Thursday, March 31, 2011

Super Smash Bros. Brawl: Waddle Dee Papercraft

Estos pequeños son los habitantes más comunes de Dream Land en la saga Kirby, aparecieron por primera vez en Kirby's Dream Land de Game Boy.
Dificultad: Baja.

SD Kira Kira Papercraft

Kira Kira es una formación de rock punk, un grupo bastante peculiar, uno de sus miembros es un tio aunque se disfraza de chica.
Dificulrad: Media.

V the Visitors: A Visitor Papercraft

Que recuerdos de aquella serie mítica donde se comían pájaros y ratones. Nada que ver con el remake aunque la nueva también mola.
Dificultad: Muy baja.

Telescopio Hubble Papercraft

El Telescopio espacial Hubble (HST por sus siglas en inglés) es un telescopio que orbita en el exterior de la atmósfera, en órbita circular alrededor de la Tierra a 593 km sobre el nivel del mar, con un período orbital entre 96 y 97 min.
Dificultad: Media.

Papertoy: T-Ninja Yeti

De visita a casa de los parientes que viven en la gran ciudad. Un poco de equipaje en la mochila y una gorra para protegerse del sol que no va bien con su piel. 
Dificultad: Baja.

Indian Rinoceros Papercraft

Animal de gran envergadura (hasta 3,65 metros) con un peso máximo de 2000 kilos que alcanza velocidades de hasta 56 km/h. Solo tiene un cuerno que puede medir hasta 61 cm y su piel dividida en capas a modo de coraza.
Dificultad: Baja.

Papertoy: 3Diddi

3Diddi es un pequeño ninja, entrena las artes del camuflaje, el combate y tortura en una pequeña aldea de Japón. Para defenderla de los posibles ataques del pueblo rival.
Dificultad: Muy baja.

Modelismo - Lotus 97T (7)


Olá a todos.

Conforme prometi no último artigo, hoje vou dedicar este post exclusivamente ao trabalho de preparação que efectuei no fundo do carro, uma peça bastante grande com irregularidades e defeitos condizentes com o seu tamanho, vamos então ao trabalho:


Esta peça vai ser no fim de contas aquela que vai proporcionar toda a rigidez ao modelo, é nela que vão ser colados todos os componentes, desde o motor, passando pela monocoque até ás suspensões e asas frontais, de todas as peças que compõem este kit esta era talvez aquela que possuía mais marcas de injecção e ejecção, eram dezasseis no total, todas elas em zonas visíveis quando o modelo estiver montado e com a agravante de serem todas de grandes dimensões, cada uma media cerca de 6 mm de diâmetro e quase todas elas estavam bastante elevadas em relação ao plano horizontal da peça.

Para além disso a peça tinha também outras nove marcas na zona frontal e do bico, estas não iriam necessitar de nenhum tipo de trabalho pois vão todas elas ficar escondidas quando o modelo estiver terminado.


Na zona inferior da peça não existiam praticamente defeitos de moldagem a não ser uns pequenos desníveis facilmente corrigidos com um pouco de lixa, mas esse trabalho iria ficar para mais tarde pois agora necessitava de fazer duas pequenas colagens na zona traseira, nas laterais do extractor de ar.

Em certos modelos de Fórmula 1 fabricados por outras marcas esta peça costuma ser moldada como uma só, já vem completa e não necessita de montagens adicionais, sejam eles acessórios aerodinâmicos, estruturais ou de outro tipo, ora no caso deste modelo da Fujimi o fundo do carro requer que colemos os dois pequenos topos laterais do extractor de ar traseiro, são duas peças triangulares que ficam montadas nas laterais mesmo no final da peça.


Em principio seria um trabalho muito fácil de fazer, sem nenhuma dificuldade de maior, mas quando finalmente coloquei as peças no seu local de fixação reparei que as peças não encaixavam umas nas outras como deveriam, não havia alinhamento vertical possível, ou melhor, para conseguir uma superfície completamente plana teria que betumar as zonas envolventes das juntas e depois lixar muito bem até atingir um acabamento plano onde não se notasse a colagem pois a intenção era simular uma peça única sem nenhum tipo de encaixe ou colagem.

Para agravar a situação este trabalho teria que ser efectuado também do lado interno da peça, numa zona muito pouco acessível, assim voltei a utilizar a minha "Putty" preferida, a já bastante conhecida Super-Cola 3, apliquei pequenas quantidades nas zonas que necessitavam de rectificação, tanto no exterior como no interior e depois de deixar secar muito bem a cola lixei estes locais com lixa de grão #600 e depois, já no final com lixa #1000, um pouco mais fina para conseguir um acabamento mais uniforme, este trabalho demorou bastante e foi feito com muito cuidado para evitar desbastar muito material e danificar qualquer pormenor mais sensível.


Quando terminei o trabalho na zona traseira passei então para a remoção das marcas de injecção que infestavam a peça na sua quase totalidade, comecei por remover os excessos com uma lamina de ponta curva, fui raspando muito suavemente até conseguir chegar quase à zona da superfície, depois retirei todos os excessos restantes com lixa, sempre com o mesmo processo, primeiro com a lixa mais grossa (#600) e finalmente com a lixa de grão #1000 para um acabamento bastante liso e perfeito.


Foi um trabalho de paciência, as marcas eram bastante pronunciadas e estavam bastante próximas umas das outras, existiam até duas bastante próximas dos pinos de encaixe do motor e da caixa de velocidades, se não as removesse poderia dar-se o caso de não conseguir colocar este conjunto na posição final sem evitar que o mesmo ficasse um pouco subido em relação à montagem correcta por isso todos os cuidados foram também direccionados para esta zona para evitar males maiores no futuro.

Quando a parte superior ficou terminada passei então à correcção dos pequenos defeitos que existiam na zona inferior, eram muito poucos e aqui bastou lixar todo o conjunto com lixa #1000 mas desta vez acompanhada de um pouco de água para evitar remover as marcas que simulam os rebites no fundo do carro, bastaram algumas passagens muito suaves para nivelar a peça e deixá-la pronta para o primário.

Para terminar mostro-vos como ficou a zona traseira depois de ter efectuado todas as correcções necessárias, podem mesmo comparar o resultado final mostrado nas duas imagens seguintes com as fotos que mostrei no inicio do post, nota-se uma grande diferença no acabamento, já não temos a sensação que o fundo do Lotus era formado por uma peça maior em conjugação com duas peças mais pequenas.


As zonas de união estão agora perfeitamente disfarçadas e uniformes, o resultado final deve-se em grande parte à utilização da Super-Cola que tem a vantagem de não se retrair quando aplicada, o mesmo já não se pode dizer dos betumes mais comuns que têm uma tendência muito grande para "encolherem" um pouco quando secos e também gastarem-se muito mais rapidamente que o plástico quando expostos à lixa, quando isto acontece por norma as peças ficam com a zona de betumagem um pouco mais baixa que a superfície do plástico circundante, é por isso que prefiro utilizar o fiel Cianocrilato (Super-Cola) a qualquer betume, acho que os resultados e as imagens falam por si...

E assim termina mais um capítulo, para a próxima volto a seguir a sequência das instruções, o artigo de hoje foi simplesmente a continuação dos passos numero 6 e 7, só faltava mostrar esta peça que tinha ficado ligeiramente atrasada devido à complexidade dos trabalhos necessários aliados ao seu tamanho e finalmente, talvez a razão mais importante, à minha falta de tempo, agora sou pai e o modelismo já não é uma prioridade, é só um passatempo para descontrair.


Um grande abraço a todos.

Pedro Costa

Super Mario Kart: Double Dash, Chain Chomp Papercraft

Una gran Chomp es el item especial de Bebé Mario y Bebé Luigi, además de que también es un obstáculo en las pistas de Mario y Luigi.
Dificultad: Baja.

Wednesday, March 30, 2011

III Exposição de Modelismo "Oestemodel 2011"


Olá a todos.

Realiza-se neste fim de semana, entre os dias 2 e 3 de Abril a terceira edição da exposição de modelismo organizada pelo Grupo de Modelistas da Zona Oeste (GZMO), a "Oestemodel 2011" irá decorrer como já vem sendo hábito na simpática localidade do Vimeiro, muito perto da Lourinhã na região Centro-Oeste de Portugal.

O evento vai decorrer no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, um local muito aprazível e belo e que marca o local onde em 21 de Agosto de 1808 se deu a Batalha entre a as tropas da aliança luso-britânica de Arthur Wellesley e Bernardino Freire e as tropas Francesas comandadas por Junot.


Sendo assim, passo a mostrar o programa da exposição, uma pequena nota para dizer que o texto que se segue foi retirado do Blog do GZMO, passo então a transcrever:

"O Grupo Modelistas Zona Oeste (GMZO) irá realizar a sua terceira exposição de modelismo estático e como têm vindo sendo hábito nos anos anteriores esta exposição têm como objectivos o convívio e partilha de informação de modelistas e a divulgação do modelismo estático e o ferromodelismo à população em geral e assim demonstrar o que de melhor se constrói em Portugal neste nosso hobby.

A GMZO têm como grandes aliados e apoiantes a Câmara Municipal da Lourinhã, Junta de Freguesia do Vimeiro e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, que têm demonstrado desde da primeira exposição um grande interesse em divulgar e promover este hobby nesta região e nesta época de cortes orçamentais como sabemos não pouparam esforços para conseguir a receita necessária para podermos realizar esta nossa (de todos) exposição/convívio.

A Oestemodel 2011 irá se realizar no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro na Localidade Vimeiro, concelho de Lourinhã nos dias 02 e 03 de Abril de 2011.

Este ano não convidamos ninguém para Workshops com o objectivo de todos nós com os nossos conhecimentos e técnicas partilharmos na sala que iremos ter disponível com bancadas para modelar durante os dois dias de exposição e assim cada um de nós com as suas técnicas estaremos a demonstrar e a partilhar técnicas, dicas, materiais aos visitantes e modelistas que nos queiram visitar nestes dois dias.

Convidamos todos os modelistas a participar bastando para isso enviar um e-mail (modelistasdooeste@gmail.com ) com o Nome do modelista e a descrição do modelo(s) a expor (Nome e escala), até dia 31 de Março para que atempadamente possamos organizar logisticamente o espaço para os modelos e os certificados de presença.

A Oestemodel irá contar também com um jantar convívio no dia 02 pelas 20.00 no Restaurante O Braga pelas 20.00 que ficará próximo do local da exposição, bastando para marcar presença no jantar o envio da confirmação no e-mail acima referido.

Oestemodel conta com a presença de estabelecimentos comerciais da especialidade, tais como;

- Casa Antunes
- Storekit
- GEM
- Companhia das Miniaturas
Todos os modelos serão bem-vindos.
Confirmação por e-mail ( modelistasdooeste@gmail.com ) até 31/03/2011

Esperemos por si!
O programa da exposição é o seguinte:

Sábado - 02/04/2010

- 10:00 – Abertura
- 11:00 - Bancada de actividades
- 20:00 - Encerramento e inicio de jantar convívio.

Buffet - 10€ por pessoa
-2 pratos de carne e 2 pratos de peixe;
-Bebidas: sumos, vinho, água, cerveja à descrição (bebidas espirituosas à parte);
-Sobremesas;

Confirmação por e-mail ( modelistasdooeste@gmail.com) até 31/03/2011 para se organizar o espaço.

Domingo - 03/04/2010

- 10:00 – Abertura
- 11:00 - Bancada de actividades
- 18:00 – Encerramento
"


Não deixem de visitar e participar nesta exposição, levem os vossos modelos e abrilhantem dessa forma este evento que está a crescer de ano para ano, já agora, aproveitem e façam também uma visita bastante demorada pela município da Lourinhã, umas das zonas mais bonitas de Portugal.

Nota final: O cartaz da exposição tem fotografias de todos os tipos de modelismo, blindados, dioramas, navios, aviões e até um Ferrari F40 de competição, isto é a prova que não existem horizontes fechados nesta associação, tomara que muitos seguissem este exemplo e se deixassem de radicalismos bélicos...até nos cartazes!

Boa exposição.


Um grande abraço.

Pedro Costa

2011 April’s 3D Record Player Calendar Papercraft

En este tocadiscos de corte retro se oculta el calendario del mes de Abril. En la platina donde se colocan los vinilos encontramos los días del mes.
Dificultad: Baja.

Mobile Suit Wandam: Zion Forces, Seath Fusuki


Las Fuerzas de Zion han desarrollado un arma para derrotar a las Fuerzas INU. Ese ara es una vaina que cuando sobrevuela las posiciones INU liberar un aerosol cargado de pulgas jajajaja son muy listos. Veremos como contraatacan los INU.
Dificultad: Muy baja.


Papertoy: Koihime

Una loca de los bolsos, Koihime no puede parar de comprar bolsos y más bolsos. Ya no tiene sitios ni en los armarios de casa, bueno pues como todas las mujeres lol.
Dificultad: Muy baja.

World Food: Afternoon Tea Papercraft

Cuando os suene el "gusanillo" por la tarde, tenemos un buen set de merienda para quitarnos el hambre.
Dificultad: Media.

2011 3D Calendar for April Papercraft

Nueva hoja en el calendario, es el tiempo de Pascua, de la Semana Santa, de no comer carne y como dice el refranero, en Abril aguas mil.
Dificultad: Muy baja.

Papertoy: Guribu Sakura

A Guribu le encanta la naturaleza, concretamente cuando los cerezos están en flor. Puede verse en la Prefectura de Kagoshima, en la isla de Kyushu, Japón.
Dificultad: Baja.

Macross DYRL: Queadluun-Rau Papercraft

No encuentro una información clara de este modelo. Pido al que lo lea que si sabe algo sobre este mecha que lo diga.
Dificultad: Alta.

Libyan Technical Vehicle Papercraft

Muchos son los conflictos bélicos donde vemos esta clase de vehículos. Camionetas urbanas adaptadas para el combate mediante un fusil ligero anti aéreo.
Dificultad: Media.

MASKdog Paper Toy

Este perro se ha encontrado una máscara tirada en el campo, igual que pasaba en la película La Máscara. Que bien se lo pasará cuando se la ponga.
Dificultad: Muy baja.

Kinnikuman: Five Fated Princes, Kinniku Zebra

Sería uno de los Cinco Príncipes del Destino pero por desgracia cuando nace se produce un incendio en el hospital y lo niños se confunden. Luego es enviado a Namibia y crece como un niño normal. Más tarde luchará contra Suguru y sus amigos. 
Dificultad: Baja.

Tuesday, March 29, 2011

Robocop: Robocop Pack I Papercraft

Prometido que cada lunes recibiremos una entrega del poli más metálico y con conexión a internet (se conectaba a los ordenas con un pincho que salia de su mano) dicho por su autor, se ve que es un proyecto que tenia por ahí abandonado.
Dificultad: Alta.

The Mask: The Loki Mask! Papercraft

Creo recordar que en la pelicula se decía que en la máscara estaba encerrado un Dios al que le gustaba mucho el cachondeo y la fiesta. Por eso cuando se la ponía Stanley Ipkiss esa vida pasmada y tranquila se convertía en un torbellino de risas y destrucción.
Dificultad: Baja.

1944 The Loop Master: Prototype Attacker AKANE Papercraft

AKANE era el tercer boss que nos encontrábamos durante la partida. La calidad de este modelo es que se sale por los bordes XD, hasta el stand está genial.
Dificultad: Muy alta.

Paper Wings Awesomecraft

Siento repetirme en estos post pero es que nunca dejará de impresionarme el entusiasmo y el ingenio de la gente para hacer cosas como estas. Un trabajo excelente.
Paper Wings Awesomecraft (más fotos en el link)

Table Football (Futbolin) Papercraft

Vaya currada se han pegado con esto, me dan ganas de montarlo. Vaya partidas me pegaba con los amigos y que golazos metía.
Dificultad: Media/Alta.

USMC 2nd Recon Forces Papercraft

Réplica de una de las unidades de Reconocimiento de los Marines de los Estados Unidos, en este caso se trata del segundo escuadrón.
Dificultad: Media/Alta.

A Minha Última Aquisição - McLaren Mp4/5


Olá a todos.

Como muitos de vós devem saber eu costumo participar em alguns Fóruns de Modelismo automóvel existentes na vastidão da Internet, esses locais de encontro servem essencialmente  para mostramos os nossos modelos depois de terminados mas não só, são locais onde compartilharmos as nossas experiências na construção dos kits, as técnicas que utilizamos para atingir certo e determinado efeito na pintura, etc, enfim, são locais onde impera o espírito de entreajuda, camaradagem e uma grande vontade de ensinar e ajudar o próximo, é claro que existem algumas excepções...locais que não vale a pena visitar nem pertencer pois o seu funcionamento é a antítese daquilo que acabei de escrever acima e onde na maioria das vezes o espírito reinante é o da inveja.


Um dos fóruns em costumo participar com muita regularidade é o Fórum Autoescala, este espaço foi criado por um grupo de amigos oriundos de um espaço que morreu enquanto local de partilha de conhecimentos e amizade, no Autoescala podem-se encontrar trabalhos de grande qualidade e os seus membros são provavelmente dos melhores modelistas auto de Portugal e não só.


Prestes a comemorar os seu primeiro aniversário, a administração do Fórum Autoescala decidiu organizar um "Group Build" para comemorar da data, um "GB" é no fim de contas uma iniciativa com o objectivo de levar os membros a montarem um ou mais modelos sob um determinado tema, neste primeiro ano de vida o tema escolhido foi  chamado de "Competição x Desportivos", durante alguns meses os membros vão poder construir modelos que se enquadrem nestas duas temáticas, podem ser veículos de série, carros de turismo, ralis, etc, um grande numero de opções são possíveis dentro destas duas categorias.



Aceitei este desafio assim que ele foi criado mas faltava-me algo para poder participar, um kit, um modelo para construir nestes meses que irá durar esta iniciativa, e desta forma decidi comprar um novo kit que será exclusivamente dedicado à participação no "Group Build Autoescala", este kit será montado ao mesmo tempo do Lotus 97T que estou a fazer neste momento e à semelhança do modelo J.P.S. a  montagem também será publicada aqui no Blog para todos poderem ver.


O modelo que escolhi para esta iniciativa foi o McLaren Mp4/5 da Fujimi na versão que venceu o Grande Prémio do Mónaco de 1989 com Ayrton Senna aos comandos, é um kit da marca Japonesa Fujimi, uma marca que se tem notabilizado nos últimos tempos pela sua grande oferta de novidades na temática da Fórmula 1, escolhi este modelo completamente ao acaso e quando chegou a minha casa mais uma vez pude comprovar a excelente qualidade de todo o conteúdo da caixa.


No total são 111 peças distribuídas por várias árvores de sustentação e fabricadas em plástico de várias cores, existem peças em plástico branco para as carenagens e asas, transparente para o ecrã e luz de presença traseira, preto para os componentes mecânicos, suspensões, monocoque, etc e também três grelhas em plástico com pintura cromada para as peças do motor, radiadores e escapes do motor, estas peças cromadas serão mais tarde decapadas com lixívia com o intuito de remover esta pintura que em alguns casos está errada, por exemplo: todas as peças que fazem parte do bloco do motor são apresentadas em plástico cromado mas o motor terá que ser totalmente pintado de preto semi-brilhante por isso não entendo a razão peça qual a Fujimi decidiu apresentar estes componente já pré pintados e ainda por cima com a cor errada, um pequeno contra a assinalar...


A qualidade da moldagem é idêntica à que já estamos habituados pela marca, não existem quase nenhumas marcas de moldagem em locais visíveis e aquelas que que existem são de fácil remoção ou disfarce, as peças estão muito bem organizadas nas grelhas de suporte e na maioria dos casos estão separadas por tipo e género dentro de sacos de plástico que têm a função de as proteger de impactos ou quebras que possam ocorrer decorrentes de um incorrecto manuseamento, arrumação ou transporte, tudo isto que acabei de escrever pode ser comprovado nas imagens que mostro a acompanhar este artigo.






A folha de decalques que é fornecida padece do mesmo mal que muitos dos modelos que possuíam publicidade a marcas de tabaco, nela não estão incluídos os decalques da Marlboro que era no fim de contas a imagem da McLaren nestes anos de glória, mais uma vez volto a perguntar porquê? O modelo original era patrocinado por uma tabaqueira, existiu assim e é desta forma que todos nós nos lembramos dele, então porque não podemos fazer uma verdadeira réplica à escala? Ao menos as marcas podiam fornecer os decalques mas não colocavam a publicidade "agora" proibida no desenho da caixa, com estas tendências modernas de proibir e apagar a história só falta mesmo proibir também o fabrico dos modelos ou impedir que até as marcas vermelhas que faziam parte da decoração deixem também de existir...mais uma vez vou ter que comprar uma folha de decalques alternativa onde constem todos os itens que fizeram destes modelos verdadeiros ícones do desporto motorizado.


A Fujimi fornece-nos também um conjunto de máscaras em fita de pintura já pré desenhadas, estas máscaras têm por função ajudar-nos na pintura das partes vermelhas da decoração sem cometermos erros de centragem ou alinhamento das cores, uma boa ideia que foi estreada no kit do McLaren Mp4/6 do mesmo fabricante.


Espero que tenham gostado desta pequena descrição da minha última aquisição, em breve começarei a mostrar os desenvolvimentos aqui no Blog e também no Fórum Autoescala, afinal foi para a participação no "GB" de aniversário que ele foi comprado, agora só falta vontade, tempo (tenho pouco agora desde que fui pai) e também uma dose de organização para conseguir fazer este e o Lotus 97T ao mesmo tempo...


Um grande abraço.

Pedro Costa