Sunday, June 19, 2011

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Fiat Mefistofele


Olá a todos.

"Em acção, os 21.7 litros deste Fiat eram tão diabólicos que os observadores da imprensa o chamaram imediatamente de Mephistopheles, o nome Italiano para demónio.

O Fiat Mefistofele  começou a sua vida em 1908 como Fiat SB4 de Grande Prémio, a sua transmissão por corrente faziam dele logo à partida um modelo diferente dos demais carros de corrida da altura, este modelo utilizava um motor com nada menos que 18 litros de capacidade composto por duas unidades de cilindros ligadas entre si.

Em 1922 quando competia em Brooklands nas mãos de John Duff o motor sofreu uma avaria considerada por muitos como a maior explosão de um motor na história da competição automóvel, um dos blocos de cilindros explodiu e separou-se literalmente do resto do motor arrastando para o ar pedaços da capota e vários outros componentes do motor.

Após este incidente Duff perdeu todo o interesse no carro, abandonando-o, na altura estava mais preocupado em fazer da Bentley uma marca vencedora nas míticas 24 Horas de Le Mans, entretanto as sobras do modelo destruído foram compradas surpreendentemente por Ernest Eldridge

Eldridge olhou para o motor de 18 litros e chegou à conclusão que o bloco de cilindros era muito frágil nas suas zonas laterais tomando como base de comparação o motor do seu Isotta-Maybach no qual estava montado um motor Maybach de 20,5 litros acoplado a um chassis alongado de um  Isotta-Fraschini de 1907.

Eldridge conseguiu adquirir um motor de 21,706 litros proveniente do dirigível Fiat A-12 Bis, este motor de seis cilindros com refrigeração liquida e uma árvore de cames montada na cabeça e que desenvolvia cerca de 260  cavalos era também utilizado na altura em aviões como o S.I.A. 7B1, Fiat R-2, nos S.A.M.L.S-2 de reconhecimento e no bombardeiro Caproni CA 46, reza a história que Eldridge teve que alongar o Mefistofele para poder acomodar este novo motor e que neste processo utilizou partes de um autocarro Inglês da altura.


O carro reconstruído não era nenhum objecto feito à pressa, pelo contrário, foram despendidas muitas horas de trabalho para tornarem este modelo num carro bastante elegante onde se destacava a sua cauda estilizada e bastante aerodinâmica e também a grande distancia das rodas dianteiras ao radiador, uma inovação na altura e que ainda não tinha sido vista em nenhum carro até então.

O motor também foi objecto de atenção por parte de Eldridge que o modificou substancialmente dotando-o de quatro válvulas por cilindro, 24 velas de ignição aliadas a magnetos Magnetti-Marelli estavam encarregadas de produzir as faíscas para inflamar a gasolina que agora era incorporada no motor através de dois carburadores, o Mefistofele produzia agora 320 cv às 1800 rotações por minuto compensadas por uma taxa de compressão de 5:1, a transmissão da potência às rodas traseiras era feita por uma corrente de transmissão e para surpresa de muitos o modelo não possuía travões nas rodas dianteiras que ajudassem a parar as 2 toneladas de peso em competição.

Logo na sua estreia em Brooklands no inicio de 1923, Eldridge consegue estabelecer o seu primeiro recorde para a 1/2 milha em arranque parado, mais tarde, no dia 12 de Julho de 1924 em Arpajon na França o mesmo modelo quebrou o recorde absoluto de velocidade tendo conseguido um registo de 234,97 Kms/h!

Este verdadeiro demónio da velocidade conseguiu também estabelecer vários recordes nas distancias de 5 e 10 kms lançados"

Fonte: Big Scale Models


Um grande abraço.

Pedro Costa

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