Friday, April 15, 2011

Modelismo - Lotus 97T (10)


Olá a todos.

Hoje, com o fim de semana à porta temos modelismo em dose dupla, assim de uma assentada vou mostrar dois capítulos da montagem deste Lotus 97T, são dois pequenos resumos do trabalho que consegui fazer ao longo dos últimos dias, as peças que constam destes dois passos de montagem são muito poucas e por isso decidi ao mesmo tempo dar um ligeiro avanço ao colar alguns componentes que só apareceriam mais tarde, consegui simplificar um pouco o trabalho e desta forma aproximo-me cada vez mais da fase de pintura, aquela que todos nós gostamos.


No passo nº 10, muito pequeno por sinal, o único trabalho de preparação de peças que tive de fazer foi a limpeza dos braços superiores da suspensão dianteira juntamente com um pequeno suporte que tem por função fixar os deflectores laterais ao chassis, na mesma altura aproveitei também para fazer a limpeza dos suportes dos mesmos deflectores, uma peça muito semelhante aos braços da suspensão mas ligeiramente mais pequena e frágil.

As peças estavam bastante perfeitas e bastou só lixar muito ligeiramente as mesmas para remover as marcas de plástico que tinham sobrado após as ter destacado das àrvores de suporte, na mesma altura ocorreu-me também que poderia colar os pequenos tirantes dos deflectores aos braços de suspensão, simplificava bastante a operação de pintura pois não precisaria de arranjar uma maneira engenhosa de segurar as peças mais pequenas de modo a evitar estragar a pintura, assim foi, colei estes dois componentes e logo de seguida bastou fazer mais uma lixagem muito ligeira seguida de uma inspecção visual para comprovar que tudo estava bem,...


Como o passo de montagem anterior era bastante pequeno e quase não precisei de muito tempo e trabalho para o terminar decidi continuar a avançar o quanto antes para o capítulo seguinte, o numero 11, este um pouco mais complicado pois já envolvia algum trabalho de precisão que costuma requerer quase sempre muita atenção da nossa parte.


As peças mais importantes que são abordadas neste passo de montagem são os topos laterais das asas dianteiras juntamente com dois prolongamentos das mesmas asas que têm por função segurar os deflectores laterais (colocados por detrás das rodas dianteiras) na sua zona inferior.


Como muitos de vós devem estar lembrados, já à algum tempo que tinha preparado as asas dianteiras, foi praticamente no começo da montagem e agora chega a vez de voltar a pegar nelas, agora é de vez e todo o trabalho vai-se resumir à montagem do aileron dianteiro na sua totalidade, vou até aproveitar peças que seriam montadas mais tarde e desta forma consigo desde já ficar com as mais um conjunto finalizado e pronto para receber o primário.


Na imagem acima podem ver as quatro peças que referi, os dois topos laterais das asas em conjunto com os suportes inferiores dos deflectores de ar, já estão limpos e rectificados na sua totalidade e preparados também para serem colados e formarem um só conjunto, ou melhor, um sub-conjunto para mais tarde voltarem a ser montados de novo, desta vez nas asas.


Esta imagem serve unicamente para vos mostrar os deflectores de ar que tenho falado aqui, são as duas peças de formato rectangular e ao mesmo tempo com uma curvatura na superfície que estão no topo da imagem, não pertencem a nenhum dos passos de montagem que mostro hoje mas achei por bem incluí-las desde já e pintar todo o conjunto como um só.


Aqui temos os topos laterais já colados nos suportes, foi um trabalho de alguma precisão e cuidado pois as peças devem formar um ângulo de 90º quando coladas e também porque as zonas de colagem são muito deficientes, não existem pinos guia, só um pequeno buraco numa das peças e um encaixa rectangular na outra, ainda por cima as dimensões estão erradas (a peça macho é ligeiramente superior à fêmea...) e foi necessário algum trabalho de correcção para conseguir uma montagem perfeita e sem erros.


Mais uma fotografia das peças preparadas para as colagens que se avizinhavam, agora já com os topos laterais montados e prontos para serem colados na asa maior, por falar nisso reparem nos encaixes "macho" que a asas possui, são muito grandes, e requerem também eles um pequeno trabalho de desbaste para conseguirem encaixar com perfeição nas peças "fêmea".


Penso que todos conseguem entender esta imagem, os topos laterais já se encontram colados na asa maior e falta muito pouco para terminar todo o aileron dianteiro, preciso só de colar a asa mais pequena e também os dois deflectores de ar nos seus suportes, um trabalho fácil, com pouca dificuldade e que pode ser visto na imagem imediatamente abaixo:


Tudo terminado, este é o aspecto final do aileron dianteiro,já totalmente montado, agora só precisa de umas ligeiras rectificações e limpezas de pequena ordem para seguir para a estufa de pintura, já falta pouco....

Espero que tenham gostado do artigo de hoje, tentei ser o mais breve possível e evitei utilizar em demasia os termos técnicos que me são familiares mas que para muitos de vós podem ser uma verdadeira dor de cabeça. se por acaso ficaram com alguma dúvida ou necessitam de me colocar alguma questão, não hesitem pois a minha função aqui, para além de montar modelos é também a de ajudar todos aqueles que necessitarem.


Um grande abraço.

Pedro Costa

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