Thursday, April 8, 2010

Modelismo - Ferrari 126C2 Fujimi 1/20 (8)


Olá a todos.

Como o prometido é devido, hoje vou contar a grande peripécia que se passou na construção deste modelo.

À cerca de 2 meses tinha dado como terminada a fase de pintura das carenagens, foi um trabalho muito cuidadoso e cheio de minúcia para conseguir no fim um resultado que me satisfizesse plenamente, sem erros nem falhas.

Como já contei anteriormente, depois de ter deixado a carenagem a secar muito bem após a pintura, o que se prolongou por duas semanas, foi a vez de colocar os decalques na mesma, esta operação foi muito fácil de concretizar até porque as carenagens são bastante planas, sem relevos ou saliências de maior, mesmo assim nunca deixei de utilizar os habituais produtos ou solventes para decalques.



Depois de ter colocado todos os decalques, tive que lavar muito bem as peças para lhes retirar os restos dos referidos produtos e também para as desengordurar e retirar dedadas, porque as nossas mãos, apesar de muitas vezes não nos apercebermos estão quase sempre com um pouco de gordura.

Para o efeito mergulhei as peças em água bem quente misturada com detergente da loiça e ao contrário das outras vezes, em que deixava as peças de molho durante uns minutos para as mesmas irem dissolvendo a gordura, desta vez não o poderia fazer porque corria o grave risco de ficar sem os decalques, pois eles soltam-se dentro de água.

Neste caso fiz uma lavagem bem rápida, e com uma esponja muito suave, lavei rapidamente todas as peças sempre com muito cuidado para não danificar a decoração.

Depois coloquei as referidas peças a secar durante 3 dias, dentro de uma caixa de um kit já feito, ao fim desses dias de espera chegou a vez de dar o verniz TS-13 da Tamiya, tendo o especial cuidado de não abusar nas doses porque este produto tem a irritante mania de estragar os decalques.

Assim foi, verniz aplicado, três semanas de secagem e pronto para o próximo passo, o polimento, até aqui tudo bem, o aspecto das carenagens era este que se pode observar nas imagens, uma pintura e envernizamento muito bons, só faltava a parte final...



Eis que entra em cena este amigo que podem observar na imagem mais abaixo, o meu gato "Fred".

Brincalhão por natureza, este gato é um espectáculo de animal, muito dócil, amigo e bom companheiro, muitas vezes quando estou a montar os meus modelos, ele senta-se pacientemente no chão, ao lado da minha cadeira, é capaz de ficar assim horas, á espera que eu vá brincar um pouco com ele.

Mas naquele dia não sei o que lhe deu, se estava irritado ou outra coisa qualquer, simplesmente vingou-se da falta de atenção que eu às vezes tenho para com ele.

Estava a preparar as peças para o polimento, a arranjar a bancada de trabalho com todos os utensílios necessários, massa de polir, panos, luvas de borracha, etc.

Enquanto andava neste vai-vem distraí-me completamente e só dei conta que algo estava a correr terrivelmente mal quando ouvi algo a cair no chão do quarto onde habitualmente trabalho no meu modelismo, estranhei, é claro.

Ao chegar ao quarto deparei-me com um cenário de destruição, o gato tinha subido para cima da bancada e lá continuava, alegre a brincar com tudo o que achasse interessante, já tinha derrubado o copo dos pincéis entre outras coisas.

Quando olhei com mais atenção para o chão fiquei completamente gelado, por baixo da bancada estava a carenagem principal do Ferrari, tombada e já a faltar-lhe um bocado, a tampa do compartimento do motor.

Mandei uns gritos ao pobre do animal e quando finalmente vi a peça mais de perto é que caí em mim, com a queda a tinta tinha estalado toda e em algumas partes tinha saído mesmo, vendo-se até o primário...noutras zonas até se podia observar o plástico vermelho...



Pois, com este estrago todo não havia mais nada a fazer, já não podia polir as peças como tinha planeado nesse dia, estava quase acabado, era só uma questão de esperar mais uns dois ou três dias e teria o modelo terminado.

Mas assim não foi, ao invés disso tive que retirar toda a tinta das peças, para o efeito utilizei óleo de travões DOT 4, enchi com óleo um recipiente suficientemente grande para poder albergar as peças danificadas, coloquei-as lá dentro e restou-me esperar que o fluido fizesse efeito.

Ao fim de três dias o trabalho estava feito, a tinta tinha saído quase toda, em algumas zonas mais escondidas tinha que ser retirada com lixa, mais uma vez....lixar de novo!

O único senão foi o facto de ter perdido a decoração que tinha feito com os decalques, por isso tinha que mandar vir uma folha dos mesmos, como não sabia se a Fujimi me poderia facultar a mesma optei pelo Site IndyCals , do Michael Portaro, este amigo fabrica uns decalques de reposição e também outros originais, muito bons e acima de tudo, muito baratos.



Passei os dias seguintes de lixa em punho, a retirar todos os vestígios de tinta e primário, parecia que estava a começar tudo de novo outra vez, que tinha iniciado a construção deste modelo, tentei sempre manter a calma, não valia a pena neste momento fazer as coisas à pressa, poderia arruinar tudo só por causa da vontade de ver o modelo terminado.

Ao fim de uma semana de trabalho árduo o resultado compensou e muito, consegui retirar toda a tinta que ainda se mantinha agarrada ao plástico e no fim de contas, ao olhar bem para as peças achei que desta vez o trabalho com a lixa ainda tinha dado melhores resultados do que a primeira vez, quando tinha começado a montagem.



Agora tenho que repetir tudo de novo, primário, lixa, tinta, decalques, verniz, polimento, etc.

Já tenho as peças em andamento, e em breve volto a mostrar-vos os progressos, este modelo já podia estar terminado, na prateleira para todos poderem ver, mas não!

Se não fosse o GATO!!

Espero que tenham gostado.


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa.

No comments:

Post a Comment