Olá a todos.
Tenho-me esquecido quase sempre de mostrar aqui os meus modelos mais antigos, aqueles que já foram construídos à quase uma década atrás e que me voltaram a dar o gosto e o prazer pelo modelismo e pelo modelar em si.
Estive alguns anos parado, fruto da minha vida profissional e na altura resolvi dar mais uma chance a este hobbie que me acompanha desde criança, foi um renascer, o começo de uma nova era no que toca á construção de modelos.
Na altura comecei por construir carros de Rallye, a minha outra paixão e este modelo foi um dos primeiros a ficar completo mas por obra do acaso ou esquecimento só agora tenho hipótese de o mostrar aqui no Blogue, vai por isso juntar-se à galeria dos modelos terminados, onde já estão os carros de Fórmula 1 que construi no último ano e também alguns dos carros do WRC feitos na mesma altura deste Focus, casos do Peugeot 206 WRC, do Subaru Impreza WRC "Arai" e do Ford Escort RS Cosworth 4x4.
"A Ford Motor Sports" tem sido bastante activa no Campeonato do Mundo de Rallyes praticamente desde os anos 50. Após alguns anos de ausência estão outra vez de volta para disputarem o Campeonato do Mundo de 1999 com uma máquina que foi apresentada em Janeiro desse mesmo ano durante o Birmingham Motor Show, sendo uma novidade completa o carro é o Ford Focus WRC.
As cores e a decoração bastante viva e atraente deste Focus são devidas ao seu principal patrocinador, a Martini que desta forma volta também aos Rallyes após uns anos de afastamento.Mais do que a aparência o que chama mais a atenção neste modelo é a sua tecnologia inovadora que desde logo fez virar algumas cabeças, principalmente as dos seus concorrentes directos.
Uma das maiores inovações neste modelo é a forma como a marca conseguiu colocar o motor e a nova caixa de velocidades, esta caixa de velocidades tem a particularidade de ser vertical e está acoplada ao motor num dos lados do carro, o motor também está colocado numa posição lateral, deslocado em relação ao eixo central do veículo e assim desta forma consegue-se colocar todos este conjunto atrás do eixo dianteiro do modelo.
Esta forma de colocação do conjunto motor/caixa é uma vantagem em relação aos seus adversários directos que ainda utilizam a colocação destes componentes de forma tradicional, estando todo o conjunto montado longitudinalmente e com a maior parte à frente do eixo dianteiro. Este tipo de construção tende a colocar muito peso na frente dos carros com natural prejuízo do equilíbrio de pesos e dirigibilidade.
Ao adoptar esta forma de montar o propulsor com uma caixa de velocidades vertical nos seus Focus WRC, a Ford conseguiu desta forma produzir um carro muito bem concebido no que toca à distribuição de pesos e contam desta forma ter vantagem logo à partida no campo desportivo.
Das muitas novidades presentes neste modelo podem-se destacar o uso de muitos materiais nobres na sua construção, como é o caso do titânio, usado em grandes quantidades em vários componentes e também dos rolamentos de baixa fricção, uma novidade absoluta no WRC.
No motor podemos destacar a adopção de uma válvula "waste-gate" de comando hidráulico que tem por função comandar e regular a pressão do turbo evitando ao máximo os períodos de "turbo lag", aqueles momentos em que o turbo não corresponde de forma imediata quando pressionamos o acelerador.
Este modelo possui também uma grande distância entre eixos tendo as rodas sido colocadas praticamente nos cantos dos carro, desta forma o peso está praticamente todos concentrado no centro do modelo e desta forma consegue-se um equilíbrio quase perfeito e acima de tudo muita estabilidade a alta velocidade.
Na sua prova de estreia, o Rallye de Monte Carlo de 1999, o Ford Focus WRC terminou no terceiro lugar da geral mas viria a ser posteriormente desclassificado devido principalmente a uma má interpretação dos regulamentos.
Na prova seguinte, na Suécia obteve um segundo lugar, mostrando desta forma as suas aptidões para ser competitivo em todo o género de pisos, fosse asfalto, terra, gelo ou neve.
No Rallye seguinte, o exigente Safari Rally obteve a sua primeira vitória por intermédio de Colin McRae, o seu principal piloto e um dos mais sérios candidatos à conquista do titulo mundial, este feito seria de imediato repetido na prova seguinte, o Rally de Portugal onde voltou a vencer provando desta forma a sua qualidade de construção que o tornaram num verdadeiro modelo competitivo"
Fonte: Manual de instruções do kit da Tamiya
Espero que tenham gostado desta pequena descrição, baseada no manual de instruções que acompanha o modelo, em breve mostrarei aqui mais alguns dos modelos que já construí à alguns anos, são modelos dos quais me orgulho muito pois foi graças a eles que voltei a praticar este hobbie maravilhoso.
Um grande abraço.
Pedro Costa
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