Olá a todos.
Por muito que me custe só tenho conseguido publicar os novos avanços na preparação deste modelo com intervalos de uma semana, a minha vida neste momento assim o obriga mas de qualquer forma vou sempre conseguindo fazer mais alguma coisa nas várias peças deste kit.
Esta semana, ao contrário das outras foi tudo menos produtiva naquilo que toca ao modelismo, estive extremamente ocupado a nível profissional e mais ainda a nível pessoal e o resultado desta completa falta de tempo é hoje aqui apresentado, todas as imagens que mostro hoje, do passo de construção nº16 já foram aqui publicadas e são no fim de contas trabalhos que já efectuei à algum tempo à laia de pequenos avanços, de qualquer forma é mais um capítulo terminado, não com a velocidade desejada mas com aquela disponível de momento, passemos então ao "trabalho":
Este capítulo de construção é todo ele muito simples, não existem ou não são necessárias grandes doses de empenhamento e basicamente só necessitamos de colar as várias peças que nos são pedidas, neste caso, como ainda estamos na fase de preparação temos só que fazer as correcções necessárias para mais tarde passarmos à pintura e finalmente à montagem de tudo de forma a conseguirmos montar este Lotus 97T na sua totalidade.
Colocação dos topos laterais do extractor de ar traseiro:
Estas imagens mostram-nos o trabalhos que efectuei à algum tempo atrás, na altura dediquei um artigo bastante extenso à preparação do fundo do carro e na altura decidi que era melhor colar estas pequenas peças do que esperar pela fase de montagem final, desta forma consegui um acabamento nas superfícies muito mais cuidado, sem nenhum tipo de irregularidades ou marcas de colagem, assim todo este conjunto ficou com o aspecto de uma peça só (como era na realidade) ao invés de parecer uma construção independente.
O artigo que retrata todo o trabalho efectuado no fundo do carro com as devidas correcções pode ser encontrado aqui.
Montagem dos deflectores de ar dianteiros:
À semelhança das peças mostradas anteriormente, também aqui, no caso da asa dianteira todo o trabalho que mostro hoje foi também já objecto de uma artigo pormenorizado onde aproveitei para fazer a montagem de todo este conjunto aerodinâmico e também para colar na mesma altura os dois pequenos deflectores de ar que ficarão colocados logo atrás das rodas dianteiras, desta forma e a semelhança do fundo do carro, todo o processo destina-se a facilitar o processo de pintura visto todas as peças terem a mesma cor e não necessitarem de ser pintadas em separado, assim, da mesma forma, todo o conjunto fica muito mais forte ao nível da construção até porque é sempre preferível colar as peças da mesma cor antes da pintura, se o fizermos depois temos sempre a sensação (real) que a colagem não ficou com a dureza necessária e que ao mínimo toque tudo se pode desmontar.
Mais uma vez deixo aqui o link para o texto onde abordei a montagem deste conjunto da asa dianteira e dos pequenos deflectores de ar.
Tubagens de água de arrefecimento:
De todos os artigos que escrevi, este é talvez o mais recente onde aparecem as peças deste post, foi no passado dia 18 de Maio que mostrei estas tubagens de água de arrefecimento do motor e na altura disse também que tinha feito a limpeza destas duas peças cheias de curvas e contra-curvas quase por engano, não que não o quisesse fazer mas como tinha acabado de preparar a peça no centro da imagem (que representa o tubo de entrada de óleo para o motor) e como ainda tinha algum tempo disponível decidi também fazer a limpeza destes pequenos tubos e dessa forma dei um pequeno "salto" no livro de instruções, não é nada de grave mas às vezes acontece, estamos de tal forma entusiasmados com o trabalho que nem damos pelo tempo passar...
Para não fugir à regra do texto de hoje, também deixo aqui o link para o texto que escrevi no dia 18 de Maio passado e onde mostro e explico com mais pormenor o trabalho desenvolvido nestes dois coponentes mecanicos.
Ecrã e farol de sinalização traseiro:
Para terminar mostro-vos uma fotografia dos dois únicos componentes em plástico semi-transparente deste modelo, o objecto de maiores dimensões ainda preso à sprue é o ecrã do cockpit, esta peça não necessitará de nenhum tipo de pintura pois a sua coloração já é a correcta, o único trabalho que terá que ser feito é o já habitual processo de limpeza de algumas irregularidades nomeadamente a remoção da ligação à árvore de suporte, é um trabalho um pouco arriscado pois a peça é muito fina e qualquer aplicação de força excessiva pode resultar na quebra desta peça, tudo isto é agravado pelo facto de não podermos voltar a colar ou a reparar esta peça pois como a mesma terá que ficar transparente todo e qualquer trabalho que se tente fazer para corrigir o erro vai sempre notar-se.
A outra peça mais pequena, essa sim faz parte deste passo de construção, é o farol traseiro do Lotus, na imagem podemos ver que o mesmo já está destacado da sprue mas ainda falta remover a zona de ligação à árvore assim como dois pequenos pinos que estão colocados em cada lado do pequeno farol, posso desde já adiantar que este foi o único trabalho que consegui fazer nestes últimos dias, muito pouco como podem ver, mas o modelismo é assim mesmo: é acima de tudo um hobbie para as nossas horas livres e não uma obrigação e assim é que deve continuar...sempre!!
Continua......
Um grande abraço.
Pedro Costa
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