Friday, April 22, 2011

Modelismo - Lotus 97T (11)


Olá a todos.

Vou aproveitar este fim de semana de Páscoa bastante comprido para conseguir fazer algo mais neste modelo, já me faltam preparar poucas peças e a fase da pintura aproxima-se a passos largos, entretanto, durante a semana que passou consegui alguns avanços, preparei mais um conjunto de peças, bastantes por sinal e é sobre o trabalho desenvolvido nos últimos dias que irei falar no post de hoje, o décimo primeiro desde o começo da empreitada.


Nos últimos dias, no que toca ao modelismo dediquei-me quase em exclusivo à preparação das peças que fazem parte do capítulo número 12 do manual de instruções do Lotus 97T, são todas peças pertencentes ao conjunto de sobre-alimentação, escape e arrefecimento de ar de admissão, este capítulo está dividido em outros quatro mais pequenos ( C, D, E, F ) que representam as pré-montagens necessárias a um acabamento perfeito, nesta fase ainda não necessitamos de seguir as instruções à risca mas eu preferi fazê-lo para conseguir um melhor entendimento por parte daqueles que lêem este espaço.


Comecemos então pelos sub-capítulos "C" e "D", na imagem de cima estão as peças que fazem parte do circuito de arrefecimento do ar de admissão, mais conhecidos como "intercoolers", podemos observar também na mesma imagem os dutos de canalização do ar fresco e finalmente uma caixa pertencente à gestão electrónica do motor.


Os intercoolers foram totalmente limpos com lixa de grão #1000, não precisei de remover nenhumas marcas de injecção pois as mesmas estavam localizadas no interior da peça, num local que irá ficar tapado pelos dutos de ar, o trabalho mais elaborado que tive de fazer foi a remoção das duas braçadeiras que vinham moldadas nas peças e estavam localizadas em cada um dos tubos que saem dos arrefecedores e fazem a ligação aos tubos que podemos ver na imagem, mais tarde irei simular estas braçadeiras com um pouco de "Bare Metal Foil" ou então com folha de alumínio autocolante.


Para completar este pequeno sub-capítulo faltava só fazer a limpeza dos restantes componentes, em todos eles foi repetido o mesmo trabalho das peças anteriores, uma limpeza com lixa e mais nada, também aqui todos os tipos de marcas resultantes da moldagem estavam escondidas e não foi necessário nenhuma rectificação adicional, bastou só lixar e ficou tudo pronto.


De seguida dediquei-me a mais dois sub-capítulos, desta vez os contemplados foram os "E" e "F", também aqui temos peças pertencentes ao sistema de admissão de ar para o motor, podemos observar as entradas de ar principais, os filtros de ar, as turbinas de admissão ou compressores e finalmente as tubagens que fazem a ligação entre estes conjuntos e os arrefecedores de ar que falámos acima.


Comecei por fazer a limpeza das peças que representam as entradas de ar juntamente com os filtros, estas peças têm que ser pintadas nas mesma cor e não valia a pena deixá-las separadas antes de pintar, é sempre preferível juntar previamente peças ou conjuntos completos que tenham a mesma cor, desta forma poupa-se muito trabalho de pintura e também tempo de colagens no futuro.


À semelhança de tudo aquilo que mostrei hoje também estas peças não continham defeitos exagerados e aqueles que existiam eram de fácil remoção, também aqui bastou lixar tudo com lixa #1000 acompanhada de muita paciência pois algumas das superfícies tinham as marcas de união dos moldes em locais um pouco escondidos, este era o caso dos pequenos tubos curvos que podem ver nas imagens, as marcas mais difíceis de remover estavam situadas precisamente no interior da curvatura e numa das peças existia até um pequeno desnível entre as duas metades moldadas.

Não foi nada que um pouco de paciência e calma não resolvesse, comecei a verificar então que estava já a trabalhar com algumas das peças mais pequenas deste kit e também com aquelas que irão dar a verdadeira alma a qualquer modelo de Fórmula 1, as peças do motor...



Para terminar, os sub-capítulos "E" e "F" irão no futuro ser colados aos escapes do motor para assim formarem todo o conjunto dos turbo-compressores que como muitos sabem eram movidos pela força dos gases de escape, era esta força que impulsionava os dois compressores de ar que faziam a admissão para os colectores do motor.

Os conjuntos da turbina e dos tubos de escape foram preparados, os tubos de escape eram talvez as peças mais defeituosas de todas, existiam muitas marcas de injecção que conjugadas com marcas de moldagem tornavam estas duas peças um verdadeiro quebra-cabeças pois ao olhar para elas ficávamos com a sensação de não sabermos por onde começar.

Como já é habitual, preenchi as marcas de injecção com um pouco de Super-Cola 3 e logo que a mesma secou dediquei-me à correcção de todos os defeitos de forma a tornar os tubos de escape duas peças com um mínimo de apresentação, eu sei por experiência própria que a maioria dos modelistas gosta de ver uns escapes bem acabados e realistas, muitas vezes até mais que o próprio motor onde estão montados.


Nesta última imagem deixo-vos com um apanhado geral de todas as peças pertencentes ao sistema de sobre-alimentação, estão presentes os colectores de escape (acoplados já aos turbos), as válvulas "waste-gate" (as peças mais pequenas da imagem) que actuavam como elementos de segurança para evitar sobre-pressões no circuito e também os topos finais do sistema de escape, dois conjuntos de tubos de escape que fazem a ligação entre os turbos, a válvula de segurança e o exterior do Lotus, no fundo do mesmo e na zona traseira.

Como a explicação e hoje foi um pouco longa espero que não vos tenham restado dúvidas e, se as houver, acho que não vale a pena voltar a repetir-me...escrevam-me ou enviem-me um E-Mail!!


Um grande abraço.

Pedro Costa

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