Olá a todos.
Para começarmos bem o domingo nada melhor que um vídeo do antigamente, mais um relembrar do passado, dos seus carros e da forma habilidosa como eram conduzidos por verdadeiros temerários.
Mais uma vez vou mostrar um Autódromo que infelizmente já não faz parte do calendário e muito dificilmente o voltará a fazer, uma pista que tinha vários traçados que alternavam entre o rápido, com rectas de cortar a respiração onde os pilotos atingiam verdadeiras velocidades de ponta e o lento, com muitas curvas em gancho e rectas muitos curtas, hoje vou mostrar-os uma volta ao Autódromo de Buenos Aires a bordo do Renault Turbo de Jean-Pierre Jabouille.
A Fórmula 1 correu neste circuito durante várias temporadas graças principalmente à fama que Juan Manuel Fangio gozava entre os seus concidadãos mas também à participação de Carlos Reuttmann no campeonato do mundo durante largos anos, por norma o Grande Prémio da Argentina abria o calendário e a par do GP do Brasil tornavam-se as duas primeiras provas do ano graças também à sua proximidade geográfica onde não era alheio o verão que se vivia no hemisfério sul.
Eram quase sempre corridas de apresentação, onde as marcas levavam os modelos do ano anterior mas faziam questão de se apresentar em força com os seus novos pilotos, as corridas por norma tinham muitos abandonos, muito por culpa do calor mas também por se utilizar material que tinha sido bastante esforçado ao longo do ano anterior e por norma só quando o Grande Circo regressava à Europa é que os construtores apresentavam os novos bólides.
Desta vez vamos poder viajar com Jabouille durante uma volta completa ao circuito maior, o Circuito Nº15, muito rápido na sua fase inicial mas um pouco lento no final da volta, só por curiosidade: a última vez que a F1 visitou este País, em 1998 utilizou a versão mais lenta de todas, sinais dos tempos e daquilo que estaria por vir ainda, pistas sem sal nem emoção, e chamam-lhe progresso!!
Um grande abraço.
Pedro costa
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