Tuesday, November 16, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (42)


Olá a todos.

Conforme prometi no último post, hoje vou mostrar mais uma daquelas operações de montagem que quase nos levam ao desespero, se no último artigo relatei a montagem dos escapes na sua posição final, uma operação que me levou algumas horas a concluir, hoje vou continuar com algo muito parecido, efectuado também na mesma zona e que só não se tornou tão difícil porque tinha um pouco mais de espaço para trabalhar.


Desta vez tinha que conseguir colar os dois painéis que perfazem o final da carenagem e que estão situados mesmo no final do carro, junto da caixa de velocidades, numa zona um pouco estreita se compararmos com o formato da cobertura.

Estas duas peças tinham que ficar perfeitamente alinhadas entre elas, na vertical e também em relação à carenagem que cobre o motor, tinham que ser um trabalho feito com muita calma e atenção até porque este passo deveria ter sido montado muito antes, só não o foi porque eu resolvi retirar dois tirantes que cada peça possuía, estes tirantes não faziam parte do modelo original mas tinham sido colocados pela Tamiya para ajudar à colocação destas duas peças no lugar ainda durante a construção do motor.


Outra das razões que encontrei para retirar estes pedaços de plástico era a escala, pois os mesmos assemelhavam-se muito a dois tubos bastante grossos e, se fizéssemos a conversão para 1/1, além de parecerem bastante inestéticos estavam fora da realidade e achei por bem exclui-los e modificar estas duas peças com algo muito mais real.

Assim foi, na altura da preparação removi os tirantes, lixei muito bem a zona onde estavam moldados e depois fiz dois furos de 1 mm em cada peça, justamente nos locais onde anteriormente estavam estas peças de fixação.

Agora, com as peças já pintadas, detalhadas e prontas a montar só faltava a parte mais difícil, conseguir que as mesmas atravessassem todos os braços de suspensão traseira, tanto os inferiores como os superiores até chegarem à posição onde iriam ser coladas, para o efeito procedi da mesma maneira que expliquei para os escapes: comecei por aplicar um pouco de cola na base do carro, na zona onde iriam ser coladas os topos traseiros da carenagem e depois, com muito cuidado, comecei por encaixar estas peças, da frente para a traseira, ligeiramente inclinadas, de forma a passarem pelos espaços livres no meio dos braços de suspensão.


Quando consegui finalmente colocá-las em posição bastou segurá-las um pouco para ficarem ligeiramente fixas mas não totalmente porque ainda poderia dar-se o caso de ter que retirá-las para fazer eventuais correcções no alinhamento.

Entretanto, enquanto a cola ainda estava fresca aproveitei para colar também os veios de transmissão e assim desta forma também poderia fazer as correcções necessárias se tal fosse necessário, tudo ao mesmo tempo, e para isso necessitava de colocar mais uma peça, esta só apoiada na base do carro.

A peça era a carenagem traseira que na sua zona final, em baixo tinha os encaixes para o alinhamento de todo este conjunto traseiro, e assim foi, enquanto tudo estava ainda bem solto só tive que inclinar "esta peça um pouco mais para dentro, chegar a outra um pouco mais para a frente", e assim por diante, até conseguir o alinhamento que se impunha, sem falhas ou empenos de qualquer ordem.


Por fim tinha ainda que colocar dois pequenos tirantes de metal nos furos que falei anteriormente e fazer a sua ligação aos pontos de ancoragem na caixa de velocidades, esta operação foi feita já depois de ter deixado secar muito bem este conjunto para assim evitar que acontecesse algum azar ou um desalinhamento não desejado.

Bem, o mais difícil já está feito, agora aproxima-se uma das fases que eu mais gosto de fazer nos meus modelos, detalhar o mesmos até ao ponto de se aproximarem ao máximo possível do objecto real, mas isso fica para um próximo capítulo pois, por hoje é tudo.

Está quase, falta "um quase nada".


Um grande abraço.

Pedro Costa

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