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Tuesday, June 21, 2011
Youtube F1 Onboard - Didier Pironi em Watkins Glen
Olá a todos.
Hoje voltamos a reactivar a rúbrica "Youtube F1 Onboard", foi criada especialmente para podermos reviver em conjunto a história da Fórmula 1, como eram os carros de antigamente, os circuitos e os pilotos, para isso nada melhor que representarmos estes tempos sob a forma de vídeos "onboard" onde possamos ver como era díficil pilotar um carro de Fórmula 1 em pistas muitas vezes sem as minimas condições de segurança para a prática deste desporto.
Hoje apresento-vos um dos circuitos que ainda hoje deixa saudades a muitos dos amantes de F1, principalmente os Americanos, vamos então conhecer mais um pouco do "Watkins Glen International".
"O Watkins Glen International, mais conhecido entre os fãs por "The Glen" é um autódromo localizado perto da cidade de Watkins Glen, na zona sul do lago Séneca, é conhecido no mundo inteiro como o circuito que albergou mais Grandes Prémios de Fórmula 1 nos Estados Unidos da América (esteve no calendário durante 20 anos, entre 1961 e 1980).
Após duas provas de Fórmula 1 mal sucedidas nos Estados Unidos (Sebring, Florida em 1959 e Riverside, Califórnia em 1960) que os promotores estavam à procura de um novo local para organizarem o GP dos E.U.A. de 1961. Faltavam apenas seis semanas para o GP de 1961 quando os organizadores se decidiram pelo circuito de Watkins Glen como o local escolhido para albergar a última prova do ano.
A sua decisão baseou-se no facto do circuito ter recebido muito recentemente obras de melhoramento para uma prova de Fórmula Libre e de onde se destacavam os edifícios das boxes feitos ao estilo Europeu, com edifícios cobertos para albergar as equipes ao contrário dos que eram utilizados até então nos Estados Unidos (simples caixas sem tecto, separadas da pista por um pequeno muro)
Nessa prova participaram sete pilotos Americanos e a mesma foi vencida por Innes Ireland com a estrela local, Dan Gurney na segunda posição, o grande desapontamento foi o aparecimento do novo Campeão do Mundo como "Grand Marshal" do evento ao invés de participar ao volante do seu Ferrari Shark Nose, esta ausência era justificada pela morte recente do seu colega de equipe Wolfgang von Trips em Monza, a prova anterior.
O Grande Prémio dos Estados Unidos transformou-se rapidamente numa tradição outonal quando as multidões de seguidores começaram a ser cada vez maiores e se reuniam desde muito cedo na zona do circuito para assistirem a uma prova cheia de cor e movimento, a corrida era também ela muito popular entre os próprios pilotos e equipes pois os prémios oferecidos (em dinheiro) eram muito superiores às demais provas do calendário anual.
A prova recebeu por várias vezes o prémio de melhor GP de F1, o prémio de melhor organizado e melhor da temporada em 1965, 1970e 1972.
Uma das caracteristicas do USGP era o "starter" da prova, " Tex" Hopkins era conhecido por usar sempre um fato em tons alfazema e um grande charuto ao mesmo tempo que dava a partida para a prova e mais tarde a bandeirada de xadrez aos vencedores, era conhecido por atravessar a pista a correr, com os carros já parados na grelha e assim que chegava ao lado oposto saltava e em pleno ar agitava a bandeira dos Estados Unidos dando assim inicio à prova, no final fazia exactamente o mesmo abanando energicamente a bandeira de xadrez.
Antes da prova de 1971 o circuito recebeu remodelações profundas ao nível do percurso tendo o mesmo sido aumentado através da construção de um novo sector chamado "The Boot", com estas alterações o comprimento total da pista passou de 3,78 kms para 5,435 kms, o novo sector atravessava uma zona de arvoredo, com várias subidas e descidas, curvas cegas na sua maioria em declive. Foram também construídos novos edifícios para as boxes logo ao lado da nova recta da meta, muito mais comprida que a anterior.
Apesar das melhorias o circuito continuava incapaz de responder às mais recentes regras de segurança, feitas para proteger os pilotos e os carros que nesta altura viviam uma verdadeira escalada de potência e inovações tecnológicas como o efeito de solo surgido nos finais dos anos 70, se muitos não acreditavam nas reivindicações dos pilotos ficaram convencidos aquando das mortes de François Cevert e Helmut Koinigg, ambos decapitados pelos rails após de despistarem em zonas de alta velocidade (Cevert obteve a sua primeira e única vitória neste mesmo circuito um ano antes do seu acidente fatal)
Finalmente, os distúrbios cada vez mais graves provocados por gangs criminosos e a falta de pagamento dos $800.00 Dólares em prémios às equipes e pilotos deram a machadada final num dos mais belos circuitos Americanos, desde 1981 até aos dias de hoje a Fórmula 1 nunca mais visitou Watkins Glen"
Fonte: Wikipédia
Contada a história é altura de acompanharmos Didier Pironi enquanto efectua uma volta rápida pelo velho "Glen", reparem na luta que o pilotos tem com o volante do seu Tyrrell para conseguir manter o carro em pista em algumas das curvas do circuito, era assim que se conduzia antigamente, depressa, sem medo e com vontade de ganhar, hoje todos sabemos como é...
Um grande abraço.
Pedro Costa
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