Saturday, November 27, 2010

Post Nº 500 - Um Objectivo (quase) Atingido!!


Olá a todos.

Estes últimos dias têm sido bastante festivos no que toca à vida deste espaço, se ainda à uns dias atrás tinha atingido a marca simbólica das 50000 pageviews, desta vez comemoramos outro marco muito importante para mim e para quem me visita, hoje, neste mesmo post passam-se exactamente 500 artigos desde a inauguração do Mania dos Carrinhos.

Pois é, em menos de nada, no espaço físico de um ano e meio consegui escrever 500 posts, alguns separados por dias, fruto da minha vida profissional e noutros casos consegui postar mais que um artigo no mesmo dia batendo mesmo este ano o recorde pessoal ao conseguir publicar quatro artigos no mesmo dia.


Ao longo destes últimos meses, ou melhor desde a inauguração consegui mudar a aparência deste espaço, fruto de um trabalho continuo e de uma evolução constante sempre na senda de agradar mais e mais aqueles que me visitam e seguem.

Foi para eles também que tenho construído os meus modelos, mostrado todo o tipo de trabalhos e as exposições que se realizam em Portugal e no resto do mundo, pois a verdadeira essência estará sempre no modelismo estático, principalmente o automóvel mas não descurando também todas as vertentes deste hobbie tão nobre.


Tenho participado em várias exposições durante este ano e tenho tentado também que muitos dos outros modelistas compreendam que o modelismo automóvel tem tanto ou mais valor que os restantes tipos.

Infelizmente isso não é compreendido pela maioria dos modelistas Portugueses que ainda hoje continuam com os seus horizontes tão fechados que continuam a insistir que fazer modelismo é construir aviões, blindados e todo o tipo de maquinaria de guerra.

Isso vê-se principalmente nas exposições que se têm realizado ao longo dos anos neste País, posso desde logo salientar uma série de factos que atestam o mau tratamento a que somos sujeitos:

- Quase sempre ficamos colocados numa zona escondida da exposição ou fora do holofotes, longe do centro das mesmas.

- As categorias que existem não fazem jus aos vários tipos de modelismo automóvel nem às diferentes escalas, muitas vezes misturam carros à escala 1/12 com modelos de 1/24 ou mais pequenos.

- Ao contrários dos modelos bélicos, os automóveis são todos misturados na mesma categoria, não se separado por tipos, por exemplo: Série, Competição ou Exercícios de estilo, são simplesmente "carros e motos".

- Os juízes têm o hábito irritante de chamarem aos nossos trabalhos "veículos civis" ou só "civis" ao invés de automóveis, camiões, motos, tractores, etc.

- Os juízes na maior parte das vezes não sabem avaliar uma pintura ou o rigor histórico dos trabalhos apresentados nem fazer as separações entre conversões ou trabalhos de raiz, não conseguem ver a utilização de acessórios, etc, mas pelo contrário conseguem ver se um tanque de guerra tem um rebite a menos...

- Os prémios, quando existem são quase sempre entregues a amigos ou "velhos conhecidos" quase sempre numa atitude "já me deste um, agora dou-te eu..."  ou então oferecidos aos amigos dos amigos.

- Nos Sites das várias associações é muito raro encontrar imagens de modelos automóveis e quando existem são sempre fotos muito genéricas e mal tiradas, quase como que uma obrigação, parecendo mesmo em certos casos que somos uma praga desnecessária no modelismo.


Poderia enumerar muitas mais incongruências na mentalidade do modelismo em Portugal, mas estas que citei acima são só algumas contra as quais continuarei a lutar para conseguir mudar a maneira com que muitos nos olham, seja através deste espaço, do Fórum que entretanto criei ou até mesmo pelas muitas reportagens fotográficas que tenho realizado nas várias exposições nacionais.

Essa é e será sempre a minha luta, por um objectivo (quase) atingido, pelo modelismo automóvel.....venham mais 500 posts...

Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment