Sunday, June 19, 2011

Modelismo - Lotus 97T (17)


Olá a todos.

Enquanto a minha vida profissional se encontra estável (na próxima quarta-feira vai mudar tudo...outra vez) vou continuando a minha empreitada, preparar as peças do Lotus 97T para mais tarde receberem o primário e logo depois a pintura, nesta última semana dediquei-me exclusivamente à preparação de todas as peças que formam a asa traseira.


A montagem da asa traseira está descrita no sub-capítulo "I" e onde nos é mostrado quais são as peças necessárias para conseguirmos levar a nossa tarefa avante, no total são precisas só cinco peças mas nem por isso o trabalho se apresentou fácil de executar muito por culpa da forma que o fabricante encontrou para moldar a própria asa.


Como podemos ver nas instruções que forneço acima temos que começar por colar as duas metades da asa principal, o que neste caso se torna um pouco complicado pois teremos que rectificar as juntas da colagem, um trabalho que vai ser dificultado pela existência dos topos laterais já pré-moldados na peça principal, este tipo de moldagem é completamente diferente daquilo que a grande maioria dos fabricantes utiliza, todos eles costumam fornecer os dois topos laterais como peças independentes o que facilita e muito o trabalho na própria asa maior.


Comecei por colar as duas peças com cola Tamiya aplicada com pincel e quando achei que as peças já estavam suficientemente firmes preenchi a zona de união das duas metades da asa com Super-Cola 3 para desta forma conseguir disfarçar toda a zona e fazer com que tudo se assemelhasse a uma única peça, os único cuidado que tive em conta foi o de evitar colocar demasiada cola junto aos topos laterais para evitar que a mesma formasse uma zona curva ao invés de um ângulo de 90º, para ajudar a manter as peças no local enquanto secavam utilizei as fieis molas da roupa em madeira que têm a vantagem de não marcarem o plástico ao contrário das similares fabricadas em plástico rígido.


Quando tudo secou chegou então a altura de disfarçar as zonas onde tinha aplicado anteriormente a Super-Cola 3, para isso muni-me das já habituais lixas de grão #600 e com elas removi a grande maioria da cola que tinha aplicado sem contudo atingir as superfícies plásticas da asa, logo depois utilizei lixa mais fina, de grão #1000 e através de sua utilização com o auxilio de água consegui finalmente corrigir as superfícies e deixá-las como se fossem uma única peça, na altura aproveitei também para remover todas as irregularidades existentes nas outras zonas da peça, nomeadamente nos topos, tanto na zona interior como na exterior onde por incrível que pareça existiam grandes desníveis nas paredes verticais.

Peça maior terminada, chegou a vez de passar às restantes, decidi então terminar o aileron e comecei por fazer a preparação da asa menor, aquela que fica colocada logo acima da maior e que é composta por duas pequenas aletas, não precisei de muito trabalho para atingir o resultado pretendido, bastou limpar as zonas de ligação às árvores de suporte e preencher duas pequenas marcas de injecção que estavam localizadas na zona posterior da pequena asa, o processo foi o mesmo de sempre: encher as marcas com uma pequena gota de Super-Cola 3 e fazer as correcções necessárias com as lixas que falei anteriormente neste artigo e também desde que iniciei a preparação deste kit.

Logo de seguida, já que estava com a mão na massa, continuei de imediato com as duas peças que ainda restavam, limpei o suporte vertical da asa, uma peça com um formato um pouco irregular, cheia de arestas e formas um pouco fora do comum, por sorte não tinha praticamente defeitos de moldagem e em menos de nada tinha mais uma peça pronta para a montagem de todo este conjunto.

Para terminar faltava só fazer a limpeza da peça mais frágil de todas, um pequeno tirante que tem por função fazer o reforço dos dois topos laterais para evitar que os mesmos vibrem ou abanem em demasia com a força do ar que passa pela asa traseira, este pequeno tirante tinha como principal defeito o excessivo tamanho das duas pontes de ligação às "sprues", eram demasiado espessas e o trabalho de remoção poderia tornar-se um pesadelo se por acaso quebrasse o fino tirante ao tentar cortar as uniões, no final tudo correu bem e finalmente podia montar toda a asa e finalizar este capítulo.


Foi o que fiz, colei todas as peças pela ordem pedida no manual de instruções e o resultado final foi este que está patente na foto imediatamente acima, uma asa terminada a aguardar pelo primário e mais ainda pela tinta preta, imagem de marca destes Lotus.

Por último volto a referir a minha inteira disponibilidade para vos ajudar em qualquer dúvida que possam ter, não se acanhem, enviem-me um E-Mail ou deixem simplesmente um comentário no Blogue, todas as dúvidas, perguntas e pedidos de ajuda serão respondidos no mínimo espaço de tempo possível, para bem do modelismo.


Um grande abraço.

Pedro Costa

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