Monday, April 11, 2011

Modelismo - Lotus 97T (9)


Olá a todos.

Vamos então ao passo numero 9 do livro de instruções do Lotus 97T, nada de muito complicado, as peças que constam desta capítulo fazem todas parte do conjunto das rodas dianteiras, da direcção e também do sistema de travões do modelo.


São nove peças no total, estes conjuntos são constituídos pelos dois discos de travão, as pinças, os cubos das rodas, as entradas de ar para arrefecimento e por fim  a barra de direcção, nove peças no total às quais se irão juntar no futuro, aquando da montagem dois pequenos círculos em borracha que servirão para segurar os eixos das rodas no seu lugar e lhes permitir rodarem ligeiramente.


Com a excepção da barra de direcção, todas as outras peças formavam pares, nada de estranho pois termos que fazer dois conjuntos completos para cada roda, o único cuidado a termos é o de não misturarmos as peças umas com as outras, tentarmos evitar ao máximo trocar os conjuntos para não cometermos erros na fase final. 


No que toca ao trabalho, o mesmo não apresentou nenhuma dificuldade acrescida, bastou limpar as rebarbas que sobraram depois de destacar as peças das grelhas e também algumas pequenas marcas de união dos moldes que forma surgindo aqui e além, as únicas peças que apresentavam marcas de injecção eram os discos de travão, essas marcas estavam situadas na zona interna do disco, a zona que irá ficar voltada para o modelo tinha quatro marcas em cada disco e as mesmas eram ligeiramente salientes, por isso o trabalho de remoção tornou-se bastante fácil porque não houve necessidade de preencher as mesmas com "putty" ou cianocrilato para mais tarde se fazer a correcção.


Por fim decidi também colar as entradas de ar aos cubos das rodas, estes conjuntos serão pintados da mesma cor e não fazia sentido pintar primeiro e só depois montar, assim poupa-se imenso tempo, as peças ficaram com um acabamento de pintura muito melhor e praticamente não se notarão as zonas de colagem nem existiram escorridos de cola se por acaso algo correr menos bem na altura da montagem, sempre que posso opto por fazer este tipo de trabalho, tento sempre colar previamente as peças ou conjuntos inteiros (como é o caso do motor e caixa de velocidades) para só depois pintar, experimentem e vão ver que desta forma o trabalho fica muito mais simplificado.


Dentro das "condicionantes" que me têm feito trabalhar um pouco menos neste hobbie acho que até estou a conseguir fazer um trabalho com qualidade, ou melhor ainda: vai devagar mas vai bem...

Até ao próximo capítulo, um grande abraço.

Pedro Costa

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