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Friday, April 29, 2011
Modelismo - Lotus 97T (12)
Olá a todos.
Esta semana consegui dar mais um pequeno avanço na preparação de mais algumas peças deste modelo, não consegui porém avançar muito mais em relação ao trabalho que mostrei no último post, mesmo assim consegui preparar todas as peças que fazem parte do capítulo numero 13, são muito poucas mas nem por isso deram menos trabalho que as anteriores, vamos então fazer o resumo do trabalho efectuado:
O passo nº13 é composto por apenas oito componentes dos quais dois (as peças C8 e C9) já tinham sido incorporados num capítulo anterior, estas duas peças são os topos laterais dos "intercoolers" e estão já neste momento coladas na sua posição final a aguardarem a pintura.
Portanto, assim ficámos só com seis peças para trabalhar, as duas maiores que mostro nestas imagens são os topos dos pontões laterais, são duas peças que ficarão a fazer parte da carenagem exterior do Lotus e terão que ser pintadas de preto brilhante.
Estas duas peças apresentavam algumas marcas bastante profundas provenientes da injecção, estavam todas localizadas nos seu interior e todas elas teriam que ser corrigidas pois vão ser visíveis quando o modelo estiver terminado, o processo de correcção passou por encher todas elas com Super-Cola 3 e lixar posteriormente as superfícies para se conseguir disfarçar estes defeitos, foi um trabalho um pouco difícil de efectuar pois embora não pareça estas peças são extremamente finas e frágeis, principalmente na zona que está aberta, aqui todo o cuidado foi pouco e mesmo assim não evitei que um dos pequenos travessões se tivesse quebrado.
Para corrigir este percalço bastou aplicar um pouco de cola Tamiya e mais tarde lixar a zona de união com cuidado até fazer desaparecer qualquer vestígio de cola, no final a peça ficou como nova, sem notar nenhuma imperfeição ou quaisquer marcas que indiciassem uma quebra do plástico.
Enquanto esperava que a cola aplicada nas peças anteriores (destinada a reparar a fissura que eu próprio provocara) secasse dediquei-me à limpeza dos dois radiadores de água, estas duas peças de formato rectangular não necessitaram de nenhum tipo de intervenção correctiva e bastou só lixar e limpar as zonas que faziam as ligações às árvores de suporte, as marcas de injecção presentes estavam todas localizadas na zona traseira das peças e não serão visíveis do exterior após a montagem do modelo, não havia por isso nenhuma necessidade de fazer qualquer tipo de beneficiação.
Na altura, ao reler o manual de instruções reparei também que me tinha esquecido de limpar uma peça pertencente ao passo nº11, esta peça que pode ser vista na imagem acima representa uma tubagem de óleo que faz a ligação entre a caixa de velocidades e o bloco do motor, neste modelo o óleo do propulsor era arrefecido pelo lubrificante da caixa que por sua vez era também ele arrefecido através de um radiador de óleo montado na traseira do carro, por baixo da asa traseira.
À semelhança dos radiadores também esta tubagem não necessitou de trabalhos adicionais e bastou só limpar as uniões de ligação às "sprues", aqui todos os cuidados foram poucos pois como podem confirmar na imagem também aqui qualquer desatenção poderia acabar em desastre devido à fragilidade deste componente, muito fino e pouco maleável...
Para terminar só faltava fazer a limpeza de duas outras peças que ainda não tenho a certeza se serão montadas no modelo, estas peças pretendem representar as redes que estão montadas nas entradas de ar dos pontões laterais, logo a seguir às rodas dianteiras, estas entradas de ar destinam-se a fazer a canalização do mesmo para arrefecer os radiadores de água do motor.
A minha dúvida prende-se com a utilização ou não destas duas peças, se as montar fico com as entradas de ar literalmente tapadas com duas placas de plástico e o resultado final poderá parecer demasiado artificial, se por outro lado não fizer uso destes dois componentes terei sempre que arranjar uma solução bastante credível para a resolução deste problema.
A minha escolha provável passa pela colocação de uma rede metálica cortada à medida e com a malha correcta para não parecer fora de escala e deslocada de todo o conjunto restante, de qualquer forma as peças já estão limpas e com os defeitos corrigidos, entretanto, durante a montagem deste modelo terei que tomar a decisão que julgue mais correcta, mas até lá ainda tenho muito trabalho pela frente...
Nos próximos dias estarei ausente por motivos profissionais e é natural que fique algum tempo sem escrever aqui no Blogue, pelos mesmos motivos também a construção deste Lotus sofrerá uma paragem forçada mas não é nada que algumas horas extras não consigam compensar quando regressar, até lá:
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
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