Tuesday, December 28, 2010

Desenhos - As Transparências ou "Cutaways" - Porsche 917/30


Olá a todos.

O modelo que vos mostro hoje é talvez o expoente máximo do desporto automóvel, um modelo tão potente, brutal e agressivo que ficou conhecido para sempre pela potência que debitava e pelos bravos que a conseguiram dominar, o carro de hoje é o Porsche 917/30, também conhecido como "Turbo Panzer".

Este carro possuía um motor biturbo de 12 cilindros com 5.4 litros de cilindrada que debitava 1000 cv em corrida mas que podia chegar até aos 1500 cv na versão de qualificação.

O chassis foi totalmente reforçado para aguentar este aumento brutal da potência e a carroçaria foi redesenhada tendo sempre como principal preocupação a aerodinâmica, estas alterações repercutiram-se na velocidade máxima que aumentou e muito, tornando este modelo um dos carros mais velozes de sempre.

Como exemplo deixo aqui algumas das prestações que este modelo conseguia desenvolver: 0-62 mph (100 km/h) em 1.9 segundos, 0-100 mph (160 km/h) em 3.9 segundos, 0-200 mph (320 km/h) em 10.9 segundos, e, mais importante ainda, uma velocidade superior de mais de 260 mph (420 km/h). Estes níveis de desempenho, o consumo de combustível dos motores, e o risco crescente, conduziram o 917/30 a um patamar nunca antes visto, quase acabando com a "Can-Am Series" logo na sua estreia, um campeonato que tinha começado uns anos antes, em 1966.

A tecnologia turbo não estava tão desenvolvida como nos dias de hoje em que a potência surge de forma gradual, no caso deste Porsche ela aparecia de rompante, de um momento para o outro e era necessária muita habilidade para se conseguir dominar estas explosões de força e brutalidade, neste campo o piloto que melhor o sabia fazer era Mark Donohue, piloto da Penske que se sagraria campeão da Can-Am em 1973 evidenciando desta forma um total domínio da categoria.


O domínio deste carro foi tão avassalador que em 1974 foi banido da competição pelo simples facto de não ter concorrência à altura...e com ele foi-se também o campeonato Can-Am, pelo menos da forma como o conhecíamos.

Ei-lo, em desenho, com as suas entranhas reveladas:



Fontes: Speedhunters, Wikipedia


Um grande abraço.

Pedro Costa

No comments:

Post a Comment