Wednesday, August 12, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (8)


À medida que se aproxima a parte que eu gosto mais neste processo de construir modelos à escala ou seja, a pintura, tenho tentado fazer um "forcing" final para conseguir acabar todas estas peças.
È um processo muito moroso, que envolve muita paciência, muitas horas gastas a tentar melhorar o que neste caso já é bastante bom, tentar aproximar as peças o mais possível da perfeição.
Como tenho explicado anteriormente, estou na fase de betumagem e correcção de eventuais defeitos de construção, seja através de remoção de marcas de fabrico, enchimento das mesmas,etc.
Desta vez a sorte calhou àquelas peças que fui deixando para o fim, por norma deixo para a parte final desta fase peças, ou conjuntos de peças que depois de coladas vão formar outra e, só depois de preparar cada uma, colá-las é que posso tratar dessa peça única como sendo um todo.

Passo a explicar: Nas seguintes imagens apresento-vos várias peças que no caso deste kit vêm divididas em duas ou mais partes, não quer dizer que venham cortadas ao meio, ou seja, cada uma precisa de uma ou mais peças para formar uma peça completa, para percebermos melhor vamos às fotos....

Na imagem acima, temos os quatros discos de travão, todos eles são constituídos por duas metades, a face que está voltada para cima é colada na outra que está assente no plano de fotografia, como os discos são ventilados, têm aquelas palhetas de refrigeração que ficam no meio das duas metades.

Outra coisa bastante interessante é que neste modelo temos a possibilidade de fazer girar as rodas juntamente com os discos, ficando assim as pinças de travão fixas aos cubos das rodas, tal e qual como num veiculo verdadeiro. É uma novidade porque na maioria dos kits de Fórmula 1 que conheço isto não acontecia, os discos por norma já vinham moldados em conjunto com as pinças e, por isso não rodavam, ficavam estáticos.


Nesta imagem, podemos ver o cubo de fixação das rodas traseiras, também ele constituído por duas peças que, como se pode observar temos a peça maior, que está deitada e depois temos aquele pino vertical que é encaixado por detrás da peças mãe, este pino é o local onde irão encaixar os discos de travão, na imagem também se podem vislumbrar dois pequenos pinos em cada peça, são os suportes para as pinças de travão, já se começa a perceber como vai funcionar a coisa, não é??

Aqui temos o exemplo de peças feitas de duas metades, neste caso temos os colectores de admissão e as ponteiras de escape.
Os colectores são, como se deve notar as peças que têm três tubos mais pequenos numa das faces, esses tubos já vêm moldados numa das metades e, depois de tudo pintado e pronto para montagem vão encaixar nas rampas de injecção que já se encontram coladas no bloco do motor.
No caso dos escapes, a coisa já muda de figura, apesar se serem também duas metades coladas uma na outra, no total são três peças....confusos??
Depois de se colar as duas metades de cada escape ainda temos que adicionar um pequeno travessão que fica colado mesmo na saída do bocal, este travessão servia de difusor para melhor dissipar os gases.
Na imagem pode-se ainda notar que as ponteiras tinham umas protecções que se estendiam para lá do fim das mesmas, estas serviam para evitar que os gases fossem direccionados para trás, ao mesmo tempo protegiam o motor das agressões provocadas pelos gases a altas temperaturas.


Como a explicação já vai longa e sei que, ás vezes quando começo a descrever algo tenho por hábito alongar-me até conseguir que as pessoas se desinteressem daquilo que estou a falar, por hoje é tudo.
Espero não ter sido muito complicado, tentei sintetizar tudo de forma a poder ser entendido, poderá haver alguns termos técnicos mais complicados mas, vou tentar sempre que possível evitar utilizá-los.
Como já vem sendo normal nestes posts, tenho que pedir desculpa....mais uma vez pela má qualidade das fotos, prometo que em breve vou mostar aqui fotografias de melhor qualidade.
Um grande abraço modelistico

No comments:

Post a Comment