Para forofos de las manualidades, en este caso hechas de papel, muchos modelos dedicados al anime, cine, papertoys, modelismo en papel, vehículos militares y cosas divertidas.
Wednesday, April 21, 2010
Aniversário - Hoje faz anos...
Olá a todos.
Hoje passam-se precisamente 25 anos sobre a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, foi no dia 21 de Abril de 1985, no Grande Prémio de Portugal, disputado no Autódromo do Estoril.
A F1 voltava de novo a terras Lusas, desta vez no inicio da temporada, não muito distante do último Grande Prémio do ano anterior que tinha fechado a época e onde se decidiu o titulo Mundial a favor de Niki Lauda, que venceu o campeonato com meio ponto de diferença para Alain Prost, e, nessa prova tinha terminado em terceiro lugar um jovem Brasileiro que pilotava um Toleman, ora, o que tem esta história do vencedor do Campeonato a haver com o resto?
Muito, podem crer, pois no ano anterior, em 1984 esse meio ponto de diferença que resolveu o titulo foi atribuído a Alain Prost que, tinha vencido o Grande Prémio do Mónaco, mas a corrida tinha sido interrompida a meio devido ás más condições climatéricas, com muita chuva, e por isso o vencedor só levou metade dos pontos, neste caso 4,5 mas, nessa prova quem mais chamou a atenção foi o tal jovem Brasileiro que debaixo de um verdadeiro diluvio fazia maravilhas, galgando posições umas atrás das outras e já estava no encalço do líder, provavelmente se a prova não tem sido interrompida o tal jovem poderia mesmo ter vencido.
No ano seguinte o jovem Ayrton Senna tinha-se mudado para a mítica Lotus, e no Grande Prémio de Portugal fez aquilo que não o tinham deixado fazer em Monte-Carlo, venceu a prova e venceu muito bem, naquele dia a chuva forte voltou e ele fez aquilo que sabia fazer melhor, pilotar no molhado, deu um verdadeiro recital de condução, saiu pelo menos duas vezes de pista mas conseguiu sempre voltar, deu voltas de avanço a todos os outros pilotos que terminaram a prova excepto a um, o segundo classificado.
E o tal Alain Prost? Esse tinha-se despistado em plena recta da meta, nunca teve muito jeito para correr à chuva, fazia a curvas sempre a medo e nas rectas era mesmo capaz de perder o controlo do carro...
Nesse dia lembro-me de estar sentado na sala com o meu pai e ele disse-me: "Este Brasileiro vai ganhar a corrida e tenho a impressão que não demorará muito tempo até ser campeão."
O resto já todos nós sabemos, é por estas e por outras que ainda hoje o considero o melhor de sempre.
Um grande abraço.
Pedro Costa
Labels:
1985,
aniversario,
ayrton senna,
grande premio,
hoje faz anos,
Portugal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment