Thursday, August 13, 2009

Modelismo - Novos Lançamentos

Copersucar-Fittipaldi FD01 - 1975
Iritani 1/20


Não sei se se pode chamar uma novidade ou um novo lançamento, este kit que vos mostro hoje é uma reedição de outro que entretanto foi descontinuado, trata-se do Copersucar-Fittipaldi FD01 à escala 1/20 da marca Brasileira Iritani, uma marca que se tornou conhecida no mundo inteiro por fazer quase artesanalmente kits em resina de carros que fizeram história na Fórmula 1.
O seu fundador é Luis Iritani, um Brasileiro de origem Japonesa, que desde muito cedo foi um apaixonado por este hobbie, além disso o Luís trabalhou na Tamiya Brasil, onde aprendeu muitas das técnicas usadas na moldagem destes modelos e também no processo de fabrico.
Aproveitando a onda de ter sido restaurado o primeiro Copersucar-Fittipaldi, a marca voltou a editar este kit que já estava fora da linha de produção à bastante tempo. Tem várias novidades, uma delas é a possibilidade de fazer duas versões do veículo, ambas do Grande Prémio da Argentina de 1975, quando o carro se estreou no grande circo.
As diferenças como se pode ver nas fotos anexas são bastante óbvias, na primeira foto temos a versão que correu no Grande Prémio própriamente dito.
É um modelo muito vistoso, com uma cor muito bonita e com o inconfundível colibri pintado nas laterais.


Na sengunda fotografia temos a versão que participou nos treinos em Buenos Aires, a primeira diferença e que salta logo à vista é a dupla entrada de ar para admissão e refrigeração do motor montada no topo da carenagem, mesmo por cima da cabeça do piloto, esta entrada de ar não foi utilizada na corrida.





O kit é em resina, material caro por natureza e também a matéria prima de eleição para muitas marcas de modelismo, que como a Iritani, gostam de apresentar modelos bastante exclusivos e, por norma bastante caros também...

Na imagem abaixo, que encontrei no site da loja Slick Model podemos ver as peças que compõem o carro, são muitas mas apesar de tudo, e, neste caso até se compreende, o modelo não tem motor, também não fazia sentido trazer porque como se pode ver nas fotos, este carro era completamente carenado, foi o primeiro carro de Fórmula 1 a ter uma carenagem envolvente, que cobria todo o veículo, a ideia era melhorar a aerodinâmica mas no fim de contas revelou-se um problema pois, o motor aquecia em demasia.

Este kit é composto por:



- 7 peças plásticas
- 58 peças em metal branco
- 1 folha de fotogravados com 30 peças em aço inox
- 8 peças em resina
- Pneus em borracha
- Para-brisas pré moldado em vacuumform
- Rodas dianteiras em aluminio maquinado
- Molas de suspensão verdadeiras
- Tecido para se fazer os cintos de segurança
- 1 folha de decalques
- Cola para metal
- Manual com 17 páginas




Na foto abaixo, temos as folhas de instruções, muito completas e que vêm em Português e Inglês, mais uma inovação nestes kits Iritani.



Como disse anteriormente, estes kits em resina são por norma muito caros, e pior que isso, em Portugal não se encontram à venda, tendo que se comprar via Internet no Estrangeiro com a agravante de nunca sabermos bem o que estamos realmente a comprar, depois ainda ficamos sujeitos a todo o tipo de situações que podem surgir durante o envio, desde o kit ficar danificado ou mesmo destruído até se perder ou mesmo ser roubado.....e para quem vai pagar uma pequena fortuna por esta peça é um risco muito grande.
Sim, uma pequena fortuna, eu já vi em várias lojas online e o preço desta jóia anda por volta dos 150 Euros, mais os portes de envio, não acham que é arriscar??

Espero que tenham gostado, amanhã volto com mais actualizações no Ferrari 126CK.

Um abraço

No comments:

Post a Comment