muito bem explicados e talvez seja por isso que os meus modelos ocupam tantos posts aqui no Blogue e também demoram tanto tempo a ficarem construídos, mas enfim, gosto de fazer as coisas devagar pois sei que assim o trabalho final sairá muito melhor.
vamos então a mais um pequeno "update", hoje para não maçar muito tenho coisas pouco complicadas de explicar e mais fáceis ainda de entender:
As cornetas de admissão:
Estas duas peças não ofereceram nenhuma dificuldade pois logo no começo da preparação deu para ver bem que não tinham defeitos, o único trabalho que tive nesta fase foi a limpeza das duas pequenas pontes que ligavam as peças à árvore principal.
De resto correu tudo conforme estava planeado, foram pintadas com o primário da ordem, depois receberam duas demão de TS-30 "Silver Leaf" e depois de tudo bem seco resolvi fazer um pequeno "wash" no interior das mesmas para dar uma certa sensação de profundidade, este último passo até poderá ser desnecessário visto estas cornetas ficarem completamente tapadas pela entrada de ar principal, no meu caso vou deixar essa peça solta de forma a poder ser retirada para se ver todos os detalhes, isto deve ficar sempre à escolha de cada modelista, uns preferem colar, outros não, cada um poderá fazer da maneira que achar melhor.
Os dutos de refrigeração laterais:
Mais um par de peças que necessitaram de muito pouco trabalho até atingir os resultados pretendidos, a sequência de trabalho foi idêntica às peças anteriores com a única diferença de terem sido depois pintadas de preto semi-brilhante com spray Motip, os restantes detalhes consistiram em pintar as caixas electrónicas de preto mate e preto brilhante, na altura aproveitei também para pintar os pequenos conectores de dourado, no futuro, quando estas peças já estiverem montadas nos seus respectivos lugares vou tentar fazer todas as ligações electrónicas.
Para fazer esse trabalho já me muni de muitas fotografias de referência e, por aquilo que me é dado a ver na maioria das imagens este trabalho não deverá apresentar dificuldades de maior, a única preocupação que irei ter é a de arranjar fios e tubagens em quantidade suficiente e com as espessuras certas para evitar que os detalhes fiquem muito volumosos, fora de escala.
Os amortecedores traseiros:
Ainda à bem pouco tempo tinha mostrado estes amortecedores, na altura tinha começado a pintar as molas de azul, entretanto, já depois de voltar das minhas férias consegui acabar este trabalho na totalidade.
Foi um trabalho fácil mas ao mesmo tempo um pouco minucioso, pois apesar de não ter que efectuar muitas pinturas as mesmas teriam que ser feitas em locais um pouco difíceis de trabalhar, com muito pouco espaço e se não tomasse as precauções necessárias poderia borrar toda a pintura...
Primeiro comecei por pintar os dois topos dos amortecedores de prateado, depois foi a vez de pintar a zona de ligação entre o amortecedor e o tirante da suspensão com uma mistura 50/50 de prateado e dourado, esta operação já se revelou um pouco mais complicada porque ao mínimo descuido poderia pintar também as molas e o topo dos amortecedores, foi por isso um trabalho de paciência e muita calma ajudado pelo facto de ter utilizado tintas enamel da Humbrol que demoram muito a secar, se por acaso tivesse que fazer estes pormenores com tintas acrílicas teria que trabalhar muito mais rapidamente porque estas tintas secam muito rapidamente e é muito difícil corrigir qualquer erro que surja antes das mesmas ficarem secas, é também por esta razão que costumo ter sempre tintas Acrílicas e Enamel da mesma cor, se tiver que fazer pormenores complicados....Enamel...sempre!
Os radiadores:
Aqui nestas imagens estão bem patentes as explicações que dei anteriormente, no último post sobre um dos efeitos de envelhecimento ou sombreado, o "wash".
Na primeira imagem podemos ver as peças depois de terem sido pintadas com o spray da Tamiya TS-30 "Silver Leaf", na altura já tinha pintado também as duas pequenas abraçadeiras de azul mate para conseguir imitar desta forma a cor da borracha.
Aqui é que começa o efeito propriamente dito, neste caso utilizei a tinta acrílica com a referência X-19 da Tamiya, ligeiramente diluída, este tinta é um pouco escura e ao mesmo tempo transparente, ideal para este tipo de trabalhos.
Com a superfície a tratar completamente horizontal ou o mais possível que se conseguir dão-se umas pinceladas bastante carregadas de tinta de forma a cobrir muito bem todo o objecto do nosso trabalho, não se preocupem se a peça ficar suja ou manchada pois mais tarde iremos limpar toda a tinta que estiver a mais.
Este passo vai-se repetindo as vezes que forem necessárias até se conseguir ter a peça completamente preenchida, como podem reparar na imagem para além das aletas do radiador também apliquei este método noutros locais.
Quando tudo estiver seco passamos então à fase de limpeza, para isto vamos precisar de muitos cotonetes e diluente para tintas acrílicas, de preferência da mesma marca da tinta que se utilizou para fazer o "wash".
Molha-se ligeiramente o cotonete no diluente e vamos dar passagens muitos leves por cima da zona tratada, de inicio não sairá tinta nenhuma mas esta primeira passagem vai fazer com que a tinta comece a amolecer.
Nos passos seguintes continuamos a fazer as mesmas passagens, sempre muito ligeiras e sem efectuar quase nenhuma força ou pressão, aí já vão reparar a tinta a sair de uma forma bastante uniforme, nesta altura convém ir trocando várias vezes de cotonete, sempre que o algodão ficar bastante escurecido pela tinta é melhor trocar porque senão em vez de estarmos a retirar a tinta da peça começamos a fazer o contrário, a colocar a mesma tinta que saiu antes de volta no lugar.
Quando acharem que o efeito está ao vosso gosto é melhor parar e limpar as zonas adjacentes da mesma forma, assim a peça ficará limpa e com tinta X-19 apenas na zona que recebeu o tratamento.
No meu caso, depois de ter feito todo este trabalho ainda dei uma demão de verniz mate por cima de toda a zona que foi beneficiada com o "Smoke", assim consigo fazer um contraste entre o brilho metalizado do radiador e as sobras das zonas mais rebaixadas, de resto pode-se ver o resultado final nesta imagem imediatamente abaixo.
Espero que tenham percebido todas as explicações, se por acaso vos ficou alguma dúvida ou têm alguma questão não se acanhem, podem perguntar e comentar à vontade!
Um abraço a todos.
Pedro Costa
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