Monday, April 13, 2009

Brabham BT46




Olá, neste momento acabei de passar verniz na carroceria do Ferrari para selar os decalques e evitar o seu envelhecimento, e, como tenho que esperar uns bons dias para secar bem, vou entretanto começar outro kit, neste caso o Brabham BT46 - Alfa Romeo, versão conduzida por Niki Lauda na época de 1978, após o mesmo ter deixado a Ferrari depois de ter sido campeão do mundo por ter entrado em rotura com a mesma.

O kit é da Tamiya , série 1/20 grand prix collection,item 20007, contém várias grelhas, não tantas como os modelos mais recentes, mas que nos permitem fazer um modelo muito bom e aceitável.


"A equipe Brabham (Brabham Motor Racing Developments) foi fundada pelo mundialmente famoso piloto Jack Brabham, que em 1966 tornou-se no primeiro a vencer um Grande Prémio tripulando um carro contruído por si e com o seu próprio nome.

Jack Brabham venceu o Campeonato do Mundo em 1966 e Denny Hulme deu o segundo titulo á marca em 1967.

Em 1971, a equipe foi adquirida por Bernard Ecclestone , (Bernie....) , que contratou para desenhador o talentoso Sul-Africano Gordon Murray.

O resultado dessa parceria foi o Brabham Bt42 , sucedendo-lhe em 1974 o Brabham Bt44, que venceu três Grandes Prémios nas mãos do piloto Argentino Carlos Reutemann.

Em 1975 a equipe, patrocinada pela Martini,venceu mais duas corridas. No fim de 75, Ecclestone tomou a decisão de abandonar o extremamente competitivo motor Ford Cosworth em favor do motor Alfa-Romeo de 12 cilindros opostos que a marca vinha desenvolvendo e que esperavam, se tornasse num motor vencedor.

A dupla de pilotos escolhida foi, o Irlandês John Watson e o Brasileiro Carlos Pace, e , quando o desenvolvimento do carro (BT45) e do motor estava a ponto de dar frutos, Carlos Pace faleceu num acidente aéreo. Foi Watson quem transportou literalmente a equipe ás costas durante este triste período, e mesmo assim, emergiu como um dos pilotos mais competitivos de 1977.

Em 1978, já com o patrocinio da Parmalat, e com mais uma criação de Murray, o Brabham BT46, a equipe contrata o actual Campeão do Mundo, Niki Lauda, que iria fazer equipe com Watson, A equipe Brabham competiu de novo pelas desejadas vitórias e titulos."

Fonte: manual de instruções do kit

Como é normal num kit com a idade deste, produzido nos anos 70, quando os moldes ainda eram pouco certos, notam-se muitas marcas de injecção nas peças e muitas costuras na zona de união dos moldes, mas com um bocadinho de trabalho de certeza que tudo desaparecerá. Depois de estudar as instruções, comecei por cortar da àrvore algumas peças do motor e da caixa de velocidades para limpar as imperfeições e tambem para colar e montar o bloco e caixa , porque vão ser pintadas todas da mesma cor, tornando-se assim mais facil.



algumas peças do motor e da caixa de velocidades




Um abraço

No comments:

Post a Comment