Sunday, August 23, 2009

Modelismo - Ferrari 126CK Fujimi 1/20 (11)



Olá a todos, vamos continuar com a construção do Ferrari 126CK, na continuação do último artigo , em que vos mostrei as peças já com a camada de primário, para, como disse na altura fazer uma "cama" para a tinta própriamente dita e, também para descobrir irregularidades que me possam ter passado despercebidas aquando da primeira fase de preparação.
Depois de ter deixado secar bem o primário, fui à procura de algum erro nas peças e não é que existia mesmo, por norma torna-se muito difícil conseguir preparar tudo sem deixar passar nada ao lado e assim foi, como já vos tinha explicado , as entradas de ar para refrigeração dos discos de travão, tanto dianteiros como traseiros vêm divididas cada uma delas em duas metades, que têm que ser coladas e depois muito bem lixadas para evitar notar-se qualquer marca de junção.
À primeira vista parecia tudo bem, eis quando depois de dar o primário e de uma vistoria mais minuciosa descobri erros em todas elas, precisamente nas zonas de junção:



Quando isto acontece, temos que lixar a zona afectada com lixa de água #1000, de preferência com água para ajudar na lubrificação da própria lixa, não é necessário lixar a peça toda, só a zona afectada, como podem ver na foto acima, as zonas assinaladas a vermelho eram as partes defeituosas, já lixei, consegui corrigir a situação mas, como se pode ver, a camada de primário nessas zonas desapareceu.
Agora tenho que tornar a dar mais uma camada fina de primário e depois repetir todo o processo, fazer uma inspecção visual para ver se ficou tudo bem, se estiver tudo impecável, estas peças seguem, como todas as outras que se encontram nas fotos abaixo para a fase seguinte, a pintura.
Todas as peças que vos mostro a seguir não tinham defeitos de preparação e, sendo assim seguem para a parte que eu gosto mais neste hobby, a pintura, com todas as cores que nos pedem nas instruções, adoro a sensação de ver o modelo ganhar vida cada vez que pintamos uma peça, deixamos de ter um monte de peças todas cinzentas, para começarmos a ter algo que já se parece com o objectivo final.....um carro.
Mas antes de começar na fase da coloração ainda tenho que lavar muito bem todas as peças, porque o primário deixa uma película muito fina de um pó agarrado ás peças, que tem que se tirar para não se correr o risco de ficarmos com uma pintura toda cheia de grainhas, e que, iria arruinar o modelo definitivamente.
Para lavar as peças vou utilizar o vulgar detergente da loiça, que têm um poder de lavagem muito bom e também vai ajudar a desengordurar as referidas peças.....quem não gosta muito desta brincadeira é a minha "mais que tudo" que, se queixa que lhe dou cabo do detergente e ainda por cima não lavo a a loiça.......mas enfim.
Seguem as fotos das diversas peças:





Nas fotos acima temos o fundo do carro, como podem reparar, na segunda foto existem duas zonas sem primário, são as zonas de encaixe do motor e da monocoque, preferi mascarar essas zonas para evitar receberem primário e também, para não comprometer o encaixe quando já estiver na fase de montagem e colagem.




Nesta foto temos várias peças do conjunto mecânico, motor, discos de travão, escapes,braços de suspensão, o suporte do aileron traseiro, etc





Aqui podemos observar mais um conjunto de peças, as mais reconhecíveis são as maxilas de travão, que são as quatro peças iguais.

Também se podem ver, à direita da fotografia umas peças sem primário, isto deve-se a ter acabado a respectiva matéria prima, tenho que ir comprar mais uma lata para acabar o trabalho, mas não é nada que me dê cabo da cabeça, não é o fim do mundo.





Acima, temos talvez as peças mais conhecidas do modelo, isto para quem é pouco batido nestas coisas do modelismo, podem-se ver as jantes, o banco, entre outras.

Também são reconhecíveis as várias asas que irão fazer parte dos ailerons, na foto são as peças que estão pintadas de primário branco, isto deve-se ao facto das laterais da asa dianteira e também os topos laterais da asa traseira terem que ser pintados de vermelho, e por isso se pintasse com primário cinza a vermelho final iria sair escuro demais quando comparado com as restantes peças que farão parte da carroceria.

Só depois de pintar as partes vermelhas, principalmente na asa dianteira, terei que fazer uma máscara para poder pintar o resto da peça de alumínio polido.




Como a explicação foi longa, por hoje vamos ficar por aqui, espero que estejam a gostar, eu estou, e também estou a dar o meu melhor para vos mostrar como se constroi um Kit, se tiverem dúvidas, não hesitem, perguntem, ou então se estiverem a gostar, deixem um comentário, um resto de bom fim de semana para todos vocês.


Um grande abraço


Pedro Costa


Nota: Acabei de escrever este post mesmo a tempo de começar o Grande Prémio da Europa de Fórmula 1, que ganhe o melhor.

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