Sunday, April 18, 2010

Modelismo - Ferrari 126C2 Fujimi 1/20 (11)



Olá a todos.


A construção deste modelo está cada vez mais próxima da sua conclusão, falta mesmo muito pouco, só uns pequenos detalhes e brevemente poderei mostrar este trabalho em todo o seu esplendor.

Desta vez vou falar de uma técnica que quase todos os modelistas da temática automóvel utilizam, o polimento da pintura.



Dependendo do tipo de modelo que se está a montar ou também do tempo que se dispõe para fazer o mesmo, muitos modelistas optam por polir as suas pinturas, para assim conseguirem um efeito muito brilhante no acabamento das mesmas e também corrigir eventuais erros que possam ter ficado na mesma.

Outros há que não fazem este passo, preferem pintar o modelo, colocar os decalques e se for caso disso, envernizarem o mesmo e não fazem mais nada além de darem uma limpeza final nos modelos.

No meu caso, como faço quase sempre veículos de competição não abdico por norma de dar uma boa polidela nas carrocerias, até porque, na maioria das vezes costumo envernizar os modelos para proteger os decalques e para evitar que os mesmos se estraguem com o passar dos anos por isso, ao aplicar o verniz consigo que a decoração feita com os decalques fique sempre protegida porque tem uma camada de verniz por cima.

Ao mesmo tempo, se acontecer algum acidente, se deixar cair a peça ou a riscar é sempre mais fácil corrigir o estrago bastando para isso passar um pouco de massa de polir, assim, a peça volta ao normal sem correr o risco de estragar a decoração, coisa que não aconteceria se por acaso não tivesse envernizado o modelo.



Para fazer o polimento do verniz são precisas muito poucas ferramentas ou utensílios, basta ter à mão um pano muito suave, tipo flanela ou então aquilo que eu mais aconselho são aqueles pequenos panos para limpar os óculos, que são muito suaves e podem-se encontrar com muita facilidade em qualquer loja de oftalmologia.

Já temos o pano, agora só falta a massa de polir, eu costumo utilizar a massa de polir da Tamiya, ou "Polishing Compound" que existe em três tipos: a Média, a Fina e a de Acabamento, muitos modelistas utilizam as três massas e aplicam-nas pela ordem que acima descrevi.

Eu só costumo utilizar a massa de grão fino, é uma massa muito suave que serve todos os propósitos da função para a qual foi criada e normalmente não preciso de aplicar mais nenhum tipo de massa.



A operação de polimento é muito fácil de executar até mesmo para aqueles que se iniciaram à bem pouco tempo nestas lides modelísticas, só é preciso ter um pouco de cuidado como vou explicar a seguir.

Começa-se por aplicar um pouco de massa no pano, que deve estar bem seco, e logo de seguida vai-se aplicando no modelo, aos poucos.

Ao aplicar a massa deve-se esfregar a peça com suavidade tentando fazer movimentos circulares ao mesmo tempo que se efectua uma ligeira pressão, não muita, pois por vezes pode acontecer que o excesso de pressão pode retirar demasiada tinta ou até partir alguma coisa, por isso, muito cuidado.

Esta operação vai-se repetindo várias vezes até se conseguir preencher toda a carroceria, á medida que se vai esfregando pode-se notar que as peças ficam com um aspecto baço, sem brilho, é normal acontecer, é sinal que a massa começou a secar e que tudo está a correr bem.



Quando se tiver aplicado a massa de polir em toda a peça é altura de a colocar a secar durante uns minutos, cerca de dez, mais coisa menos coisa, findo esse período de secagem passa-se á fase seguinte, puxar o brilho á pintura.

Desta vez voltamos a usar o mesmo pano, mas convém ter em atenção que não se pode voltar a utilizar as partes que ficaram sujas pela massa do passo anterior, tem que se utilizar uma zona do pano que esteja muito bem limpa.

Aqui o processo é igual ao anterior só que desta vez não se utiliza a massa de polir, basta para isso, ir passando o pano por cima da massa já seca, efectuando os mesmos movimentos circulares e a mesma pressão muito ligeira, e é nesta altura que se começa a ver o resultado no nosso trabalho, á medida que vamos puxando o "lustro" vai aparecendo aos poucos e poucos aquele brilho que fica bem em qualquer modelo.

Se entretanto, depois de se ter dado o polimento não ficarmos totalmente satisfeitos com o resultado final não desanimem, basta repetir tudo de novo, uma e outra vez até se conseguir obter um resultado que nos agrade de sobremaneira.



Como podem ver, até no polimento temos que fazer as mesmas operações vezes sem conta, é por isto que o modelismo é um hobbie que apela muito à nossa calma e paz de espírito, mas o resultado final destas tantas operações repetidas é quase sempre uma satisfação incontornável.

Nas imagens de hoje já podem ver a carenagem polida e também o modelo quase terminado, eu disse quase porque, faltam só uns pequenos pormenores para finalmente dar por finda a construção, tais como: colar os espelhos, colocar o pequeno ecrã na sua posição e finalmente aplicar uns pequenos fotogravados a imitar parafusos na carenagem e já está!

Próximo artigo: FERRARI 126C2 -TERMINADO !!

Por isso, não percam!


Um grande abraço

Pedro Costa

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