Wednesday, April 14, 2010

Modelismo - Ferrari 126C2 Fujimi 1/20 (10)



Olá a todos.


À medida que se aproxima o final da construção deste modelo as coisas vão-se tornando mais fáceis.

Este Kit passou por tantas aventuras ao longo do último ano, foi começado a construir em meados de Fevereiro do ano passado, foi uma construção lenta, com muitos avanços e recuos pelo meio, ajudados pelo facto de muitas vezes não poder despender muito tempo com o modelismo devido às agruras da minha vida profissional, noutras vezes por simples falta de vontade ou mesmo cansaço tornaram esta montagem em algo que nunca me tinha acontecido, demorar mais de um ano para fazer um modelo.

Acresce também o facto de ter parado a montagem durante uns meses devido ao estrago que a carroceria sofreu já quase no final da montagem, mas, felizmente consegui recuperar tudo e por isso cada dia que agora passa é menos um que falta para vos mostrar as tão desejadas fotografias deste modelo terminado.




No último capitulo expliquei as diversas fases de preparação da carenagem para a pintura, desde a preparação com lixa, a lavagem, depois a pintura com o primário branco e finalmente a pintura com a tinta própriamente dita.

Após ter pintado esta mesma peça deixei-a a secar cerca de duas semanas e meia, findo este período de tempo, verifiquei se estava tudo bem com a cor, se não tinha havido escorridos ou zonas com falta de tinta e depois de confirmar que tudo estava bem, passei à fase seguinte nesta lógica de montagem, a colocação dos decalques.




Esta operação é muito fácil de fazer visto a carenagem ser bastante plana, não tem praticamente nenhuma saliência de maior nem muitas irregularidades que tornem difícil a colocação da decoração.

Mesmo assim não descurei a utilização dos sempre úteis amaciadores de decalques, os tão conhecidos Micro-Sol e Micro-Set, utilizei estes produtos mais pela garantia que os mesmos me ofereciam neste tipo de trabalho.

Poderia ter colocado os decalques da maneira tradicional, não haveria problema nenhum, mas como queria envernizar a peça no final resolvi utilizar os produtos acima referido porque, com os mesmos tinha a certeza que a decoração ficaria muito melhor colocada, sem bolhas de ar por baixo dos decalques ou mal colados por exemplo.




Este modelo tem muitos pouco decalques para serem colocados mas mesmo assim demorei cerca de dois dias para concluir esta fase, fiz tudo com muita calma, sem pressas desnecessárias porque acima de tudo queria que ficasse tudo bem seco, na prática só colocava um decalque quando o anterior já estivesse bem seco, até porque, todos eles tinham sido beneficiados com o perigoso Micro-Sol que tem a faculdade de destruir qualquer decalque que tenha sido tocado antes deste produto secar completamente.

Decalques totalmente colocados, fase seguinte: envernizar a peça.

Antes de passar ao envernizamento tive também que lavar a carenagem para retirar os resíduos que estes produtos deixam agarrados às peças, muitas vezes até se tornam bastante difíceis de lavar, tendo mesmo que se esfregar muito bem para se conseguir um resultado satisfatório.

O perigo desta lavagem era o de poder perder algum decalque pois os mesmos saiem muito facilmente com a água, por isso, ao invés de fazer como é costume para a lavagem das peças comuns, em que deixo as mesmas de molho durante uns minutos para amolecer a sujidade e gorduras residuais, desta vez tive que optar por uma lavagem bem rápida com água quente misturada com o útil detergente para a loiça, a peça foi lavada como se de um utensílio de cozinha se tratasse, simplesmente esfreguei-a muito suavemente com uma esponja tentando não danificar a decoração e depois foi só enxaguar com bastante água corrente.




O envernizamento em si é muito semelhante à pintura com a tinta, temos que seguir muito bem os mesmo passos tendo sempre atenção que muitas vezes se não tomarmos as devidas precauções podemos arruinar definitivamente uma boa construção que nos levou horas e horas a terminar.

Eu costumo utilizar o verniz em spray da Tamiya com a referência TS-13 "Clear", ora este menino tem a terrível tendência para arruinar decalques, isto se for dado em quantidades exageradas.

A melhor maneira para lidar com este problema é seguir todos os passos que já expliquei aqui anteriormente para o primário e para a pintura com a agravante de ter que se esperam muito mais tempo entre camadas, eu por norma espero cerca de duas horas, é muito importante também não abusar na quantidade de tinta em cada camada, desta vez dei quatro camadas no total sendo que, as duas primeiras foram muito "light", foram simples borrifos para os decalques se irem habituando aso solventes que o verniz contêm.

As outras já foram mais pesadas, sendo que, de todas aquela em que utilizei mais verniz foi como devem imaginar a última, por isso já sabem: se utilizarem este verniz tenham muito, mas mesmo muito cuidado com o mesmo!




Depois de ter concluído esta operação tornei a colocar a peça a secar muito bem, fechada num armário para assim evitar que agarrasse pó e também para a afastar da luz, porque muitas vezes pode acontecer que a própria luz do sol ou mesmo a luz artificial possam causar alterações nas tonalidades das cores utilizadas.

Espero que tenham gostado, como já repararam este modelo está praticamente terminado, falta muito pouco para ele finalmente ver a luz do dia, neste momento faltam só uns pequenos pormenores para a coisa finalmente estar terminada, no próximo capítulo falarei da última fase de todas no que toca á pintura, o polimento.

Não percam, está para breve.


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment