Thursday, March 17, 2011

Youtube F1 Onboard - Eddie Cheever e Patrick Tambay em Osterreichring


Olá a todos.

Para variarmos um pouco dos artigos sobre modelismo que tenho escrito nos últimos dias, hoje volto a publicar mais um pequeno vídeo da série intitulada "Youtube F1 Onboard", uma rubrica que foi criada com o especial intuito de mostrar como eram os circuitos de antigamente e a forma como os pilotos os abordavam, como conduziam nestas pistas carismáticas ao volante de carros sem as complexidades tecnológicas de hoje, resta dizer que os próprios circuitos eram bastante desafiantes, estreitos, quase sem áreas de escape e na maioria dos casos muito rápidos e belos.

Osterreichring (1969 - 1976)
O exemplo de hoje é talvez um dos expoentes máximos daquilo que acabei de escrever, o Osterreichring na Áustria era talvez o circuito mais bonito de todos aqueles que faziam parte dos campeonatos do passado, ficava localizado em Spielberg na província de Styria, a sua implantação no meio das montanhas conferia-lhe um traçado bastante variado onde as principais características eram as várias mudanças no relevo do terreno aliadas a curvas largas e bastante rápidas ao longo dos seus quase seis quilómetros (5911m na versão original e 5941m após a colocação da chicane Hella Licht em 1977)

Sediou o Grande Prémio da Áustria durante dezoito anos consecutivos, entre 1970 e 1987, ano em que foi considerado demasiado perigoso, muito estreito e incapaz de reunir as condições mínimas para a realização de competições automóveis, depois de vários acidentes durante as duas largadas do GP desse mesmo ano a Fórmula 1 nunca mais voltou a uma das mecas da velocidade.

Osterreichring  (1977 - 1985, com chicane Hella Licht)
O circuito foi abandonado e alguns anos depois, após uma remodelação bastante radical voltou a sediar provas internacionais inclusive a Fórmula 1 no agora renomeado A1-Ring, este novo circuito foi redesenhado por Hermann Tilke (para variar..) tendo por base o antigo traçado e as mudanças efectuadas foram de tal forma profundas que agora a pista era uma verdadeira sombra daquilo que fora outrora, Tilke, ao seu jeito de sempre colocou ganchos no final das rectas, encurtou o traçado para 4326m e aumentou a largura do traçado ao mesmo tempo que colocou também enormes escapatórias nas zonas antigamente ocupadas pelas curvas do antigo traçado.
A1-Ring (1996 - 2004)
Com todas estas alterações, cujo objectivo era facilitar as ultrapassagens o velho circuito ficou bastante mais lento, sem emoção e perdeu todo o seu "glamour", o principal objectivo nunca foi atingido, as provas tornaram-se verdadeiras procissões e após uma lenta e triste agonia o traçado foi finalmente abandonado e posteriormente totalmente demolido, desaparecia assim um dos maiores ícones da história da Fórmula 1.

Ultimamente tem-se falado muito sobre a compra deste espaço pela Red Bull (a empresa mãe, não a equipe de F1) e segundo se fala existem planos para voltar a reconstruir o traçado aproveitando inclusive pedaços do traçado original que ainda se mantêm intactos, pode ser que o "velho" Osterreichring volte a ganhar a vida que nunca deveria ter perdido por culpa da dupla do costume, Tilke e Ecclestone...

Para relembramos aqueles tempos em que a velocidade reinava nada melhor que um vídeo "onboard", desta vez em dose dupla, nele vamos poder assistir a algumas voltas ao belo traçado a bordo dos Renault Turbo Eddie Cheever e Patrick Tambay, vejam como era lindo, rápido e apaixonante, outros tempos...



Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment