Sunday, March 13, 2011

Modelismo - Como Começar (3ª Parte)



Olá a todos.

Com este artigo termino a série de três que resolvi escrever sobre as principais ferramentas e acessórios que cada modelista ou aspirante deve possuir antes de se iniciar nesta actividade lúdica, tentei ser o mais sucinto possível para poder ser entendido por todos e evitei utilizar os termos mais técnicos que são vulgares neste hobbie, a minha vontade de escrever estes artigos era bastante grande, fruto de vários pedidos de visitantes e amigos, só faltava o tempo, a pesquisa das imagens na Internet e um texto bastante acessivel a todos para poder realizar uma vontade já bastante antiga, assim hoje terminamos com este último artigo, a partir de agora penso que todos já ficaram com uma ideia daquilo que devem comprar para se tornarem modelistas de corpo inteiro, resta dizer que os artigos anteriores estão também disponíveis bastando para isso clicarem aqui:


Passemos então á explicação final, com a aquisição destes componentes ficarão de certeza com uma bancada de trabalho preparada para abrirem a vossa primeira caixa de um kit e iniciarem-se nas lides modelísticas.


Betume ou "Putty":

Seguindo a ordem dos artigos anteriores, já cortamos as peças das árvores, limamos e lixamos as irregularidades e agora reparamos que algumas peças possuem concavidades abaixo da linha da sua superfície, sejam elas defeitos de moldagem ou marcas de pinos de injecção do plástico durante o processo de fabrico.


Putty Tamiya
À semelhança das reparações de veículos reais também os nossos modelos precisam por vezes de serem betumados para disfarçarmos defeitos nas carrocerias ou de outro género, para isso usamos um betume próprio para modelos à escala, é uma massa muito fina que deve ser aplicada nas zonas onde queremos efectuar as correcções, as melhores são as que são vendidas pelas próprias marcas de modelismo e neste caso particular destaco o Putty da Tamiya.

É vendido como uma pequena bisnaga metálica e o seu conteúdo dará para fazermos inúmeras reparações ao longo dos anos, já vem pré-diluido  e basta aplicar uma pequena quantidade, só o mínimo indispensável através de uma pequena espátula, deixar secar e depois passar com lixa de água até termos a superfície completamente rectificada e sem altos e baixos, no final de contas é a mesma coisa que taparmos um buraco e depois retirarmos todo o material que ficou a mais, deixando uma superfície perfeita.


Fita para máscaras e pintura:

Fita para pintura
Aqui já começamos aproximarmo-nos do melhor que o modelismo possui, a alegria de pintarmos um modelo é inigualável, vermos as peças a ganharem cor nas nossas mãos é uma sensação que nos deixa o todos com uma sensação de satisfação.

Porém, antes de começarmos a pintar qualquer modelo não podemos descurar a compra de um pequeno acessório que nos será muito útil no futuro se por acaso quisermos fazer pinturas com várias cores dentro das mesmas peças e necessitarmos de isolar uma ou mais das outras, vamos sempre precisar de fita de pintura para podermos levar a cabo estas tarefas mais complicadas e que exigem na maioria da vezes muita precisão.

Benetton B188, Tamiya 1/20
Esta fita faz precisamente a mesma função que as suas congéneres do sector automóvel, servem para isolarmos zonas do modelo que não queremos pintar e mais importante ainda são muito úteis para as máscaras que termos que fazer para pinturas multicor, para isolarmos as cores já pintadas das que ainda faltam pintar e para desenharmos também os padrões necessários a essas mesmas pinturas, um desses exemplos é o modelo que mostro a seguir, um Benetton B188 da Tamiya que necessita de várias cores diferentes na sua carroceria e ao mesmo tempo possui um padrão de distribuição das mesmas bastante preciso, é para este tipo de trabalhos que as fitas de pintura são essenciais, imaginem fazer uma pintura destas só a pincel e com a mão livre, desenhando à mão, impossível não é?

Estas fitas existem em várias medidas diferentes consoante as nossas necessidades, as melhores são as fabricadas pela Tamiya e as dimensões disponíveis são de 6mm, 10mm, 18mm e finalmente de 40mm, podem ser encontradas nas melhores lojas de modelismo e pessoalmente aconselho a compra de duas espessuras que servirão na perfeição na maioria dos trabalho, 6 e 18mm, as outras não precisam de comprar pois só iriam encarecer o vosso orçamento e raramente seriam utilizadas, da mesma forma as fitas podem também ser cortadas com um X-Acto para reduzirmos a sua largura total e adaptarmo-las ao trabalho que necessitamos.


Pinceis:

Conjunto de pincéis
Finalmente, a hora de colorir as nossas peças aproxima-se e a ansiedade daí resultante é por demais evidente, só precisamos de mais um utensílio para além das tintas, os pincéis, eles são essenciais para um bom acabamento e resultado final, isto no começo porque mais tarde, com a experiência que vamos adquirindo começaremos também a pintar com aérografos e sprays. 

Para já precisamos de comprar um conjunto de pincéis variados que nos permitam a pintura com várias espessuras diferentes, pintar grandes superfícies ou simplesmente pequenos pormenores finais de detalhamento ou pequenas peças.

Existem vários tipos e formatos variados de pincéis, os mais adequados ao modelismo serão sempre aqueles fabricados com pelo de animal por serem os mais suaves, dentro deste existem os pincéis em pêlo de cavalo, marta, rato, etc, todos eles são ligeiramente diferentes na espessura dos pêlos e na sua dureza.

Lava-pincéis
Convém possuirmos uma variedade bastante diversificada de pincéis com espessuras diferentes, por norma, em quase todo o mundo os pincéis estão graduados em números que começam sempre por zeros e vão crescendo sendo que cada numero maior significa um maior numero de cerdas e logo um pincel mais grosso que o seu antecessor de numero mais baixo, por exemplo, começando pelo mais fino de todos temos : 000, 00, 0, 1, 2, 4, 8 e por aí fora, facil não acham?
Convém comprar também na mesma altura um "limpa-pincéis", isto não é mais do que um recipiente onde faremos a lavagem dos nosso pincéis e os colocaremos a secar depois da mesma, é constituído basicamente por uma tina em plástico ou metal onde será colocado o liquido de limpeza, na maioria da vezes diluente celuloso ou sintético, estes diluentes podem ser adquiridos na maioria da lojas de bricolage e não necessitam de ser caros, não vale a pena despendermos uma verdadeira fortuna em diluentes das marcas de modelismo porque esta operação de limpeza servira só para retirar a tinta que ficou nos pincéis ao passo que os diluentes mais caros servem essencialmente para diluir as tintas de pintura, torná-las mais fluídas.

Assim, na imagem imagem acima podem ver um exemplo de um limpa-pincéis, o recipiente está dividido em duas partes, numa dela coloca-se diluente para fazer a remoção da tinta deixando os pincéis de molho durante algum tempo, na outra faz-se o enxaguamento com diluente limpo para retiramos todo e qualquer resíduo que os mesmo ainda possam conter, no final colocam-se os pincéis a secar nos pequenos orifícios que existem na borda.


As tintas:

E pronto, já temos tudo o que necessitamos, agora precisamos das tintas que o manual de instruções do nosso modelo nos pede, todos os kits possuem uma lista das tintas que serão necessárias para a sua montagem e só convém comprar as tintas à medida que formos necessitando, muitas vezes a tinta utilizada num modelo servirá para fazermos muitos mais e é de extrema importância sabermos ao certo quais as tintas que já possuímos para evitarmos repetições desnecessárias.

Em Dezembro de 2009 escrevi um artigo bastante completo sobre as várias tintas que existem no modelismo e convido-os desde já a lerem o mesmo para poderem fazer as vossas escolhas de pintura, para acederem podem desde já clicar aqui, está lá tudo e provavelmente ficarão com as vossas dúvidas completamente esclarecidas, nós ficamos por aqui, o último artigo desta série está terminado e agora espero que comecem desde já a prepararem o vosso material, e logo que o conseguirem comprar não hesitem, abram de imediato a caixa do kit e.....

.......Bom Modelismo a todos!!


Um grande abraço.

Pedro Costa 

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