Tuesday, June 14, 2011

Modelismo - Lotus 97T (16)


Olá a todos.

Hoje tenho para vos mostrar mais um capitulo de preparação das peças, ou melhor, o artigo de hoje foca-se essencialmente numa sub-secção de um capítulo principal, esta pequena secção e hoje é dedicada exclusivamente à preparação das jantes e dos pneus do Lotus 97T.


Como já vem sendo hábito volto a colocar uma pequena imagem retirada do manual de instruções, nela podemos ver como este passo é bastante simples mas mesmo assim não menos importante que os demais.


Assim sendo, vamos ao que interessa, decidi começar pelas jantes, estas quatro peças eram as únicas do kit que nos eram fornecidas já com a pintura efectuada, por norma estas pinturas feitas pelos fabricantes são muito imperfeitas e na maioria das vezes as peças ficam até com um certo ar de brinquedo para crianças tal é a qualidade dos acabamentos nos cromados ou nas peças pré pintadas, na grande maioria das vezes os modelistas optam por retirar a pintura fornecida e fazerem uma completamente nova, foi esse também o meu caso.


A melhor forma de retiramos ao efeito cromado a estas peças é mergulhá-las em lexivia pura e na grande maioria dos casos ao fim de uma hora já não temos vestígios de pintura nos plásticos, no caso destas jantes o trabalho demorou mais um pouco talvez devido ao facto das jantes não serem verdadeiramente cromadas mas pintadas num tom muito próximo do alumínio polido, mesmo assim ao final de duas horas e meia já não existiam quaisquer indícios que nos fizessem lembrar as peças conforma vieram de origem.

Para completar as jantes faltava só fazer a já habitual limpeza de irregularidades e remoção das marcas de moldagem, o trabalho foi o mesmo de sempre: primeiro uma passagem com lixa de grão #600 logo seguida de lixa #1000 desta vez acompanhada de muita água, foi fácil e rápido, foram talvez as peças que menos trabalho deram até ao momento.


Logo de seguida chegou a vez dos quatro pneus de chuva do modelo, foi a primeira vez que tomei contacto com pneumáticos deste género para carros de Fórmula 1 e posso desde já adiantar que são de uma qualidade tremenda, estão muito bem esculpidos, com todos os detalhes da banda de rodagem presentes e com as dimensões correctas, uma agradável surpresa...

No caso dos pneus dediquei-me em exclusivo à remoção da marca central que os mesmo possuíam, esta marca é causada pela união dos dois moldes e na maioria das vezes costuma ser de dimensões consideráveis, no caso dos pneus deste Lotus a mesma era quase imperceptível, só se notava em algumas zonas e também aqui bastou lixar a zona de rodagem com as lixas #600 e #1000 e num ápice consegui eliminar as juntas de união, e assim, em menos de nada consegui avançar mais um pouco na preparação das peças deste modelo, em breve, ainda faltam mais alguns passos com as respectivas peças associadas, muito em breve começarei naquela fase que todos gostamos e que no fim de contas é a alma do modelismo: a pintura!


Um grande abraço.

Pedro Costa

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