Wednesday, April 6, 2011

Modelismo - Lotus 97T (8)


Olá a todos.

Neste artigo, bem pequeno por sinal vou aproveitar para vos mostrar como costumo utilizar a Super-Cola 3 para preencher fissuras, marcas de injecção ou ejecção ou até pequenos buracos nas peças dos kits que costumo montar habitualmente.


Como exemplo para acompanhar este texto mostro-vos a preparação das peças B5 e B6 que estão contidas no passo numero 8 da montagem do Lotus 97T, nele podemos ver também que alguns dos componentes, como por exemplo o motor e a caixa de velocidades (já preparados anteriormente) já começam a ser montados no chassis mas por enquanto fiquemos só pelas duas peças que ficam colocadas nas laterais do carro, junto aos ailerons, por cima dos braços inferiores da suspensão dianteira..


Nestas imagens podemos ter a noção do numero exagerado de marcas de injecção/ejecção que estas duas peças possuíam na sua zona interior, apesar de uma delas já ter o trabalho de correcção terminado na outra ainda são bem visíveis os defeitos que referi acima, ao todo podemos contar oito marcas profundas no plástico resultantes do processo de fabrico, a maioria delas não será visível quando o modelo estiver terminado mas de qualquer forma resolvi tapá-las e corrigi-las para dar um aspecto mais composto às peças.

Preenchi todos os buracos com pequenas quantidades se Super-Cola 3 aplicada com a ponta de um alfinete e depois de deixar secar cerca de duas horas passei então à fase de rectificação das superfícies com lixa, primeiro utilizei lixa de grão mais grosso (#600) para remover todos os excessos de cola e deixar as marcas daí resultantes praticamente à face do plástico, após esta etapa voltei a lixar todo o interior, desta vez com lixa mais fina (#1000) e com a ajuda de um pouco de água, a água actua como lubrificante a ajuda a lixa a deslizar melhor ao mesmo tempo que não corremos o risco de desbastarmos plástico a mais.


Quando o trabalho na zona interior ficou finalmente terminado chegou a vez de fazer a limpeza da zona exterior, aqui o trabalho de limpeza e remoção de marcas e defeitos não era praticamente necessário, bastou lixar com muito cuidado as peças tendo sempre em atenção o facto de não podermos utilizar lixas demasiado abrasivas sob o risco de danificarmos ou removermos definitivamente os pequenos rebites que estão moldados por toda a peça.

Neste caso não utilizei lixa grossa, fiz toda a operação com o auxilio da lixa mais fina sempre acompanhada de muita água para evitar qualquer deslize ou erro, no final acho que o trabalho focou conforme as minhas expectativas.


Hoje terminamos por aqui, espero que tenham compreendido todas as explicações, no caso de terem ficado com alguma dúvida ou precisarem de mais algum esclarecimento já sabem: basta enviarem um e-mail ou então perguntarem-me directamente, toda e qualquer questão será sempre respondida no menor espaço de tempo possível.


Um grande abraço.

Pedro Costa

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