Para forofos de las manualidades, en este caso hechas de papel, muchos modelos dedicados al anime, cine, papertoys, modelismo en papel, vehículos militares y cosas divertidas.
Wednesday, July 6, 2011
Goodwood Festival of Speed 2011 - Indy 500
Olá a todos.
Hoje damos continuidade à reportagem fotográfica sobre o Goodwood FoS (Festival of Speed), desta vez homenageando alguns dos carros que fizeram história do outro lado do Oceano Atlântico, mais concretamente nos Estados Unidos da América onde se realiza uma das provas mais carismáticas do desporto automóvel: as 500 Milhas de Indianápolis.
Este ano o FoS contou com uma presença bastante massiva de modelos que de outra forma muito dificilmente veríamos na Europa, são alguns dos modelos que fizeram história nesta prova mítica e para dar cor e brilho a esta celebração sobre a Indy 500 não faltou também a banda que costuma tocar antes do inicio da prova Americana (foto acima), não há qualquer sombra de dúvida que o festival de Goodwood continua a inovar ano após ano.
É curioso repararmos como alguns dos carros que correm por terras do tio Sam foram buscar inspiração naquilo que se fazia na Europa, são exemplos disso os primeiros modelos com motor traseiro e mais tarde com efeito de solo, noutros casos passou-se precisamente o contrário, foi da América que vieram as tendências que marcariam uma época, dou como exemplo o McLaren M16 que aparece mais abaixo (o carro laranja com o número 3) que serviu de base para a construção do modelo M23, uma carro de Fórmula 1 que venceu dois títulos mundiais com Emerson Fittipaldi e James Hunt e que curiosamente esteve no activo entre 1973 e 1977 provando desta forma a sua grande polivalência.
Outro exemplo gritante é o Lotus 56 movido por uma turbina, este modelo apesar de ter sido concebido na Europa destinava-se a participar exclusivamente nas 500 milhas e apesar de não ter obtido resultados de relevo na prova Americana serviu mais tarde como carro de Fórmula 1 como Lotus 56B, Chapman decidiu participar na categoria máxima com este modelo ligeiramente modificado depois da USAC ter decidido proibir definitivamente os carros movidos a turbina nas edições futuras da prova.
No desfile deste ano é de destacar também a presença de Emerson Fittipaldi e também de Eddie Cheever ao volante de dois modelos, no caso de Fittipaldi apareceu ao volante do Penske PC23 que tripulou nas 500 Milhas de 1994.
Ficam as imagens, mais uma vez retiradas do Site F1fanatic:
Um grande abraço a todos.
Pedro Costa
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment