Thursday, March 10, 2011

Modelismo - Lotus 97T (3)


Olá a todos.

Depois das primeiras imagens e textos onde procurei mostrar o conteúdo da caixa, fazer um apanhado das peças existentes, da sua qualidade geral do modelo e também de mostrar o livro de instruções na sua totalidade chegou a hora de apresentar serviço, começar a mostrar os desenvolvimentos na montagem do Lotus 97T, desta vez vou tentar fazer a construção de um um pouco modo diferente daquele que costumo utilizar, aqueles que me conhecem e que já seguiram os meus trabalhos sabem que não costumo fazer a preparação da peças segundo as instruções, simplesmente vou escolhendo as peças completamente ao acaso, sem nenhum tipo de preferência.


Desta vez vou pela primeira vez tentar seguir ao máximo as várias etapas da montagem, para isso comecei por fazer um "scan" de cada passo de construção, assim vou conseguir associar as imagens dos vários estágios aos desenhos correspondentes no manual de montagem do modelo, este tipo de aproximação vai concerteza ser muito útil em todos os aspectos, não só vou conseguir mostrar de uma forma mais organizada todo o trabalho como também a compreensão do mesmo ficará com toda a certeza muito mais simplificada e apelativa.

Estas imagens de cada passo de montagem serão utilizadas ao longo de todos os estágios de construção, seja na fase de preparação das peças, na fase de pintura e finalmente na última fase, durante a montagem, e assim, hoje vou mostrar o primeiro exemplo desta nova abordagem, vou começar por mostrar o primeiro capitulo do livro de instruções e o trabalho que efectuei baseado no mesmo:


Este é basicamente composto por uma simples explicação, segundo o fabricante devemos começar por montar o conjunto do motor com a caixa de velocidades, este conjunto deverá ser pintado com varias cores, prateado (ou alumínio) para o motor em si e "Steel" ou na tradução para Português, aço para a caixa de velocidades.

À semelhança de outros modelos que já construi preferi colar as peças e formar todo o conjunto e só depois de ter tudo nos devidos lugares é que passarei à fase da pintura, este pode ser um pequeno "desvio" às instruções do manual de montagem mas desta forma consegue-se um conjunto muito mais uniforme ao nível das colagens do que se fizesse como descrito pois as peças pintadas têm mais dificuldade em encaixar umas nas outras depois de receberem uma camada de tinta que lhes alterará um pouco as dimensões.


Assim, preferi colar primeiro as duas metades do conjunto motor/caixa, de seguida lixei as zonas de união para disfarçar as marcas daí resultantes e entretanto preparei as outras duas peças deste conjunto, pertencem ambas ao motor e em breve serão coladas no bloco para formar o conjunto final.

Da mesma forma irei também colar outros componentes que estão descritos no passo Nº 2, pertencem também ao conjunto propulsor e têm em comum a utilização das mesmas cores, decidi por isso fazer uma montagem completa antes de efectuar qualquer trabalho de pintura, não valia a pena estar a fazer este trabalho dividido em duas ou mais partes e só depois fazer as montagens, para quê dificultar quando podemos simplificar ao máximo?

São estes pequenos detalhes que muitas vezes podemos abreviar e tentar fazer de uma forma muito mais prática não necessitando de seguirmos à risca tudo o que está descrito nas instruções fornecidas pelos fabricantes, é claro que estas decisões de juntar várias peças oriundas de passos diferentes com o intuito de poupar tempo e trabalho estão sempre dependentes de um estudo prévio e bastante aprofundado do manual.


Um grande abraço.

Pedro Costa

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