Sunday, January 9, 2011

Modelismo - Peugeot 206 WRC "Tour de Corse" 1999


Olá a todos.

Enquanto ainda não tenho desenvolvimentos na montagem do meu novo modelo, vou voltar a colocar hoje algumas imagens de mais um modelo que foi por mim construído já faz alguns anos, senão me engano este Peugeot 206 WRC que representa o modelo que se estreou oficialmente na Volta à Córsega de 1999 foi montado por mim por volta do final do ano de 2000 e representa um verdadeiro marco pois foi com este modelo que voltei ao modelismo após um longo hiato provocado entre outros factores pela minha vida profissional.


Este kit da Tamiya à escala 1/24 foi todo pintado a pincel, carroceria incluída pois na altura ainda não dispunha de muito material para voltar a efectuar esta actividade com todas as condições, mas mesmo assim acho que o trabalho até nem ficou muito mau, gostei da pintura e ainda mais da decoração bastante elaborada que consegui colocar na totalidade sem estragar nenhum decalque, é claro que se notam algumas imperfeições fruto da já referida pintura com pincel e também da pouca atenção que tive na altura com os pequenos detalhes e defeitos de moldagem que hoje são para mim um verdadeiro motivo de preocupação, afinal nesta altura estava a recuperar de quase 10 anos de ausência e o que queria mesmo era ver o modelo terminado...



Vou então fazer uma breve descrição deste modelo utilizando como base a folha de instruções deste kit:

"Após ter conquistado dois títulos mundiais de construtores em 1985 e 86 com o seu modelo de Grupo B equipado com um motor 1.8L Turbo mais conhecido por Peugeot 205T16, a marca resolve retirar-se da competição devido ao facto do Gr.B ter sido abolido e na altura a Peugeot não dispor de mais nenhum modelo competitivo para fazer frente à concorrência nos anos seguintes onde as regras impunham exclusivamente carros de Gr.A.

Assim, após um longo período de ausência, a marca Francesa volta de novo à ribalta em 1999 com o Peugeot 206WRC preparado especialmente para as novas regras que regiam esta classe.



Logo na sua estreia em competição, o 206WRC mostrou ao mundo aquilo de que era capaz tendo assumido o comando durante algum tempo na sua primeira aparição em publico durante a Volta à Córsega de 1999.

Este modelo era largamente baseado no 206 de produção com muitas modificações que o tornavam apto para as novas regras do campeonato WRC donde podemos destacar os seus guarda-lamas alongados à frente e atrás que o faziam atingir uma largura de 1770mm, o máximo permitido pelas regras e uma asa traseira bastante inovadora que se tornaria um exemplo a seguir no futuro pelos outros fabricantes.


Debaixo do seu capot relativamente reduzido podíamos encontrar um novo motor, modelo XU9J4 com 2000cc Turbo que debitava uns impressionantes 300 Cv de potência pura, para ligar este propulsor ao chão existia uma nova caixa de velocidades montada longitudinalmente desenvolvida em parceria pela X-Trac e a tracção à quatro rodas era totalmente controlada electronicamente através de um diferencial central e transmitida às quatro rodas através de diferenciais mecânicos, estas características ajudavam a manter um equilíbrio de peso bastante controlado e muito bem distribuído.


No Rallye Sanremo de 1999 os três Peugeots 206 WRC dominaram a prova até ao começo da segunda etapa quando problemas mecânicos forçaram dois dos modelos a afastarem-se da luta pela vitória, mesmo assim, o carro numero 15, pilotado por Gilles Panizzzi manteve-se sempre nos lugares cimeiros e conseguiu um segundo lugar final, um bom augúrio para o ano seguinte onde a Peugeot contava já disputar a totalidade do campeonato mundial."

Fonte: Manual de instruções do kit. 


Espero que tenham gostado desta pequena descrição sobre um dos modelos que revolucionaria os ralis nos anos que se seguiriam, em breve trarei muitas mais novidades e imagens de outros kits que já montei á quase uma década atrás.


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment