Olá a todos.
Hoje volto à carga com mais um desenho da série "Transparências ou Cutaways", uma série que segundo sei tem tido uma grande audiência aqui no Blogue, com muitas páginas visitadas e provavelmente também com um grande numero de downloads das imagens que coloco.
É bom, sinal de que esta série que me lembrei de publicar em Abril passado tem sido uma mais valia para este espaço e uma grande ajuda para aqules que me visitam e se interessam por estes tipos de desenho, seja para aplicar em conjunto com miniaturas de automóveis ou simplesmente para fazer um poster para casa.
Hoje temos um dos carros de Fórmula 1 mais bzaros e controversos de sempre, o Brabham BT46 - Alfa Romeo, um modelo que foi utilizado pela equipe Britânica durante os anos de 1978 e 1979 e que foi pilotado por Niki Lauda, John Watson e também Nelson Piquet.
"No início de 1975, A Brabham através de Bernie Ecclestone tinha chegado a um acordo com a Alfa Romeo para o fornecimento de motores para a sua equipe Brabham. Apesar de grandes, pesados e com alto consumo de combustível, eram também de elevada potência.
Após 3 anos sem vitórias e muitos abandonos por falta de combustível, em 1978 Gordon Murray reformulou o BT46 com um projecto inovador, ele simplesmente redesenhou o carro provendo-o de um sistema de refrigeração bem controverso, assim nasceu um o novo modelo, o Brabham BT46B utilizava um enorme ventilador na parte traseira do carro, acoplado à caixa de velocidades e era accionado por uma caixa de engrenagens proveniente da mesma.
Este ventilador forçava o ar através de um radiador montado horizontalmente por cima do motor. Sob a parte traseira e nas laterais do carro existiam vários conjuntos de saias e o efeito provocado por esta conjugação de ventilador com as saias era bem evidente: à medida que o motor aumentava as rotações, o efeito do ventilador era o de visivelmente sugar o carro para bem próximo do solo, aumentando desta forma a aderência.
Um grande numero de protestos foi apresentado contra o carro logo após a sua primeira corrida. Foram todos foram rejeitados e, Niki Lauda venceu tranquilamente pela primeira vez e única nessa temporada, foi no Grande Prémio da Suécia, em Anderstorp.
Entretanto, como resultado de das várias discussões que se seguiram a esta vitória, o Brabham com ventilador "BT46B" nunca mais competiu por ter sido considerado ilegal, entretanto ficou na história como tendo sido um dos únicos modelos que venceu a única prova em que participou."
Fonte: Wikipédia
Ei-lo, lindo e ao mesmo tempo controverso:
Um grande abraço.
Pedro Costa
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