Thursday, November 11, 2010

Modelismo - Tyrrell 020 1/20 (41)


Olá a todos.

Quase sem nos apercebermos e já passamos as quarenta postagens relativas à construção deste magnifico kit do Tyrrell 020, parece que foi ontem que o comecei a construir e agora, passados uns quantos meses, quase meio ano e já estamos mesmo no final da montagem, falta muito pouco para poder colocar aqui as imagens finais deste modelo, o Tyrrell 020 finalizado.


Nas imagens que ilustram o post de hoje temos a continuação da montagem do compartimento do motor e seus periféricos, desta vez chegou a altura de colar as entradas de ar laterais, estas entradas ficam junto da zona traseira da monocoque, mesmo ao lado do depósito de combustível e tinham como função canalizar o ar fresco do exterior para o arrefecimento dos radiadores e também do motor.


A grande maioria das equipes aproveitavam estes grandes ductos de arrefecimento, que no fim de contas só tinham mesmo esta função para servirem de apoio para as várias caixas electrónicas que faziam a gestão de todos os parâmetros do motor.

Se repararem bem nas imagens podem-se ver as referidas caixas colocadas no topo e nas laterais destes canais de arrefecimento, futuramente, ainda antes de terminar o modelo vou tentar fazer as ligações eléctricas entre as diversas unidades de gestão para desta forma dar um ar muito mais real ao modelo.


Foi também nesta altura que aproveitei para colar os escapes na sua posição definitiva, estas peças têm um posicionamento muito complicado visto que têm que ser colocadas na sua posição final de uma forma um pouco difícil.

Como é bem visível, o tubo de descarga passa pelo meio dos braços inferiores da suspensão traseira, tem uns pequenos tirantes que têm que ser colados na caixa de velocidades e ao mesmo tempo não podemos descurar a sua posição no motor.


Em ambos os lados do Tyrrell tive que proceder da mesma maneira, aplicava a cola em todos os pontos necessários, basicamente no motor e caixa de velocidades e depois, com muito cuidado começava por introduzir a parte final do escape por baixo do primeiro braço de suspensão e logo de seguida por cima do seguinte, aqui, nesta operação havia que ter muito cuidado para evitar tocar com os referidos escapes nas zonas que tinham recebido a cola.

Depois de posicionar os mesmos já muito perto da posição definitiva bastava só fazer uma ligeira pressão para ficarem fixos, repeti tudo para o outro lado e antes de deixar a cola secar tive também que fazer os ajustes necessários a um bom alinhamento, no final o resultado foi este que podemos observar nas fotografias de hoje, acho que ficou bem realista.


 A partir de agora já não tenho quase mais nenhuma operação desta complexidade, bem.....uma delas ainda vai ser um pouco trabalhosa, um pouco semelhante a esta que mostrei hoje, mas essa, fica para a próxima!

Continua....


Um grande abraço.

Pedro Costa

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